segunda-feira, 5 de março de 2012

Coluna Falando Sério

O Ministério da Educação no início da semana anunciou o novo piso salarial nacional no valor de R$ 1.451,00, para um professor que exerce uma carga semana de quarenta horas. Mesmo com o aumento de 22%, o valor do piso continua ridículo para uma profissional responsável pela formação de todos os profissionais. A reação foi imediata dos governadores e prefeitos contra o reajuste, pois todos alegaram que seus Estados e Municípios não dispõem de dinheiro em caixa para conceber o reajuste anunciado pelo MEC. Sabe que o Brasil é o país do carnaval, pouco se cumpre a Lei e muito menos ações eficazes no combate a corrupção.  Sabe-se também que metade do ano, os brasileiros trabalham para pagar impostos, que a maioria das prefeituras não dispõe de receita própria proveniente de arrecadação tributária e sobrevivem do repasse do FPM e FUNDEB. Já a receitas dos Estados são proveniente de impostos e tributos calculados a partir da inflação. Assim, os governadores argumentam que a correção salarial dos professores deveria ter o mesmo critério de correção, ou seja, pela inflação.
Lembrando I
Os países que formam os Tigres Asiáticos hoje possuem uma indústria moderna e competitiva por investirem 40% de sua receita em educação, pesquisa, ciência e tecnologia.
Lembrando II
Quem no passado adotou a mesma prática de investimentos maciços em educação foi o Chile e a Argentina. Esses países no início do século XX deram um grande salto industrial e teve bons reflexos em suas economias.
Eleição
Após um processo de ruptura na UNIR por conta de papel higiênico no banheiro, houve a eleição para reitor no primeiro dia desse mês. Quem saiu com uma votação esmagadora e uma vitória incontestável foi a professora Berenice Tourinho apoiada pelo “comando de greve”.
Soma
A soma dos votos da vice-reitora Maria Cristina que por hora é reitora em exercício, dos professores Ene Glória, Júlio Militão e Júlio Rocha, não chegam a 50% dos votos em todos os segmentos sufragados a professora Berenice Tourinho que expressaram a vontade de mudança.
Mídia
A campanha da professora Berenice Tourinho contou com uma forte campanha nas redes sociais, panfletos, adesivos em carros, corpo a corpo e ganhou visibilidade nos meios de comunicação local e regional.  Um grande diferencial que os demais candidatos se esqueceram de explorar.
Piscinão I
A Prefeitura de Porto Velho visando combater as áreas endêmicas de malária deu inicio da obra de canalização do Igarapé Grande que passa no Bairro do Areal. Tal obra tinha um prazo de execução de sete meses e uma previsão de gastar ‎R$ 3 milhões.
Piscinão II
No popular, toda a área de sua influência se transformou num piscinão criadouro de mosquito. A propósito, a dúvida que paira é se a obra tinha só essa finalidade de alargá-lo, se tinha um projeto, tirar à lama e colocar cascalho, no tempo das águas a correnteza levar e, finalmente, o que a prefeitura da capital vai dar como concluída e/ou que vão fazer ali mesmo?
Trocando
Trocando em miúdos, a obra do Igarapé Grande com custo estimado de quase três milhões de reais, daria para comprar vinte e três caminhonetes equipadas com fumacê. Além de usar no local ainda daria para ser usada na cidade toda no combate aos mosquitos da malária e da dengue.
Frente
Os partidos de base cristã como o PTC (Jair Montes), PSDC (Edgar do Boi), PHS (Reinaldo Rosa), estão tentando atrair o DEM (Vagner de Souza) para compor a Frente Democrática Cristã com vista às eleições proporcionais desse ano na capital.
Encontro
Nos próximos dias os dirigentes partidários do PTC, PSDC, PHS e DEM estarão se reunindo para lançar a data do encontro que culminará com o lançamento da Frente. Esse encontro também poderá lançar um nome como pré-candidato a prefeito da capital.
Oposição
A oposição à administração petistas na capital vem se organizando em torno de seis nomes que já figura como pré-candidatos a prefeitos: o deputado federal Mauro Nazif (PSB), o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), vereador Mário Sérgio (PMN), o ex-deputado federal Miguel de Souza (PR), o pastor Vidal (PSOL) e o grupo Cassol que poderá apostar nos nomes do Dr. Amado (PP) ou César Licório (PRP).
Grandes I
Os partidos considerados grandes como o PSDB e o PMDB, poderão ficar fora a disputa a prefeitura da capital. Pois quem vem trabalhando bem para compor uma aliança com o PT é presidente municipal do PMDB, o empresário Dirceu Fernandes, este figuraria como possível vice numa chapa encabeçada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT).
Grandes II
Os nomes que o PSDB tem a disposição pra concorrer à prefeitura da capital, o único que se destaca em meio ao eleitorado é o do ex-deputado estadual Alexandre Brito, sendo o melhor em musculatura, mais não conta

Nenhum comentário: