quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PT de Porto Velho se ajoelha para o PSDB – PARTE I


Depois que a elite brasileira perdeu o medo do “risco Lula”, a mais de uma década o PT vem no comando do nosso país através da figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta atual Dilma Rousseff. O PT é conhecido no nosso cenário político como o partido da lógica do esperto, ou seja, “as coisas boas pertence unicamente aos petistas e as coisas ruins credita na conta dos adversários”.
Na crista da onda Lula, quem soube faturar foi o PT de Rondônia num primeiro momento, quando conseguiu com grande proeza eleger a professora Fátima Cleide ao senado da República no ano de 2002, considerado efeito surpresa na urna.
Outro grande feito do PT rondoniense foi conquistar a prefeitura de Porto Velho com a eleição de Roberto Sobrinho em 2004, esse começou como lanterninha na disputa, foi para o segundo turno e ganhou do seu rival, Dr. Mauro Nazif (PSB), esse último cometeu um erro político em aceitar o apoio do prefeito Carlinhos Camurça, seu adversário político na capital de várias décadas, do fruto dessa união, obteve do povo, a reprovação nas urnas.
Em 2006, o PT veio com a candidatura ao governo do Estado da senadora Fátima Cleide , sendo derrotada pelo governador Ivo Cassol (PPS), esse reeleito no primeiro turno da eleição daquele ano. Na verdade, faltou pouco mais de sete mil votos naquela eleição para provocar o segundo turno para governo do Estado. O naufrágio eleitoral do PT naquela eleição ficando em segundo lugar na disputa, se deu por conta do lançamento da candidatura do ex-prefeito da capital Carlinhos Camurça pelo PSB ao governo do Estado, dividindo os votos da capital e impondo uma derrota ao projeto da esquerda de pelo menos disputar o segundo turno das eleições com o governador Ivo Cassol (PPS).
Nessa mesma eleição, o senador Valdir Raupp (PMDB) conseguiu também uma vitória dupla dentro do seu partido, se tornando a corrente majoritária do PMDB rondoniense a partir da derrota vergonhosa sofrida pelo então senador Amir Lando, esse envolvido na disputa como candidato do partido ao governo do Estado e na outra ponta, o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon, que figurou na chapa como candidato a senador da República.
Em 2008, novamente o PT se saiu bem nas eleições para prefeito da capital, o então prefeito Roberto Sobrinho (PT) disputava a sua reeleição, feito que conseguiu no primeiro turno, impondo uma folgada derrota aos seus principais adversários envolvidos na disputa. Perderam para Roberto Sobrinho, Lindomar Garçon (PV) e Dr. Mauro Nazif (PSB), ambos deputados federais. Sendo que Dr. Mauro Nazif (PSB) ficou em quarto lugar, perdendo o terceiro lugar para Chuilito Erse, herdeiro politico do ex-prefeito da capital Chiquilito Erse e que até o momento não conseguiu deslanchar no cenário político local e regional. Nessa mesma eleição, o candidato do PSDB, o ex-deputado federal Hamilton Casara saiu como lanterninha dos votos nessa disputa majoritária.

Nenhum comentário: