sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A fome oculta


Existe um tema que me chamou a atenção e não poderia de dividir essa preocupação com nossos leitores sobre um fenômeno silencioso que atinge as crianças nos primeiros anos de vida, tem efeitos desastrosos para a saúde e para as economias dos países desenvolvidos, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
A fome oculta se trata da carência de vitaminas e minerais essenciais que contribui nos primeiros anos de vida para formação do sistema imunológico, crescimento físico e cognitivo com a supressão da carência de vitaminas e minerais que o corpo humano requer.
A desnutrição de micronutrientes mais conhecida pelos nutricionistas como a “fome oculta”, é na verdade a falta de uma dieta em calorias, proteínas, carboidratos e vitamina A. Portanto, milhões de crianças espalhadas pelo mundo são afetadas por esse tipo de anemia e desnutrição, e um dado importante, não são apenas as classes menos favorecidas atingidas no mundo.
Nutricionista do mundo inteiro vem trabalhando no combate a desnutrição desses micronutrientes com o objetivo de livrar milhares de crianças da atrofia e subnutrição, diagnosticadas nas manchas existentes no nosso mapa-múndi das doenças neurais, bócio, raquitismo, pelagra e o beribéri, que podem ser erradicados com uma dieta rica, diversificada e balanceada, suplementos vitamínicos e através da fortificação dos alimentos.
Segundo a Revista Conhecimento Prático – Geografia, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a FAO-ONU e o Banco Mundial, considera a estratégia do paragrafo anterior como o caminho mais barato e eficaz para combater a desnutrição de micronutrientes e promover a mudança de hábitos alimentares das populações.
Países da Europa e os Estados Unidos da América buscou nos alimentos básicos como a farinha de trigo e o sal, a forma de combater a desnutrição dos micronutrientes necessários a saúde do corpo. Mas a quem defenda o enriquecimento do arroz por ser o alimento básico da maioria da população mundial. Esse enriquecimento vitamínico misturado ao arroz tradicional fornecem aproximadamente a quantidade diária dos micronutrientes essenciais no combate a esse tipo de desnutrição.
O Brasil através dos Estados e Municípios precisam adotar as mudanças necessárias na merenda escolar com o objetivo de combater esse tipo de desnutrição visando promover o fim de a pobreza alimentar, economia futura no sistema de saúde pública e o crescimento saudável das nossas crianças e pessoas adultas.

Nenhum comentário: