domingo, 12 de fevereiro de 2012

Coluna Falando Sério

É incrível como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se distancia da sociedade e vice-versa. Todas as universidades ou mesmo instituições de ensinos superiores privados ou filantrópicos, na sua maioria são considerados pólos de desenvolvimento cientifico e tecnológico. Também podem contribuir muito para responder as necessidades sociais a partir de uma articulação das potencialidades das regiões onde estão inseridas. Quem ilustra muito bem tais potencialidades é o Professor Doutor Dorosnil Alves Moreira em seu livro: Ética, Educação, Universidade, Sociedade: reflexões acerca de vivências e práticas como respostas às necessidades sociais no contexto da Amazônia. Nessa obra, o mesmo defende que o papel da universidade é “investir na construção de uma base de conhecimento e comunicação com informações precisa sobre a questão ambiental social, econômica e cultural, direcionadas para um planejamento prospectivo de médio e longo prazo, articulado com fatores da cadeia produtiva de outras localidades”. Assim, Caro Leitor, a Universidade deve oferecer uma enorme contribuição ao desenvolvimento sustentável do nosso Estado, bem como, se tornar uma ferramenta de luta da plena cidadania.

Eleição  

A eleição para escolha do novo reitor da Unir será nos próximos dias 01 e 15 de março. Cinco candidatos disputam o cargo, são eles: Maria Cristina (Reitora em Exercício), Ene Glória (Ex-Reitor), Berenice Tourinho (Comando de Greve), Júlio Militão (Moderados) e Júlio Rocha (Oposição).

Reflexão

É importante, o professor, o técnico e o aluno da Unir, refletir sobre as demandas e gargalos que a universidade exige como solução imediata, bem como, em longo prazo.

Papel

É importante cada personagem nesse processo sucessório da UNIR buscar caminhos longe da “politicagem” externa. É preciso sim, um modelo de gestão séria e altiva com vista à construção de políticas democráticas de acesso e permanência do aluno na universidade.

Palanque

Um passarinho preto próximo a atual Reitora em Exercício Maria Cristina, nos revelou que essa não nomeou o professor Adilson Siqueira como Chefe de Gabinete, alegando que este queria transformar a UNIR num palanque eleitoral.

Lembrando

Muitos professores e técnicos da UNIR, tanto do interior como da capital, confidenciaram a este Colunista, suas preocupações com a escolha do novo Reitor. Todos foram unanime em dizer, que a universidade não deve se resumir a um “comando de greve” ou mesmo “ficar de joelho” a “politicagem externa”.

Recado

O governador Confúcio Moura em despacho na SEDES comandada pelo secretário Edson Vicente, afirmou diante dos funcionários daquela pasta, a necessidade de fazer o Estado caminhar para um desenvolvimento sustentável.

Miolos

Ainda na SEDES, o governador Confúcio foi enfático em dizer que é preciso a soma de esforços de todos, pois recursos existem e estão se perdendo por falta de projetos e planejamento. A solução é cada um colocar seus miolos para funcionar, contribuindo com o desenvolvimento do Estado e consequentemente com a melhoria de vida das pessoas.

Trio

O trio parada dura da SEDUC formado por Isabel e Suely Aragão, sob o comandado do imortal Júlio Olivar, desejam dar inicio a grande revolução na educação do Estado, mudando o atual perfil de gestão, visando reduzir o percentual de 68% de alunos do ensino médio evadidos das Escolas Estaduais.

Negativo

Outro ponto negativo a ser vencido pela SEDUC são os alunos do ensino fundamental, estes recebem seus certificados de conclusão sem saber ler e escrever.

Correndo

Quem passou os primeiros dias da semana em Brasília correndo atrás da transposição dos servidores foi o secretário Rui Vieira da SEAD. Este vem trabalhando junto ao Ministério do Planejamento incansavelmente com o apoio da deputada federal Marinha Raupp e do Senador Valdir Raupp, ambos do PMDB.

Bancada

Bem que o governador Confúcio Moura (PMDB) deveria convocar a deputada federal Marinha Raupp para coordenar os interesses do Estado em Brasília, promovendo a integração das ações do escritório de representação do governo com o gabinete da parlamentar, a final, todos sabem que o governo é do PMDB.

Judas

O secretário da SEMDESTUR Agnaldo Nepomuceno vem sendo considerado pelos camelos como um Judas. Esse vem retirando os mesmo das ruas sem uma verdadeira política do dialogo e realocação desses trabalhadores informais para ganhar o seu sustento.

Manter-se

Todos sabem que Agnaldo Nepomuceno é filiado ao Partido Verde, é indicação dos quatro vereadores do PV da capital, para se manter no cargo, este vem tomando decisões a frente da pasta que vem desagradando aos vereadores do PV da capital e principalmente ao ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV).

Um comentário:

Anônimo disse...

Passarinho preto... falando sério. Trágico!