quinta-feira, 15 de março de 2012

Coluna Falando Sério

Mesmo tendo declardo não querer tecer comentários sobre o descaso para com o patrimônio histórico, cultural e arqueológico de rondônia e Porto Velho, o Prefessor Doutor Marco Antonio Teixeira Guerra, revelou que encontrasse estarrecido diante da enormidade do descaso para com o patrimônio histórico, cultural e arqueológico que Rondônia, em especial, Porto Velho. Declarou ainda que esse acervo está sendo sistematicamente destruído sob o olhar indiferente ou mesmo conivente dos poderes estabelecidos para preservá-los e protegê-los. E pior, a sociedade pouco tem se manifestado. Conclui-se a partir do desabafo desse grande conhecedor da nossa história regional, a indignação ao ver a memória e bens patrimoniais tratados com tamanho descaso e descuido pelas autoridades competentes. Portanto, é preciso a tomada de providências urgentes sobre tudo isso que está acontecendo.
Revelação
O professor Doutor Marco Antonio Teixeira Guerra relatou o fato da transformação dos antigos paredões de pedra do Jirau, cobertos de petroglifos, pinturas rupestres e outras manifestações artísticas e culturais de sociedades indígenas ancestrais, sendo transformados em brita para o avanço das barragens daquela UHE.
Relevância
Nas palavras do mesmo pesquiador, este afirmou que o MPF o interpelou para saber da importância histórica do “CASARÃO DOS INGLESES” ou Casarão de Santo Antônio, uma vez que, segundo o próprio MPF e o IPHAN, declararam que o mesmo edifício não teria relevância histórica alguma.
Problemas
É preciso pensar a soma de problemas ambientais, sociais e cultural trazido com o progresso ocasionado pelas Usinas do Madeira, bem como as providências urgentes que devem ser tomadas para saná-los.
Aliança I
A aliança formalizada inicialmente entre o PSDB, PR e PV para lançar um pré-candidato a prefeito, ganhou o reforço do PSD do deputado federal Moreira Mendes.
Aliança II
O pré-candidato a prefeito desse grupo de partidos que aparece bem colocado nas pesquisas é o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV). Agora resta saber se a Direção Nacional do PSDB vai permitir o partido numa capital, coligar-se como simples coadjuvante.
Aliança III
Lembrando que a Direção Nacional do PSDB determinou o lançamento de candidatos a prefeitos em todas as capitais e nas principais cidades tidas como centro regional para dar palanque ao pré-candidato da legenda à presidência da República, o senador mineiro Aécio Neves.
Fora
Quem está fora do páreo nas eleições de 2014 a presidência da República é o ex-governador José Serra. Este vem liderando a intenção de voto e poderá torna-se prefeito novamente de São Paulo.
Macho
O prefeito Gilberto Kassab (PSD) de São Paulo mostrou-se um político de pulso firme em não ceder uma vírgula ao movimento grevista dos transportadores autônomos de carga.
Tendência
Segundo Kassab, a tendência na cidade é que as entregas sejam realizadas apenas no período noturno "como é no mundo todo". Bem, se em Nova York é assim e deu certo, porque não adotar pelas bandas de cá?
Julgamento
O TRE-RO marcou para a próxima segunda-feira (12/03), o julgamento da representação ajuizada pela Procuradoria Eleitoral pedindo a cassação do mandato do deputado estadual Valdivino Tucura (PRP – Cacoal).

Motivo

O deputado Tucura foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por infringir a legislação eleitoral que proíbe o comparecimento de candidatos nas inaugurações de obras públicas em período eleitoral.

Lamentação

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lamentou mais um acidente ocorrido na BR.-364 envolvendo um ônibus e uma carreta e que vitimou 9 pessoas próximo ao município de Ariquemes.

Explicação

A bancada federal deve uma explicação ao povo de Rondônia quanto às afirmações do DNIT, pois este órgão veio afirmar que foi investido no ano de 2011, a bagatela de R$ 92 Milhões de reais na recuperação da BR. 364, essa ultimamente, tornou-se a rodovia da morte.

Transposição

O secretário Rui Viera esteve apresentando ao Senador Valdir Raupp (PMDB) o ambiente preparado para realizar a recepção dos servidores beneficiados pela transposição. “A parte do Estado foi feita, agora falta o governo federal fazer a sua parte”, declarou o secretário Rui Vieira.

Troca

O presidente da ALE, o deputado estadual Hermínio Coelho mais uma vez trocará o novo secretário geral daquela Casa de Leis. A indicada é conhecida por Dorinha, ligada ao advogado Nelson Canedo.

Diárias

Decisão acertada do presidente da ALE, deputado Hermíno Coelho em convencer aos seus pares a retroceder pelo o aumento de suas próprias diárias.

Nenhum comentário: