sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Rondônia: estratégias e vantagens competitivas


           O Estado de Rondônia encontra-se na melhor localização geográfica da América do Sul, fazendo do sonho de alguns uma realidade para muitos, ou seja, com a recém inaugurada saída do pacifico através da Transoceânica, projeta o Estado como um possível centro de criação de oportunidades, mais para isso ser possível, é preciso urgente a captação de investimentos em infra-estrutura logística. Proporcionando a construção de um cenário de estratégias e vantagens competitivas em solo rondoniense, visando à integração regional através do modal de transportes integralizados a partir do rodoviário, hidroviário, aéreo e num futuro bem próximo, ferroviário.
            Os grandes financistas do mundo continuam apostando na globalização econômica, em que o fomento a tecnologia e o desejo de consumo buscam encurtar as distâncias. O futuro está chegando a passos apressados e com ele a necessidade de abrir novos caminhos sustentáveis com o objetivo de escoar a produção dos mais diversos setores produtivos, que se projetam a partir do aparecimento de novos cinturões agrícolas. Portanto, cresce a cada dia a importância de buscar investimentos em modelos de transportes mais baratos e sustentáveis. Assim, a navegação fluvial reaparece no cenário da Amazônia Legal como alternativa sustentável, visando escoar tudo que é produzido numa região onde se tenta associar o desenvolvimento e preservação do meio ambiente.
            Nesse contexto mencionado acima, entendemos que o Estado de Rondônia deve assumir uma posição de vanguarda e buscar aperfeiçoar-se nesse “nicho” de mercado. Pois, a sua localização geográfica o torna de vital para o novo cenário de desenvolvimento regional, devido a sua importância espacial no mapa da América do Sul e do Brasil. Tal posição geográfica privilegiada projeta o espaço rondoniense a ser detentor do eixo principal da Hidrovia do Madeira – Amazonas. Portanto, duas das principais vias fluviais no cenário econômico da região e que as faz, mola mestre do desenvolvimento e integração regional de mercados do continente Sul-Americano.
            Mais tal desafio só será possível se tiver a vontade política do Governo Estadual, ancorado pelo Governo Federal e parcerias com a iniciativa privada, visando proporcionar a geração de oportunidades, repito, alicerçado em estratégias e vantagens competitivas para promover a integração do mercado regional. Para esse grande salto, é preciso que a equipe de governo centre o foco na elaboração urgente de um Plano de Zoneamento e Desenvolvimento de Trabalho (PZDT) como parte de um projeto ambicioso, visando tornar a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) mais competitiva no cenário logístico de integração regional.
            Com a iniciativa de elaborar o Plano de Zoneamento e Desenvolvimento de Trabalho (PZDT), este servirá para traçar o plano de ampliação e expansão do Porto, centrando-se na avaliação permanente de tal projeto, bem como a geração de oportunidades, impactos, prevenção e soluções, além de ajudar a preservar culturalmente e economicamente as APP’S (Área de Preservação Permanente) no seu entorno e possivelmente, a partir de um estudo integrado, a exploração turística do lugar, criando uma ambiente favorável para o desenvolvimento de políticas públicas por parte do Governo Estadual - na atividade especifica já mencionada - a fim de gerar oportunidades de negócio e de trabalho.

Obs.: Publicado na Revista Painel Político, ANO I, N.º 05, 05 de Janeiro de 2012 - Porto Velho, RO.

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