terça-feira, 1 de maio de 2012

Falando Sério

É impossível pensar o turismo da fronteira ou mesmo a reivenção de Guajará-Mirim, quando sua principal via de acesso que a BR. 425 cada vez mais fica pior de transitá-la. Guajará-Mirim que é conhecida por Pélora do Mamoré devido a sua história e belezas naturais. Além é claro, de contar com uma boa rede de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, intercâmbio comercial com a Bolívia e algumas opções de lazer e, ainda conta com um dos maiores complexos turísticos cravados em meio a floresta, o Hotel de Selva Pacáas. Para se chegar a Guajará-Mirim é preciso passar por Nova Mamoré, conhecida por ser a capital do leite e berço do Madeira. Este último município possui um rebanho de mais de quatrocentos mil cabeças de boi. Sendo assim, é de suma importância a Bancada Federal trabalhar junto ao Ministério dos Transportes e do DNIT, a recuperação da BR. 425, bem como o inicio das obras da ponte Brasil-Bolívia. Fica dado o recado!

Positiva

O Embaixador da Bélgica Claude Misson em visita a Rondônia, veio com o intuito de estreitar os laços comerciais com os nossos empresários. Lamentou que o staff governamental não tenha preparado uma agenda positiva para saber o que a Bélgica deseja comprar.

Elogiado

O Embaixador Claude da Bélgica em muito elogiou o governador Confúcio Moura (PMDB), pela receptividade e este último, demonstrou interesse em colocar o governo de Rondônia a disposição do universo empresarial dos investidores belgas.

Mercado

O embaixador belga informou a este colunista, que a Bélgica tem interesse em formalizar parceria investimentos na estrutura portuária com intuito de fomentar a Hidrovia do Madeira. Além de querer manter relações comercias de compra da nossa madeira, da carne, dos diamantes e o peixe da Amazônia como atrativo alimentar exótico.

Agradecimento

O embaixador muito elogiou o apoio recebido do Chefe da Casa Militar, Major Gualberto na sua passagem por Porto Velho. Este se empenhou pessoalmente para acompanhar a autoridade diplomática.

Frente

Na quarta-feira que passou numa união dos presidentes Jair Montes (PTC), Vagner de Souza (DEM) e Dileno Costa (PHS), formaram a Frente Democrática Cristã, uma pré-coligação na proporcional para as próximas eleições da capital.

Encarar

Tanto o presidente municipal do PMDB da Capital, Dirceu Fernandes, quanto o Ouvidor Geral do Estado, Vicente Moura (Cambuquira) e respaldado pelo senador Valdir Raupp, o PMDB da capital vai encarar o eleitor e as urnas com a pré-candidatura do médico José Augusto (PMDB).

Atento

O Ministério Público terá que ficar atento para o critério de distribuição de mais de duzentos mil cortinados em Porto Velho pela prefeitura da capital.

Resposta

Em telefonema a este colunista, o professor Adilson Siqueira (PSOL), futuro chefe de gabinete da reitora eleita Berenice Tourinho, solicitou amplo direito de resposta sobre assunto divulgado nessa Coluna em relação ao Curso de Direito no campus da Unir de Guajará-Mirim. Este Colunista prontamente atendeu ao pedido, mas até o fechamento dessa edição, nada foi encaminhado.

Ilegalidade

No telefonema, Adilson Siqueira (PSOL) que preside a Câmara de Graduação de Ensino Superior, declarou que jamais poderia ter sido feito vestibular, captado recursos do Governo do Estado ou mesmo pensar em funcionar um curso que toda sua tramitação correu dentro da ilegalidade.

Não

Adilson Siqueira (PSOL) ainda disse que não concorda com o funcionamento do Curso de Direito no campus da Unir de Guajará-Mirim, pois o curso planejado foi meramente uma obra eleitoreira pensada para beneficiar a reeleição da deputada Marinha Raupp (PMDB) e que vai vetar a efetividade do curso.

Lembrando

Este colunista deve lembrar ao professor Adilson Siqueira (PSOL) que o projeto do Curso de Direito no campus da Unir de Guajará-Mirim, foi apresentando no ano de 2011 e o vestibular ocorreu no segundo semestre ainda desse mesmo ano anteriormente citado e, que a reeleição da deputada Marinha Raupp (PMDB) se deu no ano eleitoral de 2010.

Recursos

 Nos últimos anos, O Senador Raupp e a deputada Marinha foram os parlamentares que mais carrearam recurso para o fomento a Universidade Federal de Rondônia, exemplo disso é o Centro Estudos Geográficos da Amazônia – CEGEA no campus de Porto Velho, que está sendo usado e ainda não foi inaugurado. Com a palavra, a reitora em exercício Maria Cristina que também é do PMDB.

Aporte

Por último, a reitora eleita Berenice Tourinho em documento protocolado junto ao Secretário Nacional de Ensino Superior do MEC, professor doutor Amaro Lins, enfatiza neste documento que nenhum reitor da UNIR tem condições de exercer sua gestão se o próprio MEC não ofertar aporte financeiro desejado para manter e investir na instituição.

Última

Portanto, o documento da reitora eleita Berenice Tourinho que vai assinado conjuntamente com o professor Adilson Siqueira (PSOL), reafirmar tudo que todos já sabiam, ou seja, o ex-reitor Januário Amaral era refém do MEC em relação a recursos para manter a normalidade e funcionalidade da UNIR e pouco podia fazer.

Nenhum comentário: