sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Discutindo com Luan Vasques a geração de emprego e renda na fronteira

        O jovem Luan Vasques é mais um ex-aluno de quando fui professor da graduação em gestão ambiental no campus da UNIR em Guajará-Mirim. É outro que sempre nos encontramos e travamos bons diálogos, principalmente sobre a geração de emprego e renda na fronteira.
Por desempenhar a minha atividade de professor nos municípios de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e Porto Velho, muito me preocupa a geração de emprego e renda aos jovens desses municípios bem como a formação profissional.
Nesse caso, é preciso assegurar recursos no orçamento da União para implantação de um campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no município de Nova Mamoré e o fortalecimento do campus do IFRO de Guajará-Mirim. Nesse caso, a atuação do mandato parlamentar estará direcionada na defesa de contratação de professores, concessão de bolsas de pesquisas e efetivação de novos cursos de acordo com a vocação geoeconômica dos municípios.
E não para só por ai, é preciso está consciente para defender a saída para o Pacífico, cobrando do governo federal a construção da ponte Binacional Brasil-Bolívia entre o município de Guajará-Mirim do lado brasileiro e Guayará-Merim do lado boliviano, visando promover a integração comercial com a Bolívia, Peru e Chile.
Eleito deputado federal também vamos defender a implantação do Polo de Modas da Fronteira. O sonho deixará o papel ao garantir por emendas a construção do polo através da prefeitura local, promovendo a aproximação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO - Campus Guajará-Mirim), Federação das Indústrias (FIERO), SEBRAE, Associação Comercial de Guajará-Mirim e bancos oficiais, no sentido de estimular o empreendedorismo no ramo de confecção e moda visando revitalizar economicamente o lugar e promover o turismo de negócio.
Para finalizar, vamos propor a revitalização da Estrada de Ferro-Madeira-Mamoré (EFMM) fazendo gestão junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) - Superintendência do Patrimônio da União em Rondônia (SPU/RO), Ministério Público Federal e Estadual, para viabilizar a revitalização o trecho entre a estação de Guajará-Mirim e o Distrito de Vila Murtinho em Nova Mamoré por emenda parlamentar e parcerias-públicas-privadas (PPP).


Nenhum comentário: