sábado, 2 de abril de 2011

O charme do Pontão, tudo num só lugar
            Era fim de tarde, antes da hora de deixar os amigos baianos Miguel Rehem e o Ex-vereador sotero-napolitano Valdenor Cardoso no Aeroporto JK. No hall do Hotel Nacional, o nosso anfitrião Luiz França nos convida a todos para conhecer o charme do Pontão do Lago Paranoá, lugar que deu o nome ao charmoso Lago Sul, região nobre de Brasília.
            Todo o caminho, o nosso amigo explica os detalhes do caminho, o Valdenor ficava encantado com Brasília, afinal, o mesmo afirmou que suas passagens por Brasília quando Presidente da Câmara de Vereadores em Salvador, não dava tempo para dar-se ao luxo de passear e descobrir os recantos de lazer da capital federal.
            Quanto a mim, narrei à última vez que estive no Pontão do Lago Sul, acompanhado do meu amigo e professor Willian e gostaria muito reviver nessa a tarde o belíssimo por do sol, ouvindo uma boa música popular brasileira e saboreando um delicioso e gelado chopinho que é servido no Bier Fass do Lago.
            Nesse mesmo dia que estive com Willian no Pontão do Lago Sul, tive a oportunidade de sentar na mesma mesa com um conterrâneo que me viu crescer. Homem inteligente, que naquele momento estava presidindo o Tribunal de Justiça da Paraíba, nossa, a sua simplicidade era a mesma de sempre de quando éramos vizinhos, fiquei impressionado com Dr. Júlio Paulo Neto ao receber-me em sua mesa e passarmos um bom pedaço de tarde fazendo recordando lembranças do cotidiano da terrinha onde o sol nasce primeiro.
            Meus pensamentos foram logo interrompidos com a nossa chegada. Perguntei ao França sobre a distância para o Aeroporto JK, afinal, nossos companheiros não poderiam perder o vôo de volta a capital baiana. Foi quando o França nos informou que estávamos no resultado do Projeto Orla, uma obra planejada e executada no governo de Joaquim Roriz, visando revitalizar o Pontão do Lago Paranoá e o resultado desse projeto para Brasília, foi criar o maior centro de entretenimento e lazer da cidade. Nosso amigo França apaixonado por Brasília, ao narrar os caminhos de Brasília, seus olhos brilhavam, nos tranqüilizou a todos informando que o Aeroporto JK fica apenas a dez quilômetros do ponto em que estávamos, quatro quilômetros da Esplanada dos Ministérios e sete do Memorial JK.
            Conversa vai, conversa vêm, o França narrou-me sua passagem por Porto Velho como repórter do Jornal Estadão, em meados da década de 1980 e sua passagem na Câmara de Deputados como assessor do deputado federal Mauricio Calixto. Logo conversas foram surgindo contemplando a beleza natural do Pontão, das lanchas mais parecidas com iates, as manobras radicais de Jet Ski, a segunda ponte e o contraste do outro lado do Lago devido à paisagem concretada. Logo perguntei sobre um prédio bonito a nossa frente, de imediato descobri que se tratava de uma obra que teria custado R$ 470 Milhões aos cofres públicos e abrigava o TST.
            Minha mente começou a dividir o montante desse valor, convertendo em construção de casas populares, pavimentação e esgotamento sanitário em bairros pobres, quantas escolas poderiam ser construídas para abrigar as nossas crianças que precisam estar nas escolas etc. Assim, concluo que realmente, tudo está num só lugar!

Nenhum comentário: