terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Coluna Falando Sério

O entusiasmo tomou conta no fim da semana dos muitos primeiros que encamparam a ideia da Lei da Ficha Limpa. O ex-deputado federal Miguel Martini (PHS-MG) que coordenou o grupo de trabalho na Câmara Federal da Lei da Ficha Limpa, nos revelou por telefone, “que com a validação da Lei pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acredita que haverá uma mudança de comportamento dos políticos que possuem mandato e um grande impacto nas eleições municipais de outubro, pois muitos que já foram condenados por corrupção, serão barrados pela Lei da Ficha Limpa, mudando em muitos casos o cenário eleitoral de vários lugares”. Assim, a partir desse momento, o efeito imediato se dará na conduta de políticos que estão no exercício do mandato e, um único deslize, poderá ter sua carreira interrompida. Para os partidos políticos, a esses sim, sobrou à missão de vasculhar a vida pregressa de quem deseja filiar-se com a pretensão de disputar uma eleição como candidato a um mandato eletivo.
Esperança
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho, ao comentar sobre a aprovação da Ficha Limpa no STF disse o seguinte: “Está na hora de o velho dar lugar ao novo, dos líderes corruptos deixarem o poder, da sociedade consagrar aqueles que possam escrever uma história diferente, baseada em princípios éticos”.
Manobra
O procurador Alexandre Camanho se esqueceu das manobras dos políticos que perdem seus mandatos quando lançam na política as esposas, os filhos, os netos, os irmãos, os primos, os sobrinhos e por fim, os bajuladores de plantão, que se tornam apadrinhados.
Refrescando
Para refrescar a memória, ainda tem a compra de votos disfarçada pela famosa Boca de Urna. Sem falar na gasolina da semana para usar o adesivo com a cara do candidato e o entusiasmo dos eleitores que são contratados para trabalharem como formiguinhas.
Cenário
Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, muda o cenário regional para as próximas eleições municipais e estaduais, pois muitos políticos rondonienses estão enrolados na justiça.
Celeridade
 Agora é os homens de bem que compõem o judiciário, dar celeridade no julgamento dos processos dos políticos que praticou desvio de conduta moral e meteu a mão no dinheiro público.
Conscientização
Agora é preciso os partidos e as pessoas se mobilizem para formarem uma cadeia de união, no intuito de divulgar o histórico dos candidatos nas eleições, servindo de ferramenta para o surgimento de novos líderes comprometidos com a austeridade.
Greve
Reunidos em Assembleia na frente da Prefeitura, os trabalhadores em educação do Município de Porto Velho decidiram entrar em greve por tempo indeterminado por conta dos baixos salários. Lembrando, no Ranking, é um dos piores do país.
Rodoviária I
Quem passa pela Rodoviária de Porto Velho fica frustrado em não ver nenhuma ação concreta para tirá-la da foto pendurada numa placa.
Rodoviária II
A nova Rodoviária de Porto Velho será construída no espaço da velha, onde suas vias de acesso se encontram estranguladas, apresentando grandes congestionamentos de veículos, com péssimas de mobilidade para o embarque e desembarque do usuário, alta concentração de taxistas e moto-taxistas, bem como, dificuldade de carga e descarga.
Empréstimo
Após realização da Audiência Pública no inicio da semana na ALE para debater o pedido (PIDISE) de empréstimo do Governo do Estado junto ao BNDES no valor de R$ 542 Milhões, os deputados estaduais aprovaram o empréstimo, pois esses ficaram convencidos na necessidade de investimentos em infraestrutura e programas sociais do governo.
Desmonte
Durante a audiência pública para debater o financiamento junto ao BNDES do Plano Integrado de Desenvolvimento e Integração Socioeconômica (PIDISE), o secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, desmontou ponto a ponto o discurso do senador Ivo Cassol contra a aprovação do financiamento.
Pazinha
Ainda restou uma a pá de cal jogada pelo conselheiro político e econômico do governo Gilvan Ramos, na cara do ex-governador Cassol, fazendo uma excelente apresentação sobre a vitalidade financeira do Estado.
Carta
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Laerte Gomes, pra terminar com a celeuma na Audiência Pública, apresentou uma carta assinada pela maioria dos 52 prefeitos do Estado, apoiando a aprovação do financiamento.
Capacitação
Sob o comando do secretário da Administração, Rui Vieira de Sousa e da adjunta Carla ITO, a SEAD promoveu essa semana o primeiro encontro de RH da pasta e contou com cerca de 40 representantes de RH das diversas unidades do governo.
Eleição
A eleição para Reitor da Unir, polemizou entre as candidaturas do ex-Reitor Ene Glória e da Reitora em exercício Maria Cristina. Pois os professores, técnicos e alunos perceberam que a candidata do “comando de greve” Berenice Tourinho, representaria a “mexicanização” da universidade.

Nenhum comentário: