quinta-feira, 8 de março de 2018

Criatividade para conquistar a si mesmo

     No presente post, vamos fazer uma reflexão inicial em torno de um personagem polêmico da filosofia – amado ou odiado quando estudado com profundidade. Friedrich Nietzsche que nasceu na Prússia, atual Alemanha, se tornou polêmico por escrever sobre o “perspectivismo”, a “vontade de poder” e a "morte de Deus". Por sua vez, não é um filosofo fácil de compreensão, ou seja, difícil de entender os conceitos colocados em evidência para nossa reflexão.
     Nietzsche possui uma obra bastante extensa e no Brasil temos pouquíssimos especialistas que estudam esse filósofo. Dessa forma, existem muitas interpretações equivocadas e erros conceituais em relação as suas ideias e pensamentos que ele escreveu.
     Passado algum tempo, relembrei da orientação do meu orientador do mestrado, o Prof. Dr. Josué da Costa Silva, este me orientou a realizar leituras sobre Nietzsche. Porém, mesmo tendo feito a leitura da obra “Assim Falou Zaratustra”, o tempo foi insuficiente para refletir os textos críticos em torno da “afirmação da vida” desse importante filósofo alemão.
     Entretanto, o presente post é uma “pontinha” do iceberg do pensamento de Nietzsche e não vamos conseguir esgotar nossa reflexão em torno da sua obra numa única publicação. Dessa forma, existe a vontade de ampliar a leitura no sentido de despertar uma melhor compreensão em torno da “cultura ocidental” e suas “religiões”, assim como a “moral judaico-cristã”, que foram temas comuns nos livros que escreveu.
     Para quem deseja aprofundar estudos das ideias de Nietzsche, inicialmente, deve realizar algumas leituras de especialistas que se debruçaram sobre suas obras. Sugiro, que por conta da sua forma de escrever, ou seja, exibindo uma predileção por “metáfora”, “ironia” e “aforismo”.
     Desse modo, quando Nietzsche escreve uma frase, nela já carrega uma ideia por trás – um conceito, por isso o leitor precipitante precisa fazer uma leitura bastante atento e caso seja necessário, fazer uma releitura do que leu como forma de compreender com clareza as ideias do filósofo em voga. Por exemplo, quando lemos o aforismo: “ouse conquistar a si mesmo”, existe uma ideia que se faz necessário uma profunda reflexão por parte do indivíduo que ler.
     “Assim Falou Zaratustra” é o livro mais famoso escrito por Nietzsche, por sua vez, a obra evidencia que ele é um filósofo extremamente ácido, ou seja, não escreve para agradar as pessoas, é bastante contundente nas suas críticas e costumava dizer que fazia filosofia com um “martelo”. Portanto, escrevia sem levar em consideração as críticas, não queria saber se estava agradando ou não quem estava do outro lado.
    Desse modo, Nietzsche terminou “comprando” brigas e fazendo muitas “inimizades”, enfrentou grandes turbulências na sua vida devido as suas ideias e dos textos escritos criticando a sociedade da época em que ele viveu – Europa do século XIX. Assim, a leitura das suas obras permite concordar ou discordar dos conceitos e ideias do filósofo, porém, devemos levar em consideração o período em que foram escritos.

Nenhum comentário: