segunda-feira, 28 de maio de 2012

Falando Sério

Estamos em um ano eleitoral, assim, venho comunicar aos nossos leitores que a Coluna Falando Sério retornará após o término das eleições municipais. Vamos cumprir a legislação antecipadamente, pois é sabido que somos dirigente partidário em âmbito estadual, o tempo nos reserva a concentrar ideias nas costuras de aliança, no trabalho de articulação política e a pedido de familiares e amigos mais próximo, dar atenção total a nossa saúde. Portanto, tenho muito a agradecer aos sítios eletrônicos e a toda equipe do Jornal Estadão que sempre publicou nossas pequenas linhas. Manterei atualizações no nosso www.herbertlins.blogspot.com expressando pensamentos, ideias, contos, sentimentos, ensaios, análises políticas, artigos, poesias e textos acadêmicos. Lembro, escrevo com coração, com a alma de um poeta e para o povo ler! Não me interessa as regras, pelo contrário, nossa língua deveria ser mais simplificada, parece que todos esses estudos criando variações linguísticas, para mim, parece o desejo de manter o povo analfabeto funcional, sejamos sim, escribas de nossas falas, do nosso cotidiano e do que pensamos!

Exemplo

Não foi como se esperava, mais a Assembléia Legislativa de Rondônia começou a dar um bom exemplo com a cassação do deputado Valter Araújo (PTB – Porto Velho) na tarde de quarta-feira (23/05), ficará essa data marcada nos capítulos da história política do nosso Estado.

Presença

Os movimentos sociais e parte dos representantes de classe, líderes partidários, religiosos, comunitários, estudantis e a população em geral, lotaram as galerias e corredores da Assembléia Legislativa.

Balela

Como sempre, o deputado Ribamar Araújo (PT – Porto Velho) pousando de paladino da moralidade, novamente jogou confete pra galera igualzinho ao personagem Odorico Paraguaçu da tribuna na ALE/RO. Chamou seus colegas deputados de bandidos e ainda disse que toda a imprensa do nosso Estado é marrom, mas sem dar nomes aos bois, ou seja, com a mesma balela de sempre. Não se engane, o povo não é bobo!

Votos I

Os deputados estaduais que não mostraram o voto foram os seguintes: Glaucione (PSDC - Cacoal), Lebrão (PTN – São Francisco do Guaporé), Luiz Claudio (PTN – Rolim de Moura), Luizinho Goebel (PV - Vilhena), Maurão (PP - Ministro Andreazza), Neodi Carlos (PSDC – Machadinho do Oeste) e Valdivino Tucura (PRP – Cacoal).

Votos II

Os deputados estaduais que mostraram o voto foram o seguinte: Adelino Folhador (DEM – Ariquemes), Edson Martins (PMDB – Urupá), Lorival (PMN – Ariquemes), Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto do Oeste), Marcos Danadon (PMDB – Vilhena), Ribamar Araújo (PT – Porto Velho) e Jesualdo Pires (PSB – Ji-Paraná).

Curiosidade

A curiosidade ficou por conta do deputado estadual Jackson Testoni (PSD – Ouro Preto do Oeste), este declarou o voto a favor da cassação, mas não mostrou o voto.

Placar

O placar final foi de 10 X 05 pela cassação do deputado Valter Araújo (PTB – Porto Velho). Agora fica o desejo e as deduções de quem foi os cinco votos contra a cassação.


Salvo

Quem foi salvo por um placar de 08 X 07 de última hora foi o deputado Saulo Moreira (PDT – Ariquemes). Este mesmo sendo gravado recebendo caixa de dinheiro nos vídeos da Operação Termopilas, não recebeu nenhuma punição dos seus pares.

Branda

Os deputados estaduais Epifânia Barbosa (PT - Porto Velho), Ana da 08 (PT do B - Nova Mamoré), Flávio Lemos (PR - Porto Velho), Jean Oliveira (PSDB - Porto Velho), Euclides Maciel (PSDB - Ji-Paraná) e Zequinha Araújo (PMDB - Porto Velho) também envolvidos na Operação Termopilas, tiveram confirmada a punição de 30 dias sem direito a salários como pena mais branda.

Bem

Passado um ano e meio de governo Confúcio Moura (PMDB – Ariquemes), na sua equipe se destaca os seguintes auxiliares: Airton Gurgacz, Rui Vieira, Ricardo Sá, Claudia Moura, George Braga, Marcelo Bessa, Benedito, Juscelino Amaral, Júlio Olivar, Lucio Mosquine, Cira Moura e o Major Gualberto.

Mal

Quem vai mal no governo são os gestores das seguintes pastas: SEAGRI, EMATER, IPEM, SETUR, SECEL, CAERD, IPERON e a Polícia Militar.

Chapéu

Tiramos o chapéu para os seguintes auxiliares do governo: Erilton Damasceno (PROCON), Valdemar Albuquerque, Vicente Moura, Vilma, Major Silvio, Isabel, Suely Aragão, Carla Ito, Michele e Beto Anísio.

Até

Até agora muito se confabula em torno das candidaturas a prefeitura de Porto Velho. Os nomes até agora são os seguintes: Mariana Carvalho (PSDB), Mauro Nazif (PSB), Garçon (PV), Dr. José Augusto (PMDB), Fátima Cleide (PT), Dalton di Franco (PDT), Mário Sérgio (PMN), Miguel de Souza (PR), Pastor Vidal (PSOL) e possivelmente Hermínio Coelho (PSD). Agora é esperar o movimento das peças no tabuleiro de xadrez.

Pensamento

Como já dizia o poeta Ronaldo Cunha Lima (ex-governador da Paraíba): “Meus sonhos me fazem bem. Com eles, eu vou além, dos limites dos meus passos”.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Falando Sério

Com a renúncia de quatro deputados estaduais aos seus respectivos cargos na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, configura que o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) dar sinal que nenhum dos sete deputados envolvidos na Operação Termopilas desencadeado pelo Ministério Público Estadual e Polícia Federal, estes deputados nada sofrerão, a não ser uma pena branda, ou seja, alguns apenas sofrerão advertência e outros terão apenas o mandato suspenso por alguns dias. Na verdade, estes não terão seus mandatos cassados e muito menos julgados por um colegiado que colocaria seus nomes fichados na Lei da Ficha Limpa, culminando com o impedimento do registro de suas possíveis candidaturas em eleições futuras. Então, caberá ao eleitor nas futuras eleições de 2014 ficar atento, fazer novamente uma limpa nas cadeiras da Assembléia Legislativa rondoniense como feito nas eleições de 2006.

Fecebook

No seu perfil da rede social Facebook, o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN) que é presidente da Comissão Processante que apura o envolvimento dos sete deputados estaduais na Operação Termópilas, anunciou que a sociedade rondoniense não ficará sem resposta quanto à apuração e a verdade dos fatos.

Acerto

Este que vos fala acertou quando anunciou que o professor Adilson Siqueira (PSOL) seria o nomeado como chefe de gabinete da reitora Berenice Tourinho recém-empossada.

Cuidado

Quem tem que ter cuidado é a vice-reitora da UNIR, a professora Maria Cristina, pois no Bar Oxente em plena comemoração pela posse da Reitora Berenice Tourinho, pessoas do alto comando de greve diziam que tratariam de derrubar a mesma o mais breve possível.

Discurso

A trama para derrubar a vice-reitora da UNIR Maria Cristina se daria por conta do seu discurso na transmissão do cargo a Berenice Tourinho. Pois de forma valente, a professora Maria Cristina disse está vigilante a cobrança das promessas de campanha a reitoria por parte da reitora empossada e o não cumprimento não passaria despercebido pela comunidade acadêmica.

Assustados

Portanto, todos sabem a contribuição da professora Maria Cristina com seus discursos “denuncistas” que culminaram para derrubada do ex-reitor Januário Amaral. Tal discurso assustou o alto escalão do comando de greve que ainda não desceram do palanque.

Disposição

O professor Claudionor Leme (PDT) e pré-candidato a prefeito em Nova Mamoré, afirmou que disposição não falta para enfrentar as urnas de outubro.

Juventude

Com grande espírito de juventude e renovação política na perola do Mamoré, o ex-vereador Rodrigo Nogueira (PDT) vem colocando seu nome como pré-candidato a prefeito em Guajará-Mirim.

Disputa

Na capital o PDT enfrenta uma disputa interna entre seus pré-candidatos a prefeito, ou seja, Celso Gomes e Dalton di Franco que vem travando uma peleja das grandes.

Estratégia

O senador Acir Gurgacz (PDT) pensando na sua reeleição ao senado que vai acontecer em 2014. Vem montando a estratégia de lançar o máximo de candidaturas possíveis a prefeitos pelo partido do socialismo moreno de Leonel Brizola.

Palanque        

O prefeito de Nova Mamoré José Brasileiro (PSB) revelou que não apresentará e nem subirá no palanque de nenhum candidato a prefeito daquele município nas próximas eleições.

Chuteiras

O prefeito José Brasileiro consultado sob uma suposta pré-candidatura a deputado estadual futura, este disse que vai pendurar as chuteiras, pois sua contribuição à vida pública já foi dada com quatro mandatos, sem que esse perdesse uma única eleição.

Oposição

Quem vem organizando a oposição ao prefeito Dinho (PV) do Candeias em torno da sua reeleição é o presidente estadual do PT do B Miguel Queiroz.

Vaia

Por esses dias uma pré-candidata a prefeita de Porto Velho foi vaiada no Olho D'água e a população não a deixou falar na reunião programada. Esta ainda teve seu carro coberto de lama, precisou chamar a policia para pode sair do local.

Ausente

Quem está ausente de Porto Velho há dias é a vereadora Mariana Carvalho (PSDB) que se encontra em viajem aos EUA. Portanto está longe de ser ela que levou a vaia e teve o carro coberto de lama. Estamos de olho!

Vitima

A BR. 364 fez mais uma vitima de acidente automobilístico essa semana, dessa vez foi a ex-deputada estadual Daniella Amorim (PTB), está foi levada em estado grave ao Hospital 09 de Julho.

Feudo I

Falando em Amorim, o chefe do Clã Amorim no Vale do Jamari, vai lançar seus filhos como candidatos a prefeitos nos municípios de Alto Paraíso, Rio Crespo e Monte Negro. Seu filho Ernan Amorim (PRTB) vem à reeleição no município de Cujubim.

Feudo II

Já Ernandes Amorim vai tentar a prefeitura de Machadinho do Oeste e sua filha e ex-deputada estadual Daniela Amorim tentará a prefeitura de Ariquemes.

Obstáculo

O deputado federal Mauro Nazif (PSB) que é pré-candidato a prefeito da capital, não conversa com as lideranças partidárias, todas giram em torno do seu irmão Gilson Nazif, o que vem obstaculando o avanço das possíveis alianças.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Falando Sério

No dia 11 de maio de 2011 damos início ao projeto da Coluna Falando Sério. Hoje esse editorial será para realizar agradecimentos, daqueles que foram grandes incentivadores, bem como nossos Leitores e colaboradores, portanto, a existência desse trabalho é fruto não de uma realização pessoal, mas de um ideário coletivo daqueles que acreditam que é possível fazer jornalismo através das mídias sociais, a exemplo do Blog. Pois esse que lhe escreve, não se considera um colunista, mas sim, um blogueiro. Assim, tenho que agradecer aos parceiros da imprensa, de quem sou muito grato pela geração da oportunidade de divulgar a materialização de ideias e pensamentos daqueles que nos utiliza como ferramenta de informação e formação de opinião.

Resultado

A luta encampada por este espaço, deu resultado positivo parcialmente. No último dia de exercício da Reitoria da Unir, a professora Maria Cristina determinou a divulgação parcial do concurso vestibular para o Curso de Direito em Guajará-Mirim.

Matrícula

Resta saber se a Reitora empossada Berenice Tourinho, determinará a matricula dos alunos aprovados no certame citado acima.

Promessa

A comunidade acadêmica da Unir de Guajará-Mirim vem lembrando da promessa do Governador Confúcio Moura (PMDB) no tocante a urbanização do Campus prometida em visita aquele campus.

Homenagem

A direção do Campus da Unir de Guajará-Mirim, na pessoa do professor Dorosnil Alves, informou que nos próximos dias será entregue a comunidade acadêmica, a Praça Isac Benesby na área interna do referido campus.

Reunião

A Associação Comercial de Guajará-Mirim está tentando brecar a entrada do Atacadista Macro no município, a exemplo do que tentaram fazer com o supermercado Gonçalves e não obtiveram êxito.

Inusitado

Na Comarca de Guajará-Mirim no próximo dia quinze desse mês, vai a leilão um caixão de defunto importado dos Estados Unidos com alças douradas que foi penhorado pela justiça. O caixão é daqueles que são visto apenas em filmes de Hollywood. Rondônia é Assim!

Almeja

A população de Nova Mamoré também almeja a chegada de um grande supermercado para o município, a exemplo também do que ocorreu com o município de Guajará-Mirim.

Investimento

O escritório local da EMATER de Nova Mamoré é considerado um dos melhores no desempenho de captação e aplicação de recursos do PRONAF. Só no ano de 2011, segundo dados de fontes oficiais bancárias, foram aproximadamente R$ 10 milhões investidos na agricultura familiar.

Jerico

A atual gestão municipal da prefeitura de Alto Paraíso conseguiu acabar com o único evento turístico de grande porte do Vale do Jamari e do Estado como um todo, ou seja, a Corrida de Jerico. A festa virou um verdadeiro campo de guerra, de tormento para os visitantes, devido à procura pela polícia de um suposto assassino contratado para matar o prefeito.

Decisão

Com a decisão do madeireiro Laerte Queiroz (PSDB) anunciada esta semana de torna-se pré-candidato a prefeito de Nova Mamoré, segundo as bocas malditas, afirmam que o homem vai enfrentar apenas um plebiscito, pois ninguém deseja enfrentá-los nas urnas.

Colocado

Quem está no páreo bem colocado para as próximas eleições é o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD), a oposição daquele município não tem nome nem mesmo pra provocar um acirramento do debate em torno do pleito.

Acirrado

No município de Rolim de Moura já existe um acirramento das eleições municipais para o cargo de prefeito. Os nomes que já polarizam o eleitorado na intenção de votos segundo pesquisa é do empresário Luizão do Trento (PSDB) e Cezar Cassol (PP).

Morto

Quem diz que o prefeito de Rolim de Moura Tião Serraia (PMDB) está morto, não deve se enganar. Pois esse mesmo aparecendo em terceiro lugar nas pesquisas de opinião pública, vai ter argumentos para enfrentar o eleitor na sua possível reeleição, afirmando que arrumou a casa, ou seja, ter encontrado a prefeitura mergulhada num caos financeiro.

Certo

É dada como certa a pré-candidatura da ex-reitora em exercício da Unir, a professora Maria Cristina pelo PMDB a prefeitura de Guajará-Mirim. Resta saber se o lendário Almir Canduri vai deixar.

Polícia

Quem vem crescendo aos olhos da população é o secretário de segurança pública Marcelo Bessa. Esse vem realizando megas operações no combate ao narcotráfico e quadrilhas organizadas. Só falta o homem decidir-se pela elucidação dos casos de pistolagem a políticos ocorridos nos últimos anos no Estado, principalmente nos municípios de Alto Paraíso e Ouro Preto do Oeste.

Prêmio

O governador Confúcio Moura (PMDB) deu um prêmio aos coronéis cassolistas que respondem por cargos de comando relevantes da Briosa Polícia Militar de Rondônia. Estes ganharam sobrevida de mais cento e cinquenta dias para serem aposentados segundo publicação no Diário Oficial do Estado.

Telefonema

Em telefonema a esse colunista, o ex-reitor Januário Amaral fez uma porção de esclarecimentos sobre questões relevantes abordadas nesse espaço e ainda reafirmou que nos próximos anos se dedicará a pesquisa, estudos e fortalecimento do Laboratório de Políticas Públicas e Gestão Territorial que funciona no CEGEA – Unir de Porto Velho.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Falando Sério

Novamente retomo um tema de grande relevância para os estudantes de Nova Mamoré e Guajará-Mirim que prestaram exame vestibular para o Curso de Direito no Campus da Unir - Guajará-Mirim e, até o presente momento nem o resultado do certame foi divulgado e a reitora em exercício Maria Cristina não se pronuncia sobre o mesmo, o mais curioso, é que ela é desse campus. Todos sabem que esse curso é fruto de uma parceria do atual governo do Estado com a UNIR, bem como da soma do esforço do governador Confúcio Mouro na tentativa de reinventar o município de Guajará-Mirim. Assim, nada melhor que transforma-lo em polo universitário igual a muitas outras cidades brasileiras que sua economia gira em torno da estudantada. Devo lembrar, a UNIR é de TODOS e da sociedade de Rondônia! Fica aberto o espaço!

Lambança

Este colunista indagando o professor Adilson Siqueira (PSOL) que é Conselheiro da Câmara de Graduação/Ensino Superior e relator do processo de formalização do funcionamento do Curso de Direito no campus da Unir em Guajará-Mirim, este afirmou que tal curso não tem as condições mínimas de funcionamento e foi fruto de uma “lambança” do Departamento de Direito da UNIR e do ex-reitor Januário Amaral.

Esquema

O professor Adilson Siqueira (PSOL) também escreveu a este Colunista que a UNIR servia antes e/ou vivia de promessas de parlamentares que usavam a universidade para atender aos seus esquemas políticos. Vale lembrar que agora com a posse da reitora Berenice Tourinho, o PSOL de Heloísa Helena se “instrumentaliza” do quarto orçamento público no Estado.

Dinheiro

Este colunista fuçando as prestações de contas do então candidato Adilson Siqueira (PSOL) a cargos eletivos, este declarou junto ao TRE – RO, recebimento de doações de campanha feita pelo ex-reitor Januário Amaral. Fica uma dúvida, de onde saiu esse dinheiro de campanha recebido por Adilson Siqueira (PSOL) pelas mãos de alguém que ele o tempo todo acusa de ser corrupto, será que foi da TECSOL?

Jantar

Este colunista esteve recentemente num jantar para entrevistar o Embaixador da Bélgica Claude Mission e o professor Januário Amaral, este último nos revelou que nos próximos anos até se aposentar, vai apenas se dedicar aos estudos e pesquisas voltada a ciência geográfica e, ainda pontuou: “nada mais tenho a falar, a não ser em juízo para me defender das supostas acusações que por hora me pesa”.

Greve

O governo do Estado, na pessoa do Chefe da Casa Civil Juscelino Amaral, abriu as negociações com o comando de greve da Saúde. Segundo ele “O estado está mostrando a situação. Não temos como repor em um ano e meio o que foi perdido em oito. A mesma coisa é em casa com meu filho, não posso lhe dar algo incompatível com meu salário”, afirmou o chefe da Casa Civil.

Pacote

Dono de um orçamento de mais de R$ 400 milhões para realização de obras em estradas. O Diretor do DER, Lúcio Mosquini, reuniu essa semana seu quadro de funcionários para cobrar maior fiscalização na aplicação dos recursos.

Lembrando

Na mesma reunião, o Diretor do DER, Lúcio Mosquini, afirmou que são mais de R$ 130 milhões garantidos para o Programa Asfalto Bom, que resultará em mais de 500 km de asfaltamento de ruas distribuído entre as cidades do Estado pelo governador Confúcio Moura (PMDB).

Liderando

Os acidentes de trânsitos continuam liderando os atendimentos de urgência e emergência no Hospital João Paulo II. Só no fim de semana passado foram mais de 66 atendimentos entre polifraturas e traumatismo craniano.

Política

Todos sabem que falta mesmo é uma política pública continuada para todos os setores do Estado de Rondônia. O trânsito é um deles, pois muito tem sido feito pela indústria da multa, mas nada tem sido feito para educar os motoristas.

Sinalização

Mesmo com dinheiro em caixa, os prefeitos e seus auxiliares não se mexem para buscar parceria com o DETRAN visando à municipalização do trânsito, bem como a sinalização adequada de ruas e avenidas das cidades.

Dinheiro

“Dinheiro tem, falta vontade de trabalhar por parte dos prefeitos!” Essa foi a frase do vice-governador Airton Gurgacz (PDT) que é Diretor Geral do DETRAN, quando o assunto é parceria entre Estado e prefeituras com vista a investimentos no trânsito.

Letargia

São alarmantes os índices de acidente de trânsito na capital. Percebe-se o estado de letargia que os técnicos em trânsito da prefeitura da capital sofrem, pois falta planejamento com a definição dos principais corredores, melhoria no transporte coletivo e também a criação de novas alternativas de mobilidade urbana para nossa capital.

Viajando

Quem passou a semana fora para conhecer as políticas públicas desenvolvidas para o trânsito pelo DETRAN do Estado do Rio Grande do Sul, é o Major PMRO Silvio. Este é atualmente presidente do Conselho Estadual de Trânsito.

Parou

Com a nomeação da bancária Mirian Saldanha para SEMOB pelo prefeito Roberto Sobrinho, a população da capital já percebe que a operação remenda ou tapa buraco parou, ou seja, se o pouco que foi feito, nada se percebe se foi feito, pois a capital continua parecendo um queijo suíço.

Silêncio

O pior é o silêncio mordaz dos vereadores da capital, estes, pouco tem feito em defesa da população. Pois é público e notório o abandono da prefeitura com as ruas da capital, deixando Porto Velho mais para queijo suíço do que para mussarela.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Falando Sério

É impossível pensar o turismo da fronteira ou mesmo a reivenção de Guajará-Mirim, quando sua principal via de acesso que a BR. 425 cada vez mais fica pior de transitá-la. Guajará-Mirim que é conhecida por Pélora do Mamoré devido a sua história e belezas naturais. Além é claro, de contar com uma boa rede de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, intercâmbio comercial com a Bolívia e algumas opções de lazer e, ainda conta com um dos maiores complexos turísticos cravados em meio a floresta, o Hotel de Selva Pacáas. Para se chegar a Guajará-Mirim é preciso passar por Nova Mamoré, conhecida por ser a capital do leite e berço do Madeira. Este último município possui um rebanho de mais de quatrocentos mil cabeças de boi. Sendo assim, é de suma importância a Bancada Federal trabalhar junto ao Ministério dos Transportes e do DNIT, a recuperação da BR. 425, bem como o inicio das obras da ponte Brasil-Bolívia. Fica dado o recado!

Positiva

O Embaixador da Bélgica Claude Misson em visita a Rondônia, veio com o intuito de estreitar os laços comerciais com os nossos empresários. Lamentou que o staff governamental não tenha preparado uma agenda positiva para saber o que a Bélgica deseja comprar.

Elogiado

O Embaixador Claude da Bélgica em muito elogiou o governador Confúcio Moura (PMDB), pela receptividade e este último, demonstrou interesse em colocar o governo de Rondônia a disposição do universo empresarial dos investidores belgas.

Mercado

O embaixador belga informou a este colunista, que a Bélgica tem interesse em formalizar parceria investimentos na estrutura portuária com intuito de fomentar a Hidrovia do Madeira. Além de querer manter relações comercias de compra da nossa madeira, da carne, dos diamantes e o peixe da Amazônia como atrativo alimentar exótico.

Agradecimento

O embaixador muito elogiou o apoio recebido do Chefe da Casa Militar, Major Gualberto na sua passagem por Porto Velho. Este se empenhou pessoalmente para acompanhar a autoridade diplomática.

Frente

Na quarta-feira que passou numa união dos presidentes Jair Montes (PTC), Vagner de Souza (DEM) e Dileno Costa (PHS), formaram a Frente Democrática Cristã, uma pré-coligação na proporcional para as próximas eleições da capital.

Encarar

Tanto o presidente municipal do PMDB da Capital, Dirceu Fernandes, quanto o Ouvidor Geral do Estado, Vicente Moura (Cambuquira) e respaldado pelo senador Valdir Raupp, o PMDB da capital vai encarar o eleitor e as urnas com a pré-candidatura do médico José Augusto (PMDB).

Atento

O Ministério Público terá que ficar atento para o critério de distribuição de mais de duzentos mil cortinados em Porto Velho pela prefeitura da capital.

Resposta

Em telefonema a este colunista, o professor Adilson Siqueira (PSOL), futuro chefe de gabinete da reitora eleita Berenice Tourinho, solicitou amplo direito de resposta sobre assunto divulgado nessa Coluna em relação ao Curso de Direito no campus da Unir de Guajará-Mirim. Este Colunista prontamente atendeu ao pedido, mas até o fechamento dessa edição, nada foi encaminhado.

Ilegalidade

No telefonema, Adilson Siqueira (PSOL) que preside a Câmara de Graduação de Ensino Superior, declarou que jamais poderia ter sido feito vestibular, captado recursos do Governo do Estado ou mesmo pensar em funcionar um curso que toda sua tramitação correu dentro da ilegalidade.

Não

Adilson Siqueira (PSOL) ainda disse que não concorda com o funcionamento do Curso de Direito no campus da Unir de Guajará-Mirim, pois o curso planejado foi meramente uma obra eleitoreira pensada para beneficiar a reeleição da deputada Marinha Raupp (PMDB) e que vai vetar a efetividade do curso.

Lembrando

Este colunista deve lembrar ao professor Adilson Siqueira (PSOL) que o projeto do Curso de Direito no campus da Unir de Guajará-Mirim, foi apresentando no ano de 2011 e o vestibular ocorreu no segundo semestre ainda desse mesmo ano anteriormente citado e, que a reeleição da deputada Marinha Raupp (PMDB) se deu no ano eleitoral de 2010.

Recursos

 Nos últimos anos, O Senador Raupp e a deputada Marinha foram os parlamentares que mais carrearam recurso para o fomento a Universidade Federal de Rondônia, exemplo disso é o Centro Estudos Geográficos da Amazônia – CEGEA no campus de Porto Velho, que está sendo usado e ainda não foi inaugurado. Com a palavra, a reitora em exercício Maria Cristina que também é do PMDB.

Aporte

Por último, a reitora eleita Berenice Tourinho em documento protocolado junto ao Secretário Nacional de Ensino Superior do MEC, professor doutor Amaro Lins, enfatiza neste documento que nenhum reitor da UNIR tem condições de exercer sua gestão se o próprio MEC não ofertar aporte financeiro desejado para manter e investir na instituição.

Última

Portanto, o documento da reitora eleita Berenice Tourinho que vai assinado conjuntamente com o professor Adilson Siqueira (PSOL), reafirmar tudo que todos já sabiam, ou seja, o ex-reitor Januário Amaral era refém do MEC em relação a recursos para manter a normalidade e funcionalidade da UNIR e pouco podia fazer.

Pensando Mundo do Trabalho – Uma reflexão pequena burguesa



          Um ano se passou do meu primeiro artigo pensando o mundo do trabalho e como todos os outros anteriores, o primeiro de maio é marcado por protestos e comemorações em diversas nações do mundo em alusão ao dia do trabalhador. Na verdade, a cada ano que se passa com a reinvenção do capitalismo, muito pouco se tem a festejar.
            O Brasil figura como a sexta economia mais importante no cenário econômico mundial, isso graças a nossa classe trabalhadora que é a principal ferramenta de desenvolvimento para uma economia emergente de um país que apresenta os indicadores sociais mais divergentes possíveis.
            Chamo atenção nesse primeiro de maio para os direitos trabalhistas no Brasil de forma bem realista, todos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho e pela ação do homem através do movimento operário ao longo dos anos. Sabe-se que a CLT não são direitos a chuva ou escrita ao vento, na verdade a nossa CLT é rígida o bastante para impedir o avanço dos investimentos necessários a criação de mais emprego e renda para quem mais precisa. Muitos poderão me condenar afirmando que estou usando um discurso visionário de um pequeno burguês em favor do industrial, do patrão ou do capitalista que explora a mão de obra do trabalhador.
            Sou bastante consciente para no dia de hoje polemizar e defender uma flexibilização da nossa CLT, incrustada de muitos vícios sindicais e com a solene arrogância e prepotência da justiça do trabalho, que de forma imperiosa, em muitos casos, contribui para criar uma classe de trabalhadores que sobrevivem de indenizações e do seguro desemprego, sem que nesse período nada seja feito para reintegrar esse trabalhador no mercado de trabalho.
            Nunca vi ninguém lançar mão em favor de uma luta ou inicio de um movimento em favor da criação, da manutenção e da melhoria da capacidade técnica da mão de obra do trabalhador. A luta é apenas em volta de salários, que na maioria das vezes, a nossa mão de obra não especializada, contribui para o fechamento de muitos estabelecimentos comerciais por não vestir a camisa da empresa, para torna-la competitiva, defendendo a manutenção do seu emprego, manter a clientela que já existe e conquistar novos clientes.
            Minha preocupação é com o atual Estado do bem estar social, pois nesses últimos anos garantiram aos pobres uma renda mínima atrelada a uma previdência social que garante a sobrevivência após anos de trabalho e contribuição. Na verdade após longos anos, surge uma camada de miseráveis infelizes com que ganha após aposentadoria e que são empurrados para um mundo da desolação de não poder consumir o que deseja ou menos garanta uma velhice com dignidade.
            Manterei-me firme no meu posicionamento, pois o futuro vai mostrar a necessidade ampla da desregulamentação da CLT devido ao cenário que já temos dessa Lei na desorganização do trabalho, que emperra o desenvolvimento da nossa indústria, do comércio, da geração de emprego e renda, bem como responsável pelo elevado custo Brasil e pelo o desemprego permanente de uma boa parcela da nossa população em todas as idades.