Em dezembro do ano passado na cidade de João Pessoa – Paraíba, tive a oportunidade de assistir no Theatro Santa Roza, o belíssimo espetáculo de ballet “Loja de Bonecas”, inspirado em Fary Doll. O movimento das bailarinas, me permitiu observar a leveza dos pés, denotando sofisticação, graça e beleza. Mas ao mesmo tempo, pude me questionar: o que está por baixo daquelas meias reluzentes?
Imaginei o pé desnudo da bailarina, seria um pé de princesa ou um pé com deformações, bolhas e feridas, símbolo de toda a dor que a bailarina tem de enfrentar para alcançar a perfeição em sua arte? Quem poderia imaginar um pé como esse enquanto assiste a uma apresentação de balé? E quantos indivíduos aceitariam pagar o preço tão alto por algo muito desejado?
Eu diria que menos gente do que deveria. A dicotomia dor versus satisfação está presente em vários aspectos da vida, inclusive quando se trata de estudo e trabalho. No nosso país, infelizmente, ainda valorizamos demais o sucesso em detrimento do processo que conduz a ele. Admiramos as conquistas de um indivíduo, mas costumamos ignorar a persistência, determinação, o comprometimento, custo, trabalho e todo o esforço por trás delas de cada indivíduo que alcançou o sucesso na vida.
A maioria das pessoas não conseguem enxergar na trajetória dos outros os pés machucados da persistência e dos treinos diários como a bailarina. Mas é preciso compreender que nem sempre se trata de dinheiro, em alguns casos, a dificuldade foi de ordem familiar; em outros, de natureza psicológica, falta de oportunidade e orientação para construção de propósitos.
O esforço de cada bailarina
para fazer um espetáculo tão encantador aos olhos não se reduz a vestir as
meias e sapatilhas para imediatamente dançar graciosamente, sem nenhum esforço,
treino e dedicação nas aulas de dança. Os pés machucados, com bolhas e feridas
mal cicatrizadas, alguns dias mal vai dar para andar, permitirá que a pele com
o tempo fique calejada e menos suscetível à dor.
A verdade é que nenhum sucesso pode ser desmerecido, pois cada realidade individual tem lá seus desafios e superação de adversidades. Toda história de sucesso tem seu mérito. Toda história é a história de alguém, irreplicável, única, individual.
Um comentário:
" Toda história é a história de alguém". Obg por esse texto.
Postar um comentário