domingo, 8 de maio de 2011

Falando Sério
Por Herbert Lins*
            Mesmo sendo um militante político, um homem que gosta de desafios, não desejo ser comparado ao Jornalista Carlos Lacerda, por conta do convite aceito de lançar e escrever a Coluna Falando Sério aos domingos como opção de leitura para o Leitor do Jornal Estadão do Norte. Um espaço que terá como pano de fundo a análise da política estadual com ensaios, esboço, opiniões, comentários, resenhas e fatos da semana.
            A coluna não será restrita apenas a quem escreve, mas o espaço esta totalmente aberto ao Leitor do Jornal Estadão do Norte para sugerir, opinar e criticar. Os mesmos poderão enviar suas considerações e comentários por e-mail que está disponível acima. Na verdade, desejamos que o Leitor fossem os grandes parceiros desse novo desafio. Desafio este, que será encarado com seriedade e arte com as palavras, para tornar a Coluna um atrativo de fim de semana a todos.

Fantasma
A volta do fantasma da inflação já assusta os bolsos das donas de casa quando se deparam com a volta da maquininha de remarcação de preços dos alimentos expostos nas prateleiras dos supermercados e nos bolsos dos motoristas, quando vão abastecer seus carros nos postos de gasolinas. Especialistas pregam a derrubada do crescimento econômico para reduzir a inflação, pense numa controvérsia para um país em vias de desenvolvimento.
 Terras
A criação do Instituto de Terras de Rondônia – ITERON é a materialização de um sonho antigo dos produtores rurais rondonienses, afinal, a base econômica do Estado é essencialmente agrícola e com a titulação das terras, o homem que vive no campo terá facilidade ao crédito bancário e vai preencher uma expressiva lacuna deixada pelo INCRA.
Florestas
Especialistas vem alardeando que o novo texto da reforma do Código Florestal não agradou nem ao governo federal e nem aos ambientalistas. Desagrada ao governo pelo fato de ter que anistiar proprietarios que desrrespeitaram o atual código florestal até o ano de 2008. Para os ambientalistas é inadmissivel  o avanço do desmatamento, pois com o novo Código, cria-se brechas para o desmatamento em áreas de preservação permanente – APP, pois o texto define a produção de alimentos como de interesse social e depois diz que pode desmatar APP em caso de interesse social e por fim, quando autoriza a supressão de manguezais em áreas urbanas e a criação de gado em reserva legal.
Reinvenção
Foi de grande relevância para o município de Guajará-Mirim a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Unir para implantação do curso de Bacharel em Direito. Demonstra a sensibilidade do governador Confúcio Moura em promover a reinvenção do lugar, por conta da posição estratégica do município que num futuro próximo pode torna-se um importante corredor de exportação e um pólo de conhecimento universitário, inovações científicas e tecnológicas.
Defenestrado
Os partidos políticos já se movimentam visando as próximas eleições municipais com a formação das provisórias municipais e intervenções de cima para baixo, ou seja, Executivas Nacionais intervindo nas Executivas Estaduais. No jogo de mudanças visando às próximas eleições municipais, o ex-senador Odacir Soares (PSL) e atual segundo suplente do senador Ivo Cassol (PP), foi defenestrado por Ednei Lima da presidência regional do Partido Social Liberal – PSL. Ednei é conhecido no meio político como uma figura sem sal e que gosta de temperos estranhos no jogo do poder.
Triunvirato I
As próximas eleições municipais serão marcadas por disputas de forças entre os senadores Valdir Raupp (PMDB), Ivo Cassol (PP) e Acir Gurgacz (PDT). Todos em pé de igualdade no jogo do poder, mas seguem caminhos opostos visando o fortalecimento individual para as eleições de 2014. Assim, quem sai na frente é o senador Valdir Raupp (PMDB), dono de um grande espólio político, seu partido que é o PMDB, poderá sair vitaminado nas próximas eleições elegendo o maior número de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos em decorrência da legenda esta ocupando o Palácio Presidente Vargas, ou seja, um processo natural na política de quem esta em evidência.
Triunvirato II
Quem também vem se fortalecendo é o senador Acir Gurgacz (PDT), pois o seu partido que leva a bandeira do socialismo moreno, vem sendo procurado pelas lideranças municipais como uma das legendas alternativas para disputar os mandatos de vereador, vice-prefeito e prefeito, porque em seu palanque vai esta o vice-governador Airton Gurgacz e o próprio Acir.
Triunvirato III
Já o senador Ivo Cassol (PP) conhecido no meio político como não transferidor de votos, tem nas eleições municipais do ano que vem o grande desafio de eleger o maior número de aliados, para pavimentar o seu possível retorno ao Palácio Presidente Vargas.
*Colaborador
Publicado no Jornal Estadão do Norte em 07/05/2011

Nenhum comentário: