quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O preço do petróleo cai e a gasolina aumenta no Brasil

No texto de hoje, vou procurar ser o mais didático possível sobre a queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional e no aumento da gasolina no nosso país na virada do ano. Noticiários internacionais deram conta que muitos países reduziram o preço de seus combustíveis nas bombas dos postos de gasolina nesse inicio de ano novo. Com esse movimento de redução dos preços dos combustíveis no mercado interno dos outros países, quem saiu ganhando foi o consumidor desses respectivos países com a redução de preços dos alimentos e dos transportes.
No caso do Brasil, fez o caminho inverso, seguiu na contramão, ou seja, a Petrobras, além de aproveitar da queda dos preços do barril de petróleo para arrecadar mais impostos, ainda foi no bolso do consumidor com o aumento dos combustíveis na virada do ano. Daí, quem saiu perdendo foi o consumidor brasileiro.
O Governo Federal precisa estabelecer uma política nacional de energia para enfrentar a volatilidade do mercado internacional em relação aos preços do petróleo. A Petrobrás por ser uma empresa estatal precisa se capitalizar, porém, a malversação dos seus recursos que ficaram conhecidos com a CPI da Petrobras no Congresso Nacional, revelou o maior escândalo de corrupção na história da companhia estatal brasileira. Portanto, faz necessário fazer uma gestão com maior transparência no sentido de coibir a corrupção dentro da estatal.
Por sua vez, a companhia estatal petrolífera é brasileira e o petróleo é nosso, não precisa acompanhar a volatilidade do mercado internacional das altas e quedas dos preço do barril do petróleo. Neste caso, é preciso ter a regulação de ganhos e subsidio do governo ao consumidor quando o petróleo está caro e garantir um ganho fixo ao investidor, ou seja, estabelecer ao capital financeiro e especulador uma renda fixa do capital investido na empresa.
Por outro lado, o Brasil é um país dependente do modal de transporte rodoviário, muitos apostam que se a Petrobras acompanhasse essa volatilidade dos preços do petróleo praticado no mercado internacional e oferecesse subsídios aos proprietários de caminhões, os setores industriais, logístico, atacadistas, varejistas e outros, não repassariam esse beneficio da redução do preço dos combustíveis aos consumidores. Por conta disso, é preciso estabelecer regras claras mediante pactuação prévia com a categoria.
Diante de todas essas premissas, é preciso que o Governo promova a modernização da estatal, acompanhando o mercado internacional no quesito de investimento em pesquisa, tecnologia e novas alternativas de energia, e por fim, proporcionar um relacionamento de confiança entre os empreendedores e os consumidores brasileiros. 

Nenhum comentário: