quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO


Perto de completar um ano de gestão a frente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como reitora, a professora Berenice Tourinho vem efetivando várias ações positivas em termos de condições de trabalho para os servidores e estudantes daquela instituição de Ensino. Avanços como a implantação do serviço de limpeza e colocação de papel higiênico nos banheiros nos campis da instituição. Na verdade, são avanços consideráveis depois de uma greve que culminou com a queda de um reitor. Mas o pior a UNIR está vivendo atualmente em seus porões. Desde a posse da nova reitora, instalou-se um verdadeiro tribunal de exceção dentro da Instituição sobre os auspícios da ética. Tudo na UNIR virou ou vem virando processos que culminam com sugestão de devolução dos funcionários para os campi de origem, punição a servidor, cancelamento de concursos de servidores aprovados em seleção pública e no exercício da função, censuras públicas e sugestão de exoneração de servidores que já foram situação em épocas passadas. A curiosidade fica por conta de como estão agindo, ou seja, aos moldes de uma Ditadura Stalinista, Cubana ou quem sabe mesmo, um Tribunal Inquisitório da idade média.

Fazer

Existe muito por se fazer na UNIR, principalmente a conclusão de obras faraônicas e inacabadas a exemplo do Hospital Universitário, do prédio da Arqueologia, Hotel Escola do Iata, implantação definitiva do Curso de Direito em Guajará-Mirim etc.

Passeio

Como anunciado em primeira mão, vereadores de Porto Velho não trabalharam essa semana por estarem excursionando Brasil a fora. Importante, à custa do contribuinte que recentemente pagaram o IPTU que ainda veio com o cálculo errado para mais.

Veranistas

As pessoas que se encontravam na sala de embarque do Aeroporto Jorge Teixeira, ficaram observando a alegria dos vereadores que estavam embarcando rumo a Brasília. Depois, esses seguirão para uns dias de veraneio na ensolarada João Pessoa, capital da Paraíba.

Passeiam

Enquanto Porto Velho está se acabando com alagações devido às chuvas, ruas parecendo um queijo suíço, a cidade às escuras, limpeza de ruas e coleta de lixo pra se fazer. Os vereadores passeiam com dinheiro público numa capital cheia de atração turística.

Queimados

Por esse Colunista ser natural de João Pessoa, sugiro aos vereadores a usarem protetor solar para não voltarem queimados do sol, mais sim, com peles bronzeadas das praias de Tambaú e Cabo Branco!

Cascalheira

Não esquentaram ainda as cadeiras da prefeitura de Porto Velho, secretários anda a procura de associar parentes a empresas prestadoras de serviços na prefeitura da capital. A mais recente seria a aquisição de uma cascalheira por um importante secretário municipal.

Promessa

A prefeitura de Porto Velho se encontra confeccionando o Edital para abrir concorrência da concessão das novas linhas de transporte coletivo para capital. Promessa de campanha do atual prefeito Mauro Nazif (PSB).

Herdeiro

O Clã Donadon prepara o vereador Júnior Donadon (PMDB) para ser o mais novo herdeiro político da família no Cone Sul do Estado.

Cochilo

Num cochilo do prefeito de Vilhena José Rover (PP), o vereador Júnior Donadon (PMDB) foi eleito para presidir o segundo biênio da Câmara Municipal daquele município.

Acirrada I

Ainda sobre os ecos do Cone Sul do Estado, o voto para deputado federal será disputadíssimo, pois são muitas as opções que se cogita lançar-se nas próximas eleições.

Acirrada II

No caso, os nomes para disputar um mandato de deputado federal pelo Cone Sul nas próximas eleições seria: Lisângela Rover (PP), Vera Paixão (PSB), Cleber Calixto (PMDB), Júlio Olivar (PMDB) e Marcos Cabeludo (PHS).

Recebido

O secretário adjunto da Casa Civil Edvaldo Soares (PMDB), será recebido na manhã de hoje pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Conselheiro José de Melo.

Empenho

Quem trabalha com muito empenho e alto astral na Casa Civil é o chefe de Gabinete, delegado de Polícia Civil Antônio Brito.

Elogiado

O Major Gualberto da Casa Militar vem sendo muito elogiado pelos demais secretários de Estado. Os destaques são pelo equilíbrio em situações de crise e na lição de solidariedade com a operação “ACISO”.

Pijama

Falando em Militar, quando será mesmo que os coronéis da Policia Militar com tempo serviço para se aposentar, vão ser mandado vestir o pijama?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO


Após um extenso programa interno de regularização de veículos roubados na Bolívia, anúncios, disposição e algumas devoluções realizadas de carros roubados aos países fronteiriços, demonstra a vontade de melhorar a sua imagem internacional para não continuar conivente com a livre circulação de carros e motos roubados em seu território, provenientes do Brasil, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina. O que é impressionante são os pequenos números apresentando de carros e motos a serem devolvidos ao Brasil, ou seja, cerca de 500 carros que serão devolvidos as seguradoras brasileiras. Na verdade, números irreais diante da enorme quantidade de carros que circulam livremente nas ruas das cidades de fronteira, bem como nas demais cidades do território boliviano. Lembrando, as autoridades bolivianas sempre alertam as autoridades brasileiras para cuidar melhor de suas fronteiras, pois eles insistem em dizer que não é de responsabilidade da Bolívia a fiscalização necessária para coibir a circulação dos carros roubados oriundos do Brasil e dos demais países vizinhos citados em seu território. Cabe sim à Bolívia, regularizar os mesmos conforme exigência de seu programa interno de regularização dos veículos roubados ou não.

Abalada

A deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC/Cacoal) que saiu derrotada na disputa para prefeitura de Cacoal no último pleito municipal, demonstra não ter ficado abalada com a derrota. Prova disso, é a sua rotina parlamentar visando à liberação de suas emendas para os municípios da sua base eleitoral.

Demissões

As demissões anunciadas por essa Coluna e assinadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), a Coluna informa que parte delas foi publicada ontem no Diário Oficial.

Negociações

Parece que houve negociações para frear as 200 demissões que foram assinadas em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A totalização será apenas em 120 de acordo com a publicação de ontem no Diário oficial.

Pouco
Fala-se muito e pouco se faz! É preciso que a Assembleia Legislativa abra concurso público para preenchimento de vagas de cargos que hoje são preenchidos por comissionados.

Publicidade

Os deputados estaduais precisam dar clareza e publicidade à sociedade rondoniense sobre a transparência de sua Folha de Pagamento, a exemplo do que fez os demais poderes do Estado, Prefeituras e Câmara de Vereadores.

Herdeiros

Taxistas e mototaxistas promoveram manifestação na manhã de terça-feira em frente à SEMTRAM para reivindicar o direito de herança da permissão de taxi e mototaxi estabelecido por Lei que não vem sendo respeitado pela Prefeitura de Porto Velho.

Transposição

O secretário Rui Vieira (PMDB) vem trabalhando muito para que aconteça com mais brevidade possível à transposição dos servidores estaduais para os quadros federais.

Parece

Quarenta servidores estaduais foram designados para atuar na recepção do termo de opção dos servidores estaduais que desejaram serem transposto para os quadros federais. Esses ficarão sobre a coordenação da Superintendência do Ministério da Fazenda (SAMF) e o processo será iniciado a partir do mês de março. Parece que agora vai!

Tentando

Quem vem tentando recuperar o tempo perdido da gestão Edson Vicente e Alan França na SEDES é o atual secretário Emerson Castro (PMDB). Esse vem trabalhando diuturnamente para capitanear a instalação de indústria no Estado.

Esforços

São esforços merecidos por parte de Emerson Castro (PMDB), pois seu futuro político na capital passa por sua gestão a frente da SEDES.

Novidade

O governador Confúcio Moura (PMDB) esteve reunido com empresários que desejam investir no Estado. A novidade recente para a nossa economia estadual seria a instalação de uma montadora de tratores e uma fábrica de cerveja da AMBEVE no Estado.

Empresários I

Não bastassem os que já temos na militância política no cenário político estadual. Novos empresários rondonienses estão assumindo publicamente o desejo de virar dublê de político, ou seja, não querem ser apenas financiadores de campanhas como no passado, estão preferindo eles mesmos financiar suas próprias campanhas.

Empresários II

Na eleição passada tivemos a presença marcante do ex-candidato a prefeito e empresário Mário Português (PPS). Nas próximas eleições, existe a promessa de entrar na disputa o varejista João Gonçalves (PSDB), Kazan Roriz (PEN) e Adélio Barofaldi (sem partido).

Sonegação

Como no passado, empresários que expressam a sua vontade de entrar para vida pública, têm sua vida pessoal vasculhada e a saúde financeira de suas empresas devastadas.

Denúncia

Portanto, foi só as lideranças tucanas cogitar o nome do seu partidário, a sua empresa varejista foi alvo de denúncia na mídia local por sonegação fiscal.

Inscrições

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) ofertou 1.800 vagas para o ensino profissionalizante na modalidade de Ensino a Distância (ED) nos 12 campis existente no Estado. Lembrando, as inscrições vão até 17 de março.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO


A partir do meio dia de hoje, vereadores estarão rumando a capital federal a convite do prefeito Mauro Nazif (PSB), para tratar de assuntos relacionados aos viadutos. O curioso é que em pleno dia de trabalho legislativos os vereadores se ausentem para passear com dinheiro do contribuinte. Então, qual a força política que tem um vereador da capital para marcar audiência com Ministros ou mesmo com técnicos dos ministérios na intenção de resolver as questões inerentes à herança maldita dos viadutos? Perguntas borbulham em nossa mente caro leitor, sobre essa comitiva de vereadores que irão a essa viagem a capital federal. Será que é para apenas dar volume ao lado do novo prefeito? Quem sabe um pretexto para promover gastança com dinheiro do contribuinte com passagem área, hotel cinco estrelas, taxi, almoço e jantares em restaurantes caros e até mesmo, uma boa noitada de esbórnia num bataclã da vida? O contribuinte que recentemente pagou o seu IPTU poderia nos ajudar com respostas as perguntas acima?

Justo

Resumindo, seria muito mais justo se a Câmara de Vereadores da capital apertassem o cinto nas suas despesas internas, revertessem as possíveis economias com seus pares no aumento das verbas para educação, saúde e políticas públicas sérias para geração de emprego e renda.

Confirmação

Tentamos falar com o presidente da Câmara de Vereadores por telefone para confirmar tal excursão dos vereadores a capital federal em épocas de poucos recursos. Mas o vereador Alan Queiroz (PSDB), presidente da Mesa Diretora, não atendeu e nem retornou a ligação. A confirmação veio de funcionários do parlamento mirim da capital.

Exemplo

Quem deu exemplo de economia na Câmara de Vereadores e devolveu recursos para prefeitura de Porto Velho na gestão passada, foi o vereador Eduardo Rodrigues (PV) quando esteve no exercício da presidência da Mesa Diretora.

Reclamando

O vereador Edimo Ferreira (PSL), mais conhecido por Dim Dim, andou reclamando de alguns secretários municipais da capital, afirmando que esses os deixarão na mão. Assumiram compromisso com frentes de trabalho no Distrito de União Bandeirante, e por lá, não apareceram na data estabelecida.

Sorrisão

Quem anda com sorrisão largo é a secretaria Nancy Rodrigues da SEDAM. Nos próximos dias a sua pasta vai coordenar recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) numa ordem de R$ 70 milhões de reais.

Aplicação

O dinheiro do FDA sobre a coordenação da SEDAM, servirá para aplicação de cursos, capacitação, educação ambiental, recuperação do entorno das floras, áreas degradadas e reflorestamento dos rios.

Entrega

Foram mais de 400 casas entregues no fim de semana passado no município de Rolim de Moura pelo governador Confúcio Moura (PMDB). Essas casas atenderam a pessoas com renda bruta familiar de hum mil e seiscentos reais e que estavam na faixa da linha de pobreza ou abaixo dela.

Transparência I

As medidas tomadas recentemente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), com fechamento de órgãos e demissões de pessoas em cargos comissionados daquela casa de Leis, estão muito distante das promessas de uma gestão transparente.

Transparência II

Até hoje a Assembleia Legislativa não divulgou no Portal da Transparência os salários de cada deputado estadual, dos servidores da casa e dos que respondem por cargos em comissão.

Transparência III

Hoje qualquer cidadão pode acessar o Portal Transparência e constatar quanto ganha os servidores federais, estaduais e do judiciário.

Pandora

Será que existe uma caixa de pandora na folha de pagamento da Assembleia Legislativa para que não a torne transparente perante o contribuinte rondoniense?

Divulgação

Hoje a sociedade cobra lisura, transparência e probidade dos gestores públicos quando se trata de recursos públicos, por isso, a cobrança da divulgação da folha de pagamento. Sendo mais licito divulgar as de outubro, novembro e dezembro do ano passado, bem como, a de janeiro e fevereiro desse ano.

Desnecessário

O ex-prefeito Laerte Queiroz (PR) disse ser desnecessária a articulação do senador Ivo Cassol (PP) em retirar o Partido da República (PR) das mãos do grupo que hoje comanda a legenda no Estado.

Assume

O que rola nos bastidores que a viagem do ex-senador Expedito Júnior (PSDB) a Brasília na tarde de ontem, seria para garantir o comando político do PR ao atual grupo que se encontra dentro da legenda sobre o comando do ex-prefeito Laerte Queiroz.

Rinha

Sobre a disputa de comando do PR no Estado, resta saber quem ganhará essa rinha de galo. De um lado o senador Ivo Cassol (PP), e do outro lado, o seu desafeto político, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB).

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO


Todos sabem o colapso de energia que o Brasil sofreu nas duas décadas passadas, por isso, a necessidade de produção de energia com mais urgência possível. Nada mais justo do que recorrer aos nossos rios de planalto que favorece a instalação das Usinas Hidrelétricas. Como no Brasil é tudo no improviso e na puxadinha, é preciso que façamos uma reflexão sobre tais impactos sociais e ambientais produzidos pela construção das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira. Mesmo com os estudos prévios realizados, com o passar do tempo os mesmos deixaram a desejar, se mostrando falhos, ou seja, comprometeu todos os relatórios de estudos produzidos e também os técnicos que os assinaram. As realidades dos impactos sociais são visíveis nas ruas de Porto Velho com o trânsito caótico, unidades de saúde superlotadas, aumento de moradores de ruas, invasões de terrenos por sem tetos, aumento dos usuários de drogas, da embriaguez e da criminalidade. Seria redundância também relatar as pressões humanas com relação biodiversidade que sofreu nas áreas do entorno das obras de Santo Antônio e Jirau?

Preocupação

Tanto o governo brasileiro que desejava uma solução imediata para corresponder ao aumento da demanda do consumo de energia no país, quanto o governo do Estado que sonhou com o aumento da arrecadação dos tributos, a prefeitura de Porto Velho que pensou como grande negócio as compensações sociais e nos consórcios das obras que apenas vislumbraram os lucros, não se preocuparam e nem se preocupam com os impactos sociais e ambientais produzido pelas obras das usinas do Madeira.

Mediação

Biólogos pesquisadores estão medindo e avaliando os impactos da construção da Hidrelétrica Santo Antônio e, se os reservatórios da hidrelétrica estão interferindo na reprodução de espécies de aves que vivem às margens do rio Madeira.

Democracia

Só quem sabe afirmar o que é uma Ditadura Civil e Militar, é quem convive sem liberdade e uma mordaça na boca, igual vive o povo cubano com essa história de matar e morrer pela Revolução Cubana dos irmãos Castro.

Manifestações

As manifestações de alguns fundamentalistas da esquerda no Brasil contrárias a presença da jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, são retrógadas. Na verdade, precisam fazer uma reflexão imediata sobre o que é viver com privação da liberdade de expressão e com os direitos individuais violados por uma elite burocrática de um partido único no poder.

Abolido

Se viver no regime comunista fosse tão bom, então o Leste Europeu nunca teria abolido a economia planificada, o povo russo não teria optado pelo fim da união soviética e a China teria adotado as peculiaridades capitalistas na sua economia.

WXO

Assessores do governador Confúcio Moura (PMDB) continuam acreditando na Lei da Ficha Limpa, ou seja, que o chefe maior do Executivo estadual não teria concorrente a altura para desbanca-lo de ambos os Palácios. Estão equivocados diante algumas pesquisas que tivemos acessos.

Ilha

Depois do seminário de gestão pública realizado pelo governo da cooperação, ainda persiste auxiliares do governo que não atende ou retorna ligações, perseguem servidores em vez de conquistá-los, escondem processos, não responde as correspondências oficiais, não cumpre prazos, vive de fuxicos e concentram funções, como se a sua sala fosse uma ilha e ele o governante maior.

Engrenou

Com a sua diplomacia, Valdemar Albuquerque engrenou de vez na função de Chefe de Gabinete do governador. Esse vem trabalhando com afinco para manter em dia os despachos do governador Confúcio Moura (PMDB).

Cascata

Ações judiciais de improbidade administrativa e outros crimes contra o erário público vêm se apresentando como efeito cascata aos ex-secretários de Estado do governo Cassol. O mais recente recaiu sobre o ex-secretário da SEJUS Gilvam Ferro acusado de vender transferências de presos e lavagem de dinheiro.

Nebulosas

São nebulosas as histórias em torno da nomeação do novo secretário municipal da Agricultura de Porto Velho Leonel Bertolini (DEM). Estamos checando as informações para trazer ao leitor as verdades dos fatos na próxima coluna.

Paralisia

Fazem 45 dias de gestão do prefeito Mauro Nazif (PSB), muitas ações emergências que podem ser realizadas estão paralisadas, a exemplo do desentupimento das galerias pluviais, limpeza regular das ruas, recolhimento do lixo, conservação dos semáforos, reposição de lâmpadas, a poda e controle de árvores, e por fim, a operação tapa buraco.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO

Será que estamos ficando insensíveis e acostumados com os acidentes e vitimas fatais na BR. 364 por conta das notícias em todos os meios de comunicação diariamente? Esse colunista teve a oportunidade de percorrer de carro as rodovias federais do Acre e Mato Grosso, conclusão: as estradas são um tapete, acostamentos limpos, faixas visíveis, bem sinalizadas verticalmente e com sinalização luminosa noturna, ou seja, padrões bem distante da realidade das nossas rodovias federais. Na verdade, a nossa BR. 364 parece mais um queijo suíço, sem sinalização adequada e trechos intrafegáveis. Assim, por conta dos desvios de buracos, o trânsito é lento, o fluxo de carretas quebradas nos acostamentos é constante, oferecendo risco ao carreteiro e aos demais motoristas. As viagens têm se tornadas longas e de grande risco para muitos motoristas que se envolvem em acidentes automobilísticos, produzindo em muito dos casos, vitimas fatais. Todos sabem da necessidade de duplicação imediata de alguns trechos e recuperação da mesma por completa, não parcialmente com a operação tapa buracos como vem sempre fazendo o DNIT de Rondônia.

Gordurinhas

A boca miúda informou a esse colunista que não existe interesse do DNIT rondoniense em promover de fato as melhorias necessárias na BR. 364 e BR. 425, devido as “gordurinhas” que sobram para alguém dos contratos de manutenção e conservação com as empresas terceirizadas da operação tapa buraco. 

Lombadas

No seu discurso no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdevino Tucura (PRP) defendeu o fim das lombadas eletrônicas, afirmando que apenas servem para aplicar multas numa rodovia que oferece risco aos motoristas.

Lembrando

Devemos lembrar ao leitor que o DNIT mantém um contrato milionário para manutenção das lombadas eletrônicas, muitas delas não estão em funcionamento, apenas de enfeite ao longo da BR. 364.

Silêncio

Até quando o prefeito Mauro Nazif (PSB) que assumiu em clima de paz, ficará em silêncio diante dos problemas herdados da administração anterior a frente da prefeitura de Porto Velho?

Líder I

O vereador que estaria cotado para assumir a liderança do prefeito Mauro Nazif (PSB) foi preterido pelo Palácio Tancredo Neves, devido a sua audácia, de ter pleiteado a nomeação de 300 cargos comissionados dentro da estrutura da prefeitura da capital.

Líder II

Para não atender a negociata, sabiamente o prefeito Mauro Nazif (PSB) definiu o vereador Márcio Pacele, que também é do seu mesmo partido, como seu líder na Câmara Municipal de Vereadores da Capital.

Canetada

Em uma canetada só, na última sessão plenária da Assembleia Legislativa, o presidente daquela casa de Leis, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), mandou fechar as portas do centro Médico, da Escola do Legislativo e exonerou aproximadamente 200 cargos comissionados.

Justificativa

A justificativa usada para fechamento dos órgãos legislativos e as demissões anunciadas pelo deputado Hermínio Coelho (PSD) para seus pares, seria uma medida moralizadora na Casa de Leis, pois os cargos serviam de cabide de emprego.

Verdade

Na verdade, a medida adota pelo presidente da Casa de Leis foi para atender uma recomendação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, haja vista que a folha estaria acima do teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e a queda da arrecadação do Estado, reduzindo assim, o repasse do Executivo para os demais poderes.

Cascalho

A coluna teve acessos as planilhas da construção da nova sede do Poder Legislativo e estranhou o valor dos milhões destinado para compra de cascalho para servir de aterro. O curioso é que se trata de um terreno plano e cascalhado. Estamos de olho!

Superlotação

Mesmo com a inauguração das UPA’s, os Hospitais de Base e João Paulo II continuam sendo o grande gargalo do governo Confúcio Moura (PMDB), apesar dos muitos investimentos já realizados no setor.

Planejamento

Faltou planejamento e um olhar futurista dos gestores governamentais do passado com relação a saúde. Era preciso ter criado novas unidades de saúde, pronto socorro, emergência e trauma para atender uma população em crescimento conforme números da época dos censos promovidos pelo IBGE.

Sono

O secretário de Estado da Saúde Williames Pimentel (PMDB) tem perdido o sono e varado madrugadas para resolver os problemas inerentes a sua pasta. Esse sempre se encontra estudando e planejando ações para solucionar o caos da saúde do Estado que um dia já foi caso de polícia.

Lembrando

Lembrando, que uma década de falta de investimentos na saúde não se resolve apenas em dois anos de governo. Dinheiro que é bom, não existe para tanto, mas também não deve usar tais argumentos por muito tempo para justificar a possível continuidade da falta de melhoria no setor.

Porto Velho do curto, médio e longo prazo.



Passada as eleições municipais para escolha do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores da nossa capital, lembrando, já empossados para cumprir os mandatos nos próximos quatro anos que foram concedidos pelo cidadão contribuinte. Portanto, não poderia deixar de retomar o debate no tocante a nossa capital Porto Velho, cidade essa que precisa ser pensada a curto, médio e longo prazo.
A capital Porto Velho chamada de favela por um dos candidatos a prefeitos durante a campanha, não pode ser reconhecida como tal, no entanto, o que se precisa de verdade é pensar na sua revitalização e promover pesados investimentos no seu embelezamento urbano-paisagismo, pois a nossa cidade carece de intervenções nesse sentido, elevando a autoestima do munícipe, ou melhor, de quem a vive.
A nova equipe que assume a gestão da prefeitura de Porto Velho escolhida pelo novo prefeito Mauro Nazif (PSB), precisa pensar e repensar na implementação de um setor de engenharia urbana que contemple um planejamento estratégico para políticas públicas urbanas de revitalização da nossa cidade, sendo o poder público o viabilizador e o setor privado o investidor. Os moradores e usuários das comunidades possam ser os maiores beneficiados e que se integre a esse tipo de projeto resultante de uma possível ação positiva a favor da cidade e a faça para as pessoas.
Lembrando ainda que essas ações de gestão urbana voltada para revitalização urbana e embelezamento da cidade não devem ser fragmentadas ou dispersas, pois podem levar a um caminho sem volta do planejamento estratégico pensado e necessário para o desenvolvimento urbano local sobre os conceitos da sustentabilidade. Tal exemplo pode ser dado a partir de uma reflexão dos pesados investimentos do poder público municipal na tentativa de implantar o complexo viário composto por viadutos e passagens de nível no Trevo do Roque, Avenidas Rio de Janeiro, Prudente de Morais, Jatuarana, Campos Sales e a Rua Três e Meio nos oito anos que se passaram da gestão do ex-prefeito afastado Roberto Sobrinho (PT).
O gestor público municipal precisa usar de sua máxima inteligência para dar-se conta das complexidades de uma gestão urbana para uma cidade que ao longo de sua história não se teve atenção merecida para o seu amanhã. Assim, se faz necessário utilizar conceitos urbanísticos da engenharia e arquitetura moderna com o objetivo de dar um tratamento adequado aos espaços públicos surgidos a partir do seu planejamento ou de forma espontânea como contextualizado no artigo intitulado: “Porto Velho cogumelo”, publicado em edições passadas desse periódico, ou seja, aplicar regras claras para o desenvolvimento urbano local sustentável.
 Sendo assim, é preciso desenvolver estratégias criativas para revitalizar Porto Velho, trilhar um caminho que leve ao seu embelezamento com soluções práticas e de baixo investimento associado a parcerias públicas privadas, bem como, de dar continuidade das obras planejadas, que estejam em execução ou se encontre paralisadas antes a sua gestão. Assim, o gestor público precisa possuir muita convicção para exercer o seu mandato com a atribuição que o cargo exige e o cidadão contribuinte espera com muita ansiedade por resultados acumulados há tempos.
Portanto, novos serviços, funções e investimentos urbanos é o que espera as pessoas que vivem a cidade de Porto Velho. Variáveis tão prometidas ao longo do tempo, portanto a cidade tem pressa para retomar o seu crescimento, mas esse crescimento precisa ser planejado estrategicamente sobre conceitos modernos do urbano e de obras de engenharias, arquitetura e paisagismo, promovendo uma nova imagem visando elevar nossa capital a categoria de cidade entre as mais belas do nosso país.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO

No último sábado de maio do ano passado, comunicamos aos nossos leitores que devido ao período eleitoral, deixaríamos de escrever e publicar a nossa Coluna de análise da política local, estadual, nacional e internacional por um motivo bem maior, a coerência de não ser tomado pelas paixões partidárias. Assim, primeiramente agradecer aos muitos leitores que nos cobra nas nossas andanças pelas ruas de Porto Velho e nos recantos do nosso Estado para voltar a escrever e publicar semanalmente essa Coluna. Portanto, digo que agora será diariamente e não poderia ser diferente começar agradecendo ao Jornal Estadão do Norte, aos sítios eletrônicos de notícias que a postam e devo marcar essa volta com o pensamento do poeta Ronaldo Cunha Lima (ex-governador da Paraíba): “Meus sonhos me fazem bem. Com eles, eu vou além, dos limites dos meus passos”.

Devagarzinho

Partidos que um dia já foram da base aliada do senador Ivo Cassol (PP) se aproximam do governo Confúcio Moura (PMDB) bem devagarzinho sem criar muita alarido, afinal, o guarda-chuva é pequeno para abrigar tantos ex-aliados nas prefeituras do PP como também no senado.

Força

Muitos têm percebido que até o momento o senador Ivo Cassol (PP) não conseguiu emplacar muito de seus aliados nos cargos federais em Rondônia. A força maior ainda é do PMDB e do PT.

Emendas

Prefeitos tem reclamado que todas as emendas do senador Ivo Cassol (PP) foram destinadas exclusivamente as prefeituras de Vilhena e Colorado do Oeste. Será que existe algo maior por traz de tais destinações?

Abraço I

Bem devagarzinho, o Partido Verde (PV) sobre a liderança do ex-prefeitável Lindomar Garçon que já foi afilhado político do senador Ivo Cassol (PP), abraçou de vez o governo Confúcio Moura (PMDB).

Abraço II

Os verdinhos fazem a festa da melancia com suas indicações no governo. O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) emplacou o Secretário de Estado da Agricultura e o ex-deputado federal Lindomar Garçon que também é presidente estadual do Partido Verde (PV), assumiu um importante cargo de coordenação política no Governo Confúcio Moura (PMDB).

Braçada

Quem está nadando de braçada também no Governo Confúcio Moura (PMDB) são os deputados Valdivino Tucura, Marcelino Tenório e Adriano Boiadeiro, todos pertence a bancada do PRP e conseguiram empinar o suplente de deputado estadual Edilson Júnior (Rolim de Moura) como secretário adjunto da SEDES.

Satisfeitos

Quem anda muito satisfeito com a SEDES são seus funcionários com o novo secretário Emerson Castro (PMDB). Ele sempre bem humorado e com largo sorriso no rosto vem trabalhando diuturnamente para destravar as ações da sua pasta.

Alinhados

Depois de dois anos de idas e vindas, auxiliares do governo Confúcio Moura (PMDB) perceberam a importância do alinhamento do Palácio Presidente Vargas com a Assembleia Legislativa. Com essa ação positiva, quem ganha é o povo de Rondônia.

Líder

Muitos observadores políticos consideram como positiva a escolha do deputado estadual Kaká Mendonça (PTB) para ser o novo líder do governo na Assembleia Legislativa. O homem já arregaçou as mangas e promoveu um jantar entre os deputados estaduais, secretários de Estado e o governador Confúcio Moura (PMDB) na noite da última quarta-feira.

Divisor

Com inicio do ano legislativo e a demonstração do governador Confúcio Moura (PMDB) de trabalhar em parceria com os deputados estaduais para superação da crise que se abateu no Estado com a queda da receita. Quem continua se colocando como divisor de águas é o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) entre seus pares e o governo do Estado.

Torcida

É preciso entender a postura de alguns secretários e auxiliares do governo que ainda se posicionam na torcida contrária para que o governo da cooperação não avance na construção da Nova Rondônia. Nas próximas Colunas traremos mais novidades.

Certidões

Da nova leva de auxiliares do governo Confúcio Moura (PMDB), alguns não conseguiram a emissão da Certidão do Tribunal de Contas, sendo assim, todos os atos desses auxiliares se tornam nulos.

Cuidados

É preciso que a equipe do governo esteja entrosada para solicitar aos candidatos escolhidos para preenchimento dos cargos públicos de confiança, ter o cuidado antes de nomear, solicitar a apresentação de toda documentação necessária e conferir o de acordo, para então a tinta da caneta do governador possa ser derramada sem colocá-lo em saia justa.

Malas

Quem estaria de malas prontas para deixar o PTN e assumir a presidência estadual do PR seria o deputado estadual Luíz Claúdio. Quem vem costurando a saída e a entrada é o senador Ivo Cassol (PP) com o ex-deputado federal Miguel de Souza que se aposentou da política rondoniense e mudou de mala e cuia para Brasília.