sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO

No último sábado de maio do ano passado, comunicamos aos nossos leitores que devido ao período eleitoral, deixaríamos de escrever e publicar a nossa Coluna de análise da política local, estadual, nacional e internacional por um motivo bem maior, a coerência de não ser tomado pelas paixões partidárias. Assim, primeiramente agradecer aos muitos leitores que nos cobra nas nossas andanças pelas ruas de Porto Velho e nos recantos do nosso Estado para voltar a escrever e publicar semanalmente essa Coluna. Portanto, digo que agora será diariamente e não poderia ser diferente começar agradecendo ao Jornal Estadão do Norte, aos sítios eletrônicos de notícias que a postam e devo marcar essa volta com o pensamento do poeta Ronaldo Cunha Lima (ex-governador da Paraíba): “Meus sonhos me fazem bem. Com eles, eu vou além, dos limites dos meus passos”.

Devagarzinho

Partidos que um dia já foram da base aliada do senador Ivo Cassol (PP) se aproximam do governo Confúcio Moura (PMDB) bem devagarzinho sem criar muita alarido, afinal, o guarda-chuva é pequeno para abrigar tantos ex-aliados nas prefeituras do PP como também no senado.

Força

Muitos têm percebido que até o momento o senador Ivo Cassol (PP) não conseguiu emplacar muito de seus aliados nos cargos federais em Rondônia. A força maior ainda é do PMDB e do PT.

Emendas

Prefeitos tem reclamado que todas as emendas do senador Ivo Cassol (PP) foram destinadas exclusivamente as prefeituras de Vilhena e Colorado do Oeste. Será que existe algo maior por traz de tais destinações?

Abraço I

Bem devagarzinho, o Partido Verde (PV) sobre a liderança do ex-prefeitável Lindomar Garçon que já foi afilhado político do senador Ivo Cassol (PP), abraçou de vez o governo Confúcio Moura (PMDB).

Abraço II

Os verdinhos fazem a festa da melancia com suas indicações no governo. O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) emplacou o Secretário de Estado da Agricultura e o ex-deputado federal Lindomar Garçon que também é presidente estadual do Partido Verde (PV), assumiu um importante cargo de coordenação política no Governo Confúcio Moura (PMDB).

Braçada

Quem está nadando de braçada também no Governo Confúcio Moura (PMDB) são os deputados Valdivino Tucura, Marcelino Tenório e Adriano Boiadeiro, todos pertence a bancada do PRP e conseguiram empinar o suplente de deputado estadual Edilson Júnior (Rolim de Moura) como secretário adjunto da SEDES.

Satisfeitos

Quem anda muito satisfeito com a SEDES são seus funcionários com o novo secretário Emerson Castro (PMDB). Ele sempre bem humorado e com largo sorriso no rosto vem trabalhando diuturnamente para destravar as ações da sua pasta.

Alinhados

Depois de dois anos de idas e vindas, auxiliares do governo Confúcio Moura (PMDB) perceberam a importância do alinhamento do Palácio Presidente Vargas com a Assembleia Legislativa. Com essa ação positiva, quem ganha é o povo de Rondônia.

Líder

Muitos observadores políticos consideram como positiva a escolha do deputado estadual Kaká Mendonça (PTB) para ser o novo líder do governo na Assembleia Legislativa. O homem já arregaçou as mangas e promoveu um jantar entre os deputados estaduais, secretários de Estado e o governador Confúcio Moura (PMDB) na noite da última quarta-feira.

Divisor

Com inicio do ano legislativo e a demonstração do governador Confúcio Moura (PMDB) de trabalhar em parceria com os deputados estaduais para superação da crise que se abateu no Estado com a queda da receita. Quem continua se colocando como divisor de águas é o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) entre seus pares e o governo do Estado.

Torcida

É preciso entender a postura de alguns secretários e auxiliares do governo que ainda se posicionam na torcida contrária para que o governo da cooperação não avance na construção da Nova Rondônia. Nas próximas Colunas traremos mais novidades.

Certidões

Da nova leva de auxiliares do governo Confúcio Moura (PMDB), alguns não conseguiram a emissão da Certidão do Tribunal de Contas, sendo assim, todos os atos desses auxiliares se tornam nulos.

Cuidados

É preciso que a equipe do governo esteja entrosada para solicitar aos candidatos escolhidos para preenchimento dos cargos públicos de confiança, ter o cuidado antes de nomear, solicitar a apresentação de toda documentação necessária e conferir o de acordo, para então a tinta da caneta do governador possa ser derramada sem colocá-lo em saia justa.

Malas

Quem estaria de malas prontas para deixar o PTN e assumir a presidência estadual do PR seria o deputado estadual Luíz Claúdio. Quem vem costurando a saída e a entrada é o senador Ivo Cassol (PP) com o ex-deputado federal Miguel de Souza que se aposentou da política rondoniense e mudou de mala e cuia para Brasília.

Nenhum comentário: