sábado, 21 de abril de 2012

Coluna Falando Sério

Com a proximidade das eleições municipais, as especulações estão aumentando em torno dos principais nomes que poderão disputar a prefeitura da capital, a exceção o PT que já definiu o nome da ex-senadora Fátima Cleide como sua pré-candidata a sucessão de Roberto Sobrinho do mesmo partido nas prévias internas realizadas recentemente. O partido situacionista lançou a pré-candidatura do médico José Augusto (PMDB), mais nos bastidores políticos se fala que foi apenas um balão de ensaio, na verdade o nome para composição seria o do empresário Dirceu Fernandes (PMDB) como possível vice-prefeito na chapa encabeçada pelo PT. Assim, Fátima Cleide e o PT já poderia contar com o apoio do PMDB, PDT, PC do B, PRTB e PSC (Lamir), ou seja, partidos que se encontram na base do governo de Confúcio Moura (PMDB). Quem pensa que a oposição ao Palácio Presidente Vargas, liderada pelo senador Ivo Cassol (PP) estaria morta na capital, engana-se! Este que lidera um frente de partidos formada pelo PP, PTN, PTB, PSDC, PRP e PPS, vêm tentando convencer Miguel de Sousa (PR) e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), fazer uma composição visando disputar a prefeitura da capital. Pois pesquisas de consumo interno já coloca o deputado Hermínio Coelho (PSD) no segundo turno das eleições municipais com vista ao Palácio Tancredo Neves, sede do poder municipal de Porto Velho. Agora é esperar pra ver se o senador Ivo Cassol (PP) tem essa bala toda na agulha e convence a ambos formar e compor tal frente oposicionista a sintonia entre PT e PMDB.
Garçonagen
Quanto ao ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), também pré-candidato a prefeito da capital e que participa de uma frente formada com o PSDB de Expedito Júnior e Mariana Carvalho, perderia o apoio do PSD com a aliança formada acima. Em pouco menos de um mês, seria o segundo partido a sair da aliança prévia, pois o primeiro a deixar foi o PR de Miguel de Souza.
Esperança
O deputado Mauro Nazif (PSB) que também é pré-candidato a prefeito da capital, ao longo da sua carreira política se incompatibilizou com os caciques do PSDB e DEM. Este não poderá contar com o tempo de televisão maior, restando a esperança de conseguir o apoio de partidos do PC do B, PHS e PTC, estes também fazem parte da base governista.
Nanicos
Quanto ao vereador Mário Sérgio (PMN), pré-candidato a prefeito da capital, restaria liderar uma frente de partidos nanicos formados pelo PT do B, PRB e PSL.
Sozinho
Quanto ao PSOL, este tem uma orientação da Executiva Nacional para não fazer composição alguma, ou seja, coligação. Sendo assim, o seu pré-candidato a prefeito, Pastor Vidal disputaria sozinho sem apoio de partido algum e com pouquíssimo tempo de televisão.
Transposição
Com a divulgação da Minuta que regulamenta a transposição, muitos políticos e sindicalistas que desejava tirar uma casquinha eleitoral nas próximas eleições municipais, terão agora que se explicar aos servidores estaduais de tal engodo.
Tranquilidade
Sobre a transposição dos servidores, o secretário Rui Vieira informou que a SEAD está enviando os documentos que estão sendo solicitados, e afirmou que a bancada federal, o governo e os sindicalistas continuam trabalhando para o enquadramento dos servidores da mesma forma como que vinham sendo conduzidas as ações.
Participação
Quem esteve na Câmara Federal participando da audiência pública para tratar do endividamento dos Estados foi o secretário de finanças Benedito Antonio (SEFIN). Em sua fala, afirmou que “do jeito que está o índice da nossa dívida é impossível pagar”. Segundo ele, as dívidas do governo de Rondônia, hoje comprometem os investimentos nas obras estruturantes que o estado necessita.
Adesivos
Vários carros estão circulando na capital com adesivos pedindo a captura e a cassação do deputado estadual Valter Araújo (PTB). Resta saber se seus pares e a Polícia Federal atenderão ao apelo popular ou será que vai dar em nada como deu a Operação Dominó.
Marcha
Todo o Brasil estará hoje marchando contra a corrupção. Insisto em dizer, o nosso problema não é a corrupção, mas sim a impunidade. Com a palavra os nossos congressistas!
Confidências
O ex-reitor Januário Amaral confidenciou a este colunista que de uma vez por todas não mais participará da militância política interna da UNIR. Este vai se dedicar apenas a pesquisa e na consolidação do grupo estudo em gestão territorial e políticas públicas.
Doadores
O Banco de Leite Materno do Hospital de Base necessita de doadores para reabastecer os seus estoques, pois o estoque está abaixo do normal.

Nenhum comentário: