sábado, 9 de agosto de 2014

A visita ao amigo Elionai Johnson



A nossa caminhada não pode e nem deve parar no fazer de novos amigos. Portanto, visitei o irmão em Cristo Jesus Elionai Johnson, esse que é membro de uma família tradicional e pioneira em Porto Velho, seus ancestrais vieram do caribe para trabalhar na construção da EFMM – Estrada de Ferro Madeira Mamoré no inicio do século passado e aqui ficaram.
O amigo Elionai a princípio nos falou da sua jornada como estudante, da sua vida profissional e missionária Batista ao ganhar vidas para o nosso Senhor Jesus Cristo. No nosso bate papo descontraído, lhe disse que o Brasil pode fazer muito mais pela Educação da nossa gente. Mas a discussão não é só gastar, mas como e a onde gastar. Por isso sempre digo, “é preciso planejar para saber investir onde tenham um maior impacto, atraindo, desenvolvendo e fazer com que os professores e profissionais de alta qualidade permaneçam na educação”.
Afirmei que a nossa principal pauta de reivindicação será propor a desvinculação da folha de pagamento do limite prudencial e adoção de uma Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) própria para a educação, como forma de garantir que governadores e prefeitos, concedam os reajuste e correções salariais necessários aos profissionais da educação, valorizando, promovendo a formação continuada e garantindo a qualidade no ensino.
Também lhe disse que atuarei em defesa dos professores e alunos da graduação em Licenciatura e Pedagogia, no sentido que seja concedido bolsas de estudos de formação continuada, permitindo assim, a realização de estágios de aprendizagem e aperfeiçoamento nas melhores escolas e faculdades de Licenciatura e Pedagogia do Brasil.
Ainda na nossa conversa, reafirmei meu compromisso de defender o fortalecimento e interiorização da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) bem como do IFRO, assegurando recursos no orçamento da União que venha promover a valorização salarial, contratação de professores, ampliação da concessão de bolsas de pesquisas, efetivação de novos cursos de acordo com a vocação geoeconômica do estado, implantação de campus nos municípios de Nova Mamoré, Buritis, Machadinho do Oeste e Cerejeiras.
Disse ainda que caso eleito deputado federal, vou propor a ampliação do número de vagas na rede pública de ensino superior, a concessão de bolsas de graduação e defender o aumento dos recursos destinados ao financiamento estudantil para atender a demanda existente de estudantes de baixa renda, impossibilitados de manter a regularidade dos estudos devido à necessidade de trabalhar para sustentar a si e a sua família.
Finalizei afirmando que vou atuar na defesa intransigente do Código de Ciências e Tecnologia para que se promova a autonomia tecnológica e o desenvolvimento industrial do país através desburocratização na importação, compra de insumos e equipamentos destinados à pesquisa. Assim, estaremos promovendo o incentivo à inovação genuinamente nacional, produzindo nossos próprios insumos estratégicos tecnológicos de pesquisa sem a dependência tecnológica exterior.

Nenhum comentário: