sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pedro Melo e o ser entre esquerda ou de direita?

As aulas que ministrei na graduação em gestão ambiental como professor visitante no campus da Unir em Guajará-Mirim, além de ter sido prazerosas, também foi uma experiência que nos levou a criar bons laços de amizades.
São muitos alunos que até hoje mantemos contatos, travamos diálogos e vínculos de amizade saudável. Quando nos encontramos, treinamos nossos conhecimentos adquiridos na academia através de uma boa prosa.
Na minha última visita a Guajará-Mirim, entre uma visita e outra, veio à pergunta direta do meu ex-aluno Pedro Melo sobre meu posicionamento político, pois até então, ele não tinha conseguido identificar se eu seria um político de esquerda ou de direita?
Sorri para ele e dei uma volta enorme para lhe esclarecer sobre a minha posição política. Disse-lhe que na minha adolescência militei na União da Juventude Socialista – UJS, um braço do PC do B. Com a influência do meu pai e abrangência nas leituras de outros pensadores que forjaram o mundo moderno, tive a oportunidade de conhecer o trabalhismo e fazer militância na Juventude Socialista do PDT de Leonel Brizola.
Mas algo me incomodava muito, ainda não era ainda essa base política que aquietava meus pensamentos e satisfazia as minhas ideias. Por situação do grupo político ao qual eu seguia na Paraíba, tivemos uma passagem breve pelo extinto Partido da Frente Liberal (PFL), sendo na atualidade Democratas (DEM). Naquele ambiente tive a oportunidade de ler publicações, análises e estudos dos mais variados temas ligado a politica e economia.
Nesse caso, minhas inquietações continuavam a dominar a minha mente nesse campo estéril sobre ser esquerda ou direita. Na verdade, é como dizia a canção de Cazuza, nós precisamos de uma ideologia para viver. Principalmente o ser político! E quando se afirma que não existem ambos os lados, isso é uma afirmativa puramente de direita.
Pois bem, em poucas palavras e sobre a influência de Ariano Suassuna e da minha avó Cícera que era muito religiosa, comecei a me perguntar o que é ser direita e esquerda no Brasil? Assim, a minha posição ideológica na atualidade, foi construída na graduação de geografia, quando meu olhar recaiu sobra as franjas urbanas que cerca as grandes cidades. Quando penso nos desvalidos, necessitados e injustiçados que são vistos como desgraçados pela sociedade.
 Sigo meu pensamento olhando para trás, considerando Herodes e Pilatos como políticos de direita. Jesus e João Batista como políticos de esquerda. Judas inicialmente era de esquerda e depois passou para o outro lado por trinta moedas. Quanto ao criminoso Barrabás, com apoio da direita e do povo, na primeira grande assembleia geral da história moderna, numa eleição crucial, ganhou de Jesus a preferência popular.
Finalizo afirmando que os políticos brasileiros na atualidade que defende a emancipação do cidadão através de uma gestão social, do orçamento participativo, da proteção a nossa economia, do desenvolvimento sustentável, na justiça social visando à diminuição das desigualdades e a soberania nacional, são considerados de esquerda. Os de direita são aqueles com uma visão social que defende uma economia sem proteção as nossas empresas, um mercado totalmente livre, o povo lançado à própria sorte e seus princípios políticos se baseia na eficácia, no lucro e na minimização do estado.

Logo Pedro matou a charada e disse: então professor Herbert, o senhor é um político de esquerda!

Nenhum comentário: