domingo, 26 de fevereiro de 2012

Porto Velho, a cidade que precisa acontecer!


Mobilidade urbana, um desafio crescente!

         Quem é usuário de transporte coletivo em Porto Velho, sabem da carência de planejamento, investimentos e uma política pública levada a sério que vise à melhoria da mobilidade urbana.
         A capital rondoniense hoje, conta com apenas duas empresas de transporte público coletivo que presta serviço à população. Em toda campanha, os candidatos a prefeitos prometem a quebra do monopólio praticado por ambas as empresas, detentoras da concessão municipal para efetuarem a prestação de tal serviço.
          Mesmo o usuário dispondo da opção do taxi e moto-taxi, o sistema de transporte coletivo ainda é o mais utilizado na capital. Todas as faixas etárias de idades são usuários, principalmente os trabalhadores e estudantes em períodos escolares. Mas em todas as pesquisas realizadas, o indicie de reprovação ao sistema por parte do usuário é superior à média nacional.
         A administração petista vai para finalização do oitavo ano de mandato, até o presente momento, nada de novo foi apresentado ao usuário do sistema público de transporte coletivo da capital. Se houve, pouco foi feito, para realizar melhorias substanciais em termos da redução da idade média da frota, da expansão e manutenção dos corredores de circulação, integração e melhorias como um todo.
         Todos percebem o crescimento da frota de veículos e motos na circulação das ruas de Porto Velho. A cidade está crescendo para todos os lados, sendo assim, é preciso repensar urgente à mobilidade urbana da capital, proporcionar maiores investimentos para o sistema viário, adotando um modelo sustentável, aumento da frota, abrigos eficientes, com um deslocamento rápido e seguro até o destino final, contribuindo para melhoria na qualidade de vida dos usuários, principalmente de quem sai de casa todos os dias para o trabalho, escola e lazer. Na verdade, beneficiando a população de baixa renda, ou seja, quem mais precisa.

Nenhum comentário: