sábado, 14 de maio de 2011

Falando Sério
Por Herbert Lins*
 É preocupante o que observamos nas noites de Porto Velho, na qual é visível o crescente consumo de álcool e drogas pela juventude. Além disso, existe o perigo da direção perigosa e a prática de prostituição. Essa situação é visível em vários pontos da cidade, a exemplo de postos de gasolina, bares e boates que permitem a permanência de menores. Assim, se faz necessário realizar a prevenção visando reduzir o consumo do álcool e droga com ações enérgicas combatendo o tráfico, investindo em educação, promover o resgate da família, promover investimentos sociais em bairros periféricos e ações concretas para geração de emprego e renda. De imediato, sugere-se fiscalização intensa por parte do Juizado da Infância e Juventude. Prova desse referido problema, são os Boletins de Ocorrência registrados na Central de Polícia envolvendo principalmente menores na direção e posse de entorpecentes.      
Social

O Governo do Estado já deveria planejar-se para investir mais no social no próximo orçamento estadual a ser executado em 2012. Os investimentos seriam principalmente na educação, com a construção de Escolas, reformas e ampliação das já existentes, equipando-as com laboratórios, piscinas, oficinas de qualificação profissional etc. Também deveria prevê um Centro de Línguas Estadual e Centros de Juventudes que ofereçam oficinas de Artes Plásticas e Cênica, Música e por fim, a implantação da tão esperada e sonhada Universidade Estadual com aulas presencias e vocação para as ciências ambientais, biológicas, inovação e tecnologia.

Criatividade

Os países emergentes tem se destacado como os mais criativos no mundo cientifico por conta do efeito de inovação da pirâmide, ou seja, pobre gerando inovação tecnológica para rico. Exemplo, a coreana Samsung investe mais em pesquisa e inovação tecnológica do que a Intel americana. A China já supera o Japão no mesmo tema e o Brasil desponta na aviação civil com a Embraer que fabrica aviões mais baratos, mas com tecnologia igual ou superior dos concorrentes. Além do Etanol, do surgimento dos motores flex e o “porco light” da Embrapa.

Impressionante

É impressionante a inteligência do responsável pela execução da operação tapa-buraco realizada pela Prefeitura da Capital no horário de pico. Provocando grande congestionamento e criando transtornos aos motoristas, ou seja, aos trabalhadores e alunos que precisam chegar nos seus horários certos. Ação que busca a notoriedade pelo que esta fazendo, ainda que mal, procurar fazer em horários mais difíceis para a população.

Calote I

As Usinas do Madeira, não só geraram emprego e renda local, mas geraram transtorno aos pequenos agricultores e pecuaristas afetados pela desapropriação de suas terras, pois até o presente momento, ninguém recebeu as tais indenizações que lhe cabem por conta de pertencerem a Área de Influência Direta das Usinas. O calote é grande, quem também sofre é a população de Porto Velho, pois as compensações sociais ainda não aconteceram de fato e de direito, com a palavra: Governo do Estado, Prefeitura e Câmara de Vereadores da Capital, Bancada Federal e Estadual, Ministério de Minas e Energia, Ministério Público e Polícia Federal.

Calote II

Outro grande calote, ocorrido indiretamente por conta das Usinas do Madeira, foi o da BS Construtora, pois a mesma mantinha vários contratos em Porto Velho na venda de casas prontas a população em geral e construções das UPA´s de Saúde em convênio com a Prefeitura da Capital.  A BS Construtora fechou as suas portas, deixando dividas trabalhistas, obras inacabadas de grande alcance social e casas sem entregar a quem comprou nos condomínios lançados no mercado local. Afinal, quem esta sofrendo de amnésia ou inércia, Ministério Público ou a Classe Política?

Oratória

Os nobres deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Hermíno Coelho (PT) estão precisando frequentar boas aulas de oratória. Afinal, a retórica usada em seus últimos discursos nas sessões da Assembléia Legislativa, fere completamente a fala esperada de um tribuno. Ambos, poderiam se espelhar nos discursos rebuscado do grande orador romano Cícero ou do brasileiro Rui Barbosa, que em suas falas, sabiam juntar elegância de expressão e talento com as palavras, colocando à prova os seus conhecimentos através dos seus discursos.
Mistério
Não compreendo como o deputado estadual Hermínio Coelho (PT), de repente voltou às origens de sindicalista, será que é porque as eleições municipais estão próximas e o mesmo deseja ser candidato a candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito da capital? Mas alguns passarinhos vermelhos cantaram no meu ouvido, que o mesmo passou um bom tempo como vereador de Porto Velho e ninguém se lembra de algum discurso eloqüente do nobre edil a época, condenando os aumentos das passagens de ônibus, defendendo a construção de um hospital municipal ou mesmo dos serviços recebidos, mas não prestados pela empreiteira Marquise, responsável pela coleta do lixo da capital e as obras inacabadas do Prefeito Roberto Sobrinho que se tornaram elefantes brancos.
* Colaborador

Publicada no Jornal Estadão do Norte em 14/05/2011

Nenhum comentário: