terça-feira, 31 de março de 2020

Reflexões geográficas da quarentena

A pandemia causada pelo Covid-19, fez circular a obra "Coronavirus e a luta de classes" da editora Terras sem amos, com reflexões assinadas por David Harvey, Slavoj Zizek, Alain Baidou, Mike Davis, Alain Bohr e Raúl Zibechi. A leitura é primordial diante da emergência planetária provocada pelo Covid-19, uma doença infectocontagiosa que "não reconhece classe ou outras barreiras e limites sociais (Harvey, 2020, p. 21).

A pandemia causada pelo Covid-19 vai fazer o ser humano experimentar sua existência em termos de crise social,  econômica, política e sanitária em escala global. Para Geografia Política, trata-se uma nova experiência de crises e conflitos, um verdadeiro convite a reflexões profundas e análise do isolamento social vertical ou horizontal nas sociedades capitalistas e de economia planificada, no caso, a China.

O Coronavirus é um fenômeno que se manifesta no território social e político nas mais diversas escalas geográficas e não escolhe classe, é uma nova experiência de crise. Os efeitos globais da pandemia em níveis sanitários e econômicos, obriga aos cientistas de qualquer área, analisar seus efeitos e causas. No caso da Geografia, é possível afirmar que os seres humanos precisarão repensar seus modos de vida e dimensionar as formas de apropriação da natureza e de convivência social.

A atual pandemia nos permiti assumir uma postura crítica e uma disposição a reflexões fundamentais,  em especial,  as controvérsias da opinião pública e dos gestores públicos em torno das ciências e da produção científica. O que requer uma nova reflexividade do ficar, trabalhar e estudar em casa, ou seja, pessoas deixam de sair de casa para trabalhar, ir à escola, faculdade,  igreja, clube, academia,  festas, jogos, atividades de lazer, reuniões de negócios etc., configurando novos arranjos de relações sociais e de sociabilidade mediadas fortemente pelas redes e tecnologias digitais.

Quando nos reportamos a história e dimensionamos as crises enfrentadas pelos seres humanos em toda sua existência na Mãe Terra, é possível perceber que as "crises" proporcionam cenários de mudanças. Portanto,  superado a pandemia atual, as políticas sanitárias deverão ser revistas, o isolamento social e a privação não prevaleça como modelo de punição, mas que a liberdade triunfe novamente e o Bem Viver seja uma oportunidade para imaginar outros mundos.

Referência

DAVIS, Mike etc al. Coronavirus e a luta de classes.  Brasil: Terra sem Amos:, 2020.

Nenhum comentário: