domingo, 17 de fevereiro de 2019

A CHEVROLET TAMBÉM É NOSSA


     A multinacional estadunidense General Motors do Brasil – Chevrolet, é a maior subsidiária da empresa na América do Sul e a maior em operação fora do território dos EUA, bem como primeira planta da empresa que saiu do papel foi no ano de 1925 no estado de São Paulo. Quando instalada no Bairro Ipiranga na capital paulista, a Chevrolet apenas montava seus veículos com as peças e componentes importados fabricados nos Estados Unidos.
    Em apenas cinco anos, os executivos da empresa observaram o potencial do mercado brasileiro e construíram a primeira fábrica em 1930 no Brasil, no município de São Caetano do Sul, interior de São Paulo. Por sua vez, no ano de 1958, a multinacional inaugura uma nova unidade em São José dos Campos – também em São Paulo, inaugurada oficialmente em 1959, pelo Presidente Juscelino Kubitschek.
A Chevrolet do Brasil produziu inicialmente veículos utilitários, mas no final da década de 1960, lançou o Chevrolet Opala, sendo o primeiro automóvel de passeio produzido pela montadora no Brasil, modelo ficou no mercado por 24 anos(1968-1992) e conseguiu vender 1 milhão de unidades. Para conquistar a classe média brasileira lançou o Chevette em 1973 com vendas superiores a 1,2 milhões de unidades, entre os anos de 1973 à 1993. Em 1982, foi a vez do seu primeiro carro mundial, lançou o Monza, líder de vendas por várias décadas. Depois veio a família Kadette e no ano de 1992, lançou o Omega, modelo de referência em conforto e qualidade técnica no mercado brasileiro.
      Na década de 1990, pensando não só atingir a classe média brasileira, mas a classe trabalhadora na sua grande maioria – operários e servidores públicos de nível médio, a empresa apresentou o compacto Corsa, primeiro modelo popular nacional equipado com injeção eletrônica de combustível. Por sua vez, o Celta também foi o pioneiro em vendas pela internet na Chevrolet no mercado brasileiro, tornando-se o modelo mais vendido no mundo através do comércio eletrônico.
   Em 2000, a General Motors do Brasil inaugura o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, uma das fábricas mais modernas do mundo, que passou a ser referência para especialistas na fabricação de veículos de todo o mundo interessados em conhecer o sistema de montagem, feito em parceria com fornecedores de peças, componentes e sistemas montados, instalados dentro do complexo industrial. Entretanto, a multinacional estadunidense não pensa apenas em lucro, na área social, a GM do Brasil por meio do Instituto General Motors, criado em 1993, desenvolve projetos educacionais, culturais e esportivos para resgatar a cidadania de crianças, jovens e adultos de comunidades carentes nas áreas de entorno plantas industriais da empresa.
     Com os avanços tecnológicos, esforço General Motors anunciou que deseja adequar a capacidade da empresa à realidade do mercado. Tal medida pelos Executivos da GM, pretende eliminar 14,7 mil empregados na América do Norte e estuda fechar pelo menos cinco unidades na região em um processo de reestruturação para reduzir custos e concentrar-se mais em veículos elétricos e autônomos.
O programa de demissão voluntário da empresa espera alcançar 8,1 mil funcionários do setor administrativo da Matriz da empresa nos EUA. Por sua vez, será fechadas as fábricas nas cidades americanas de Detroit, Lordstown e Oshawa, bem como encerrar operações em duas unidades fora da América do Norte até o fim de 2019 – Coréia do Sul e Brasil, informou a empresa em nota.
     A GM informou que neste ano, vai lançar a nova família global de veículos a partir da sua planta industrial na China. Na América do Sul, a multinacional tem fábricas na Argentina e no Brasil. Este último, com plantas industriais em São José dos Campos, São Caetano do Sul, no ABC paulista, em Gravataí (RS) e faz motores em Joinville (SC).
     A Chevrolet do Brasil ultrapassou as vendas da Volkswagen e a Fiat no país, em 2016, tornou-se líder nas vendas de carros, e pelo momento em que a economia se recupera lentamente de uma forte recessão. A empresa deve a sua competitividade no mercado brasileiro ao modelo Ônix, considerado o carro mais vendido no país em 2018 - quarto ano consecutivo.
      Todavia, por conta da crise econômica que atravessa o Brasil desde a crise política que resultou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o capital e o trabalho se estranham no município de São José dos Campos, São Paulo. Por conta da recessão econômica que lembra o período recessivo dos anos 1980, a indústria automobilística sofreu uma freada por conta da carga tributária e a queda nas vendas.
    Executivos da GM do Brasil anunciaram que a empresa deverá encerra suas operações no Brasil ainda no fechar de 2019, por sua vez, o Governo faz de conta que não escuta. Desse modo, não está pensando nos consumidores que são proprietários de modelos Chevrolet e nos milhares de empregos gerados no país, desde as fábricas, concessionárias, transportadoras, oficinas, fornecedores terceirizados etc. Contudo, na crise que poderá afetar o município de São José dos Campos, berço da multinacional no Brasil, que oferece a melhores condições para investir devido ao mercado de trabalho qualificado, infraestrutura adequada e rede de serviços instalada, o Governo despreza a relação histórica da GM com o Brasil e os consumidores brasileiros fiéis a marca, o que se faz necessária sensibilidade da equipe econômica do Governo para mantê-la no país. Afinal de contas, a Chevrolet também é nossa!

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