domingo, 12 de fevereiro de 2012

De quem é a responsabilidade de fazer a segurança do folião de rua de Porto Velho?


      Gosto de vivenciar o lugar que vivo, de respirar o cotidiano das pessoas, de frequentar passeios públicos, prestigiar manifestações culturais e de vez em quando, festar com amigos numa noite cheia de boemia. Mais nas semanas que antecede o carnaval de Porto Velho, vez ou outra, participo de algumas concentrações de ensaios dos blocos carnavalescos e de algumas escolas de Samba.
         Nessas minhas participações tímidas, muito tem me preocupado a segurança do folião de rua, pois em todos os eventos pré-carnavalesco até a presente data, só pude ver a presença do bombeiro no dia de hoje, nada de policiamento ostensivo, dos agentes de trânsito, tanto do DETRAN quanto da SEMTRAM, visando orientar os motoristas que se confundiam com as ruas interditadas, tendo que realizar manobras arriscadas e retornar na contramão.
          Todos sabem que no inicio da Avenida Pinheiro Machado, esse trecho mais conhecido por calçada da fama, ou seja, se transformou no principal ponto de encontro da capital dos “baladeiros de plantão”. Assim, aproveitando a concentração de bares e casas noturnas, é pra lá que marcam a saída ou passagem dos blocos de carnaval.
         Nesse contexto, o evento de rua que consta no calendário turístico do nosso país e que já virou tradição às prévias carnavalescas, faz necessário que sejam desenvolvidas ações e medidas de segurança. Portanto, é preciso urgente o envolvimento maior dos órgãos de segurança, dos que promovem tais eventos, bem como pelo público em geral que tanto prestigia a folia de rua da nossa capital.
         Nos locais por onde passei, pude identificar faixas com os patrocinadores, inclusive banner´s da prefeitura da capital e do governo do Estado. Mais senti a ausência do policiamento ostensivo de rua no local a fim de garantir a prevenção de ocorrências policiais relacionadas a delitos contra a pessoa humana, ao patrimônio público e privado, de preservar a ordem, a tranquilidade do folião e o bem estar de quem reside aos arredores das festividades.
         Ainda falta uma semana para o inicio do carnaval oficial, toda a semana que antecede o calendário oficial tem saída de Blocos Carnavalescos e concentrações de ensaio das Escolas de Samba. Sendo assim, os órgãos que promovem a segurança pública em nosso Estado precisa desenvolver medidas pró-ativas, preventivas e repressivas, visando promover a integridade física dos participantes da folia de rua ou daqueles que desejam aproveitar para descansar nesse período, se reservando em casa com a família.

Nenhum comentário: