domingo, 24 de abril de 2011

Sustentabilidade Ambiental

Desenvolvimento Sustentável: atual contexto contemporâneo

            O tema é de grande relevância para ser abordado em poucas palavras e seduzir alguém a leitura. Mas sabemos que não é de hoje que a mídia nos coloca para refletir sobre os problemas ambientais que vem ocorrendo em nosso planeta. A pressão do homem exercida sobre a natureza e seus impactos alarmantes, nos coloca a refletir sobre as batalhas de argumentos dos cientistas quando se falam em meio ambiente, sejam eles, alarmistas ou céticos. Pois recentemente o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, órgão ambiental principal da ONU, divulgou novos dados dos estudos e levantamentos feitos a partir do aquecimento do planeta e que nos leva a uma reflexão profunda sobre a crise ambiental global, que se apresenta como grande desafio do milênio para o homem e a natureza.
            Os dados são temerosos quando nos debruçamos sobre levantamentos que tratam da crise mundial da água - mais especificamente da diminuição catastrófica de geleiras no mundo todo. As mesmas são responsáveis por abastecer rios de regiões ultra-populosas, como o Sudeste Asiático, afinal, as geleiras desaparecendo, poderá deixar bilhões de pessoas com sede. Relatos como esses e outros sobre as alterações climáticas quando divulgado nos meios de comunicação, têm aumentado a preocupação das pessoas com o tema e até levado a indústria do entretenimento a abordar a questão ambiental.
            Constantemente os meios de comunicação numa extensão global, deixam claro que houve poucos avanços para aplicação de um desenvolvimento sustentável em nosso planeta e os atores envolvidos, poucos fizeram a sua parte, apesar da notoriedade sem precedentes que se ganhou nos últimos tempos. As informações que constantemente são alarmadas diante das ameaças de mudanças climáticas bruscas ficam claras e provadas que o homem precisa repensar o seu comportamento quanto aos padrões de produção e consumo, pois continuam distantes do que se convenciona a chamar de desenvolvimento sustentável.
            A preservação ambiental nas últimas décadas tornou-se uma preocupação da maioria das populações e de seus líderes pelo mundo todo, reconhecendo a emergência para solucionar os problemas ambientais em todas as suas escalas. São comuns em nosso dia-a-a-dia, abordagens sobre os temas relacionados ao meio ambiente. São temas principais à destruição da camada de ozônio, acidentes nucleares, alterações climáticas, desertificação, armazenamento e transporte de resíduos perigosos, poluição hídrica, poluição atmosférica, enchentes, tsunami, pressão populacional sobre os recursos naturais e perda de biodiversidade. Os atuais problemas ambientais apresentados vêm provocando grandes tragédias, fazendo vitimas em todos os lugares do nosso planeta. Sempre a atividade produtiva mais atingida é a agrícola, que provoca alta nos preços dos alimentos e como conseqüência maior trágica é o aumento da pobreza mundial.
            O desenvolvimento sustentável se se apresenta como alternativa as nações do mundo, segundo suas respectivas especificidades e as questões ambientais devem ser tratada de forma global, afinal, a degradação ambiental é resultado de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade apropria-se e utiliza os recursos naturais.  E não é de hoje, que os meios de comunicação em todas as escalas, nos faz refletir que não é possível resolver os problemas ambientais de forma isolada, se faz necessário pensar o processo de desenvolvimento sustentável a serem adotados pelas nações de forma global no contexto contemporâneo do nosso planeta.

Nenhum comentário: