domingo, 10 de julho de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
O resultado final da eleição para o cargo de Diretor-Geral da Organização para Alimentos e Agricultura – FAO, que consagrou a vitória apertada do brasileiro José Graziano da Silva em cima do Ex-Ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé. Tal resultado projeta o Brasil no cenário mundial, pois a FAO é uma importante organização multilateral, integrante do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Não é primeira vez que um representante do mundo subdesenvolvido é eleito para chefiar a FAO. Na verdade, o que vale no jogo são os acordos e os acertos das diplomacias que muitas vezes conseguem indicar pessoas de determinada nacionalidade, mas a política a ser desenvolvida à frente do organismo é que vai ser o verdadeiro elemento para se avaliar sua “performance” no cargo. Por isso, dependendo do desempenho de Graziano no cargo de Diretor-Geral da FAO, o Brasil pode dar um grande salto e ocupar uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.
Diplomacia
Ainda sobre a eleição de Graziano como Diretor-Geral da FAO que se deu pela proeza dos Diplomatas do Itamaraty, pois estes coordenaram toda articulação do processo eleitoral que levou o Brasil a vitória em importante cargo da ONU. Tal resultado pode ser visto como conseqüência da política externa nos últimos 08 anos do Ex-Presidente Lula (PT) e com efetiva participação de Celso Amorim à frente do Ministério das Relações Exteriores. Este, logo que assumiu as relações exteriores do nosso país, proporcionou uma inversão na postura brasileira de submissão aos interesses norte-americanos e se aproximou dos países em desenvolvimento, ponto positivo para nossa economia e projeção política do Brasil no cenário mundial.
Fome
A questão da fome nas economias emergentes é foco de debates permanentes, bem como a incansável luta dos governos subdesenvolvidos para superá-la. Afinal, a questão da fome esta mais associada a problemas de natureza econômica e geopolítica do que à capacidade de produção de alimentos na escala necessária. Entretanto, a vitória de Graziano tem o sabor também de um merecido reconhecimento internacional ao programa Fome Zero iniciado no governo Lula.
Transposição I
A cena da entrega do decreto para assinatura pela Presidente Dilma (PT) protagonizada pelo sindicalista Israel Borges, projeta o rapaz para pretensões políticas futuras. Nesse mesmo cenário, quem faturou foi a ex-senadora Fátima Cleide (PT) e o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) que foram extensamente aplaudidos quando mencionados pela presidenta. Injustiça foi Dilma não ter feito referência ao Deputado Federal Mauro Nazif (PSB) e a vergonha maior ficou para o Senador Ivo Cassol (PP), longamente vaiado pelos presentes, afinal, este último afirmava o tempo todo que o Decreto da Transposição não seria assinado.
Transposição II
Quem também marcou ponto foi a deputada Marinha Raupp e o senador Valdir Raupp (PMDB), pois o prestigio da atuação parlamentar da deputada, além da consagrada votação obtida no último pleito e do prestigio senador em Brasília por conta da expressão do cargo de presidente nacional do maior partido do Brasil que é o PMDB, foi decisivo para marcar a vinda da presidente Dilma a Rondônia. Esta entra para história de Rondônia ao realizar um dos maiores feitos para a economia do Estado.
Transposição III
Na recepção a presidenta Dilma (PT), quem realmente roubou a cena, tão bem como sabe fazer e cada vez mais vai caindo no gosto do povo e ampliando a sua liderança, foi o Governador Confúcio Moura (PMDB). Este ofereceu Rondônia a Dilma “para ser o grande laboratório de sucesso das políticas centrais do governo federal, traduzidas no slogan: um país rico é um país sem pobreza”.
Eleição
Os burburinhos sobre os candidatos a prefeitos de Porto Velho, já esquenta as rodas de conversa do meio político. Este colunista consultando do ex-deputado David Chiquilito (PC do B) em sua caminhada na pista sobre suas pretensões de ser candidato a candidato a prefeito da capital revelou que se depender dele, não sai mais candidato a nada, ou seja, esta em vias de abandonar a carreira política. Assim, como vem treinando na pista, pode-se tornar vice-campeão na próxima corrida de São Silvestre.
Fortalecer
Fortalecer a chapa de vereadores nos municípios é meta do presidente estadual do PTC, revelou o empresário Jair Montes esta Coluna. O bom moço disse ainda que vem trabalhando incansavelmente pelo fortalecimento da legenda cristã também na capital e que é candidato a candidato a vereador, pois já foi testado duas vezes nas urnas e por duas vezes foi bem votado, mas não levou. Agora, se depender do seu carisma junto ao eleitor, com certeza o levará a vitória na próxima eleição e poderá fazer dele um fenômeno em votos na história eleitoral da capital.
Avisados

Esta coluna já tinha alertado ao Juizado da Infância e Adolescência quanto a crianças e adolescente varando as noites de Porto Velho em bares, boates e postos de gasolinas. Bem a interdição da boate London Lounge e as operações em conjunta com SEMTRAN, Polícia Militar, DETRAN e Vigilância Sanitária deveria se estender aos estabelecimentos semelhantes nos bairros, pois lá que a situação é bem pior.

Perca

A ex-senadora Marina Silva que disputou a presidência da república no último pleito e obteve quase 20 milhões de votos, anunciou essa semana a sua desfiliação do Partido Verde no evento "Encontro por uma nova política", realizado na Zona Oeste de São Paulo, e a criação de um movimento, ainda sem nome, para discutir política. A ambientalista realmente perdeu a ideologia partidária e já parte para o oportunismo.
Twitter

Copiando a seguinte frase de um twitteiro: “se antes a mentira tinha perna curta, com a internet a coitadinha ficou cotó. O gestor público precisa entender isto. Ideia de deixar o estado no caos para depois aparecer como salvador da pátria não funciona com o advento da internet. Bem, a quem couber a frase, que faça suas considerações!

Nenhum comentário: