terça-feira, 31 de março de 2020

Ex-Prefeito Laerte Queiroz de Nova Mamoré recupera direitos políticos

O ex-prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, recuperou seus direitos políticos no início desta semana (31/03/20), causando reboliço nos bastidores da corrida eleitoral do município. Em processo na Justiça Federal oriundo da sua atividade madeireira, impôs uma discussão jurídica em torno da sua possível inelegibilidade no ano de 2016. Com serenidade, característica sua peculiar, recebeu a decisão com tranquilidade, recuou de disputar a reeleição para prefeito no pleito eleitoral de 2016 e buscou o remédio jurídico para seu problema.

Na inicial, segundo seu advogado Miqueias José Teles de Figueiredo, houve a negativa da Justiça Eleitoral para emitir a certidão de quitação eleitoral e da filiação partidária do ex-prefeito Laerte Queiroz neste ano eleitoral. Mas na tarde de hoje (31/03/20), o juiz criminal do processo que tramitou na Justiça Federal, acatou o pedido deste advogado, fazendo com que houvesse o restabelecimento dos direitos políticos do paciente, de pronto, houve o envio da decisão do juiz responsável pelo caso para Justiça Eleitoral, que prontamente restabeceu os direitos políticos dentro dos prazos previstos pela legislação eleitoral, ou seja, quitação eleitoral e registro de filiação partidária para fins de candidaturas.

O ex-prefeito Laerte Queiroz que já se encontra com a certidão de quitação eleitoral em mãos e com a certidão de filiado ao MDB, poderá se candidatar ao pleito deste ano se assim desejar. Entretanto, a oposição estrebucha nas redes sociais lançando Fakenews contra a decisão do douto magistrado que restabeleceu os direitos políticos do ex-prefeito Laerte. 

Reflexões geográficas da quarentena

A pandemia causada pelo Covid-19, fez circular a obra "Coronavirus e a luta de classes" da editora Terras sem amos, com reflexões assinadas por David Harvey, Slavoj Zizek, Alain Baidou, Mike Davis, Alain Bohr e Raúl Zibechi. A leitura é primordial diante da emergência planetária provocada pelo Covid-19, uma doença infectocontagiosa que "não reconhece classe ou outras barreiras e limites sociais (Harvey, 2020, p. 21).

A pandemia causada pelo Covid-19 vai fazer o ser humano experimentar sua existência em termos de crise social,  econômica, política e sanitária em escala global. Para Geografia Política, trata-se uma nova experiência de crises e conflitos, um verdadeiro convite a reflexões profundas e análise do isolamento social vertical ou horizontal nas sociedades capitalistas e de economia planificada, no caso, a China.

O Coronavirus é um fenômeno que se manifesta no território social e político nas mais diversas escalas geográficas e não escolhe classe, é uma nova experiência de crise. Os efeitos globais da pandemia em níveis sanitários e econômicos, obriga aos cientistas de qualquer área, analisar seus efeitos e causas. No caso da Geografia, é possível afirmar que os seres humanos precisarão repensar seus modos de vida e dimensionar as formas de apropriação da natureza e de convivência social.

A atual pandemia nos permiti assumir uma postura crítica e uma disposição a reflexões fundamentais,  em especial,  as controvérsias da opinião pública e dos gestores públicos em torno das ciências e da produção científica. O que requer uma nova reflexividade do ficar, trabalhar e estudar em casa, ou seja, pessoas deixam de sair de casa para trabalhar, ir à escola, faculdade,  igreja, clube, academia,  festas, jogos, atividades de lazer, reuniões de negócios etc., configurando novos arranjos de relações sociais e de sociabilidade mediadas fortemente pelas redes e tecnologias digitais.

Quando nos reportamos a história e dimensionamos as crises enfrentadas pelos seres humanos em toda sua existência na Mãe Terra, é possível perceber que as "crises" proporcionam cenários de mudanças. Portanto,  superado a pandemia atual, as políticas sanitárias deverão ser revistas, o isolamento social e a privação não prevaleça como modelo de punição, mas que a liberdade triunfe novamente e o Bem Viver seja uma oportunidade para imaginar outros mundos.

Referência

DAVIS, Mike etc al. Coronavirus e a luta de classes.  Brasil: Terra sem Amos:, 2020.