terça-feira, 8 de maio de 2012

Falando Sério

Novamente retomo um tema de grande relevância para os estudantes de Nova Mamoré e Guajará-Mirim que prestaram exame vestibular para o Curso de Direito no Campus da Unir - Guajará-Mirim e, até o presente momento nem o resultado do certame foi divulgado e a reitora em exercício Maria Cristina não se pronuncia sobre o mesmo, o mais curioso, é que ela é desse campus. Todos sabem que esse curso é fruto de uma parceria do atual governo do Estado com a UNIR, bem como da soma do esforço do governador Confúcio Mouro na tentativa de reinventar o município de Guajará-Mirim. Assim, nada melhor que transforma-lo em polo universitário igual a muitas outras cidades brasileiras que sua economia gira em torno da estudantada. Devo lembrar, a UNIR é de TODOS e da sociedade de Rondônia! Fica aberto o espaço!

Lambança

Este colunista indagando o professor Adilson Siqueira (PSOL) que é Conselheiro da Câmara de Graduação/Ensino Superior e relator do processo de formalização do funcionamento do Curso de Direito no campus da Unir em Guajará-Mirim, este afirmou que tal curso não tem as condições mínimas de funcionamento e foi fruto de uma “lambança” do Departamento de Direito da UNIR e do ex-reitor Januário Amaral.

Esquema

O professor Adilson Siqueira (PSOL) também escreveu a este Colunista que a UNIR servia antes e/ou vivia de promessas de parlamentares que usavam a universidade para atender aos seus esquemas políticos. Vale lembrar que agora com a posse da reitora Berenice Tourinho, o PSOL de Heloísa Helena se “instrumentaliza” do quarto orçamento público no Estado.

Dinheiro

Este colunista fuçando as prestações de contas do então candidato Adilson Siqueira (PSOL) a cargos eletivos, este declarou junto ao TRE – RO, recebimento de doações de campanha feita pelo ex-reitor Januário Amaral. Fica uma dúvida, de onde saiu esse dinheiro de campanha recebido por Adilson Siqueira (PSOL) pelas mãos de alguém que ele o tempo todo acusa de ser corrupto, será que foi da TECSOL?

Jantar

Este colunista esteve recentemente num jantar para entrevistar o Embaixador da Bélgica Claude Mission e o professor Januário Amaral, este último nos revelou que nos próximos anos até se aposentar, vai apenas se dedicar aos estudos e pesquisas voltada a ciência geográfica e, ainda pontuou: “nada mais tenho a falar, a não ser em juízo para me defender das supostas acusações que por hora me pesa”.

Greve

O governo do Estado, na pessoa do Chefe da Casa Civil Juscelino Amaral, abriu as negociações com o comando de greve da Saúde. Segundo ele “O estado está mostrando a situação. Não temos como repor em um ano e meio o que foi perdido em oito. A mesma coisa é em casa com meu filho, não posso lhe dar algo incompatível com meu salário”, afirmou o chefe da Casa Civil.

Pacote

Dono de um orçamento de mais de R$ 400 milhões para realização de obras em estradas. O Diretor do DER, Lúcio Mosquini, reuniu essa semana seu quadro de funcionários para cobrar maior fiscalização na aplicação dos recursos.

Lembrando

Na mesma reunião, o Diretor do DER, Lúcio Mosquini, afirmou que são mais de R$ 130 milhões garantidos para o Programa Asfalto Bom, que resultará em mais de 500 km de asfaltamento de ruas distribuído entre as cidades do Estado pelo governador Confúcio Moura (PMDB).

Liderando

Os acidentes de trânsitos continuam liderando os atendimentos de urgência e emergência no Hospital João Paulo II. Só no fim de semana passado foram mais de 66 atendimentos entre polifraturas e traumatismo craniano.

Política

Todos sabem que falta mesmo é uma política pública continuada para todos os setores do Estado de Rondônia. O trânsito é um deles, pois muito tem sido feito pela indústria da multa, mas nada tem sido feito para educar os motoristas.

Sinalização

Mesmo com dinheiro em caixa, os prefeitos e seus auxiliares não se mexem para buscar parceria com o DETRAN visando à municipalização do trânsito, bem como a sinalização adequada de ruas e avenidas das cidades.

Dinheiro

“Dinheiro tem, falta vontade de trabalhar por parte dos prefeitos!” Essa foi a frase do vice-governador Airton Gurgacz (PDT) que é Diretor Geral do DETRAN, quando o assunto é parceria entre Estado e prefeituras com vista a investimentos no trânsito.

Letargia

São alarmantes os índices de acidente de trânsito na capital. Percebe-se o estado de letargia que os técnicos em trânsito da prefeitura da capital sofrem, pois falta planejamento com a definição dos principais corredores, melhoria no transporte coletivo e também a criação de novas alternativas de mobilidade urbana para nossa capital.

Viajando

Quem passou a semana fora para conhecer as políticas públicas desenvolvidas para o trânsito pelo DETRAN do Estado do Rio Grande do Sul, é o Major PMRO Silvio. Este é atualmente presidente do Conselho Estadual de Trânsito.

Parou

Com a nomeação da bancária Mirian Saldanha para SEMOB pelo prefeito Roberto Sobrinho, a população da capital já percebe que a operação remenda ou tapa buraco parou, ou seja, se o pouco que foi feito, nada se percebe se foi feito, pois a capital continua parecendo um queijo suíço.

Silêncio

O pior é o silêncio mordaz dos vereadores da capital, estes, pouco tem feito em defesa da população. Pois é público e notório o abandono da prefeitura com as ruas da capital, deixando Porto Velho mais para queijo suíço do que para mussarela.

Nenhum comentário: