quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Porto Velho Cogumelo



              Estudiosos afirmam que a cidade é a mais espetacular forma de apropriação dos espaços naturais realizada pelo homem. Na atualidade é impossível imaginar a vida na cidade ou fugir de sua influência, principalmente com a multipolarização e encurtamento das distâncias através das redes de comunicação, fruta de revolução técnica cientifico.
         O processo de urbanização intenso na atualidade que atinge os países subdesenvolvidos ou emergentes, considerado como um fato novo, devido ao processo rápido de industrialização dos mesmos, dão novas formas aos lugares, criando e recriando cidades, essas consideradas uma organização socioespacial complexa e, a sua existência, passa pela dependência do grau de desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural.
         Então, pensando como o economista Paul Singer quando esse afirma que “o Império Romano foi a mais ampla economia urbana pré-industrial. Foi um período de intensa circulação de mercadorias e valores entre cidades. Portos, canais, estradas foram construídos, ligando uma rede urbana bastante vasta, que convergia direta ou indiretamente a Roma. Vários monumentos históricos europeus exibem, até hoje, o estilo romano em sua arquitetura”.
         Portanto, desde a Revolução Industrial, a cidade passou ter a função de centros econômicos e de uma sociedade urbana, bases do desenvolvimento capitalista, elementos de um mesmo sistema, fruto da industrialização e urbanização. Assim, entende-se que para atingir o grau de desenvolvimento socioeconômico desejado, é preciso promover investimentos em infraestrutura visando alavancar a produção industrial local e também, comercializar a produção agrícola.
         Diante de tais afirmativas, entendemos que Porto Velho já nasceu grande em território, recursos naturais, minerais e energéticos. Tais potencialidades precisam ser repensadas de forma grandiosa, adotando políticas públicas serias com um único objetivo, fortalecer a indústria e a nossa agricultura a partir de aplicação e uso de modernas tecnologias na produção de alimentos, com o intuito de conquistar os mercados dos países fronteiriços, ultrapassando barreiras e também, chegar a conquistar o mercado asiático que agora estão tão próximo por conta da rodovia transpacifico.
          Sim, é possível gerar riqueza, darmos um grande salto, gerar novas oportunidades de trabalho e renda, proporcionar melhoria na qualidade de vida da nossa população urbana. Erradicando uma das maiores mazelas sociais da modernidade, a miséria e as condições insalubres de moradia de quem vive nas franjas urbanas de Porto Velho.
         Assim, é preciso pensar grande, como pensou os grandes reformadores urbanos do século XIX quando optaram pela remodelação de Londres, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa linha de raciocínio, a Porto Velho real para se tornar ideal, precisa deixar de ser considerada uma cidade cogumelo, ou seja, coibir os assentamentos humanos que aparecem de maneira mágica da noite para o dia de natureza precária. Na verdade, invasões que dão origem a novos habitat a partir do uso de materiais inadequados e inaceitáveis a dignidade humana. Sendo urgente e necessário pensar uma política pública voltada para esse fenômeno social.

Nenhum comentário: