terça-feira, 30 de setembro de 2014

A pergunta de Pedro Manvailer?

       Caminhando num bairro da franja urbana de Porto Velho com a companhia do jovem estudante de direito Pedro Manvailer e também membro da Primeira Igreja Batista, de repente, tivemos que interromper o trabalho de visitação as residências por conta da chuva.
          Abrigamo-nos na barraca de churrasco do senhor João Alves e ai Pedro sai com, deputado Herbert, o que faz um Deputado Federal?
      Parti do princípio de esclarecer ao Pedro que o Poder Legislativo do Brasil é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Portanto, o Deputado Federal é o seu representante no Congresso Nacional e com um mandato de quatro anos, podendo concorrer a sucessivas reeleições.
Lembrei ao Pedro que muitas vezes, votamos nos nossos representantes e nem sabemos sequer as tarefas que eles desempenham. Por isso, se deve antes de pedir o voto, dizer o que um Deputado Federal faz bem como é dever nosso fiscalizar e cobrar pelo trabalho deles.
A chuva intensa e continuei explicando que o papel a desempenhar pelo Deputado Federal é de elaborar leis, emendas ao Orçamento da União, alterar, revogar e derrogar leis. Fiscalizar o Poder Executivo e a aplicação do dinheiro público, eleger membros do Conselho da República e entre outras coisas, também participa de votações que autorize a instauração de processos contra o Presidente e Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado, a tomada de contas do Presidente da República quando não apresentadas no prazo constitucional e propor a formação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) ou participar das mesmas. Também é ainda preciso saber que a Câmara dos Deputados atua em conjunto com o Senado Federal na esfera legislativa.
Reforcei o debate ilustrando com o exemplo de atuação da população através do projeto Ficha Limpa, do qual um parlamentar do PHS foi o relator. Assim, graças à pressão e fiscalização popular, a Lei da Ficha Limpa foi devidamente votada no Congresso Nacional, lei que proíbe políticos condenados em segunda instância possam se candidatar, garantindo mais idoneidade e credibilidade aos candidatos.
Lembrei ao Pedro que os Deputados são nossos representantes, portanto, deve acompanhar o trabalho das pessoas que você escolheu para tomar decisões por você. Então, é por isso, que proponho fazer diferente ao conquistar a confiança do voto. Pois desejo representá-lo com alegria no coração por tamanho gesto de grandeza, pois a vida não se resume a um mandato, mas a felicidade de fazer amigos para sempre.

Nenhum comentário: