quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

A diferenciação entre Marketing Político e Marketing Eleitoral

Quem deseja se lançar no mundo político como pré-candidato, candidato e fazer parte da assessoria parlamentar – gabinete, regional ou de rua, precisam compreender a diferenciação entre Marketing Político e Marketing Eleitoral. Tal compreensão, possibilita definir estratégias políticas e posicionar corretamente o produto ao seu consumidor em potencial (nesse caso, os eleitores). Assim, compreender a diferenciação entre os conceitos em Marketing Político e Marketing Eleitoral é de suma importância para uma campanha vencedora ou um mandato de sucesso.

O marketing político é aplicado durante o exercício do mandato e tem como base o uso de ferramentas do marketing tradicional nos espaços de poder e de tomada de decisões. Desse modo, faz necessário observar e adequar estratégias políticas no exercício do poder, ou seja, posicionando e definindo uma imagem ao mandatário que poderá ser usada em futuras disputas eleitorais, como também em situações em que é preciso o apoio da opinião pública para se tornar um vencedor no pleito eleitoral.

A aplicação do Marketing Político é fundamento em estratégias a longo prazo e na investidura do cargo eletivo para o exercício do mandato bem como antes da campanha eleitoral. É com o marketing político que se estabelece relações com o público-alvo, com a construção da imagem, do posicionamento político e o fortalecimento da relação com o eleitorado. Já o Marketing eleitoral é uma variável do Marketing Político e a sua principal diferença é que as ações são programadas, tem data de início e fim, logo, é voltado a pré-campanha e campanhas eleitorais.

O Marketing Eleitoral tem como objetivo a construção da imagem e o posicionamento do pré-candidato junto ao público-alvo no território político, fazendo do candidato um vencedor no pleito eleitoral. Essa diferenciação entre o marketing político e eleitoral é o que dá sentido às estratégias a serem definidas em cada cenário. Enquanto o marketing político foca na consolidação da imagem, na linguagem do discurso e no posicionamento estratégico no exercício do mandato, o Marketing Eleitoral foca na meta de conversão de votos, ou seja, a eleição e o resultado esperado para fazer do candidato um vencedor.

O marketing político e o marketing eleitoral não poderiam sobreviver sem o pré-candidato, candidato e o político em si. É o indivíduo político quem dá o norte para definição da construção da imagem, linguagem do discurso e a definição de estratégias para o posicionamento durante uma campanha eleitoral e exercício do mandato. Portanto, o investimento no marketing eleitoral se faz necessário para se ganhar uma eleição. Já o marketing político, por sua vez, tem o intuito de criar uma imagem forte do parlamentar perante o público-alvo no exercício do mandato. Para isso, é preciso criar e desenvolver ações e estratégias a longo prazo - Plano de Atuação Parlamentar, adotadas dentro do conceito de marketing político.

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