quinta-feira, 10 de julho de 2014

O 7 x 1 mais rápido do mundial


          Tenho idade para dizer que assisti muitas copas do mundo, inclusive a lembrança da conquista do tetra e do penta. Mas a copa de 2014 revelou uma seleção de jogadores frágil e sem entrosamento.
           Não sou analista e muito menos comentarista de futebol, mas sou torcedor e vi o sonho da conquista do hexa por parte da nossa seleção brasileira se transformar numa goleada humilhante e vexatória.
O placar de 7 x 1 com menos de trinta minutos de jogo do primeiro tempo, se transformou na pior derrota da seleção de jogadores em mundiais. A Alemanha goleou de forma humilhante a nossa seleção. A vergonha, a tristeza e a frustração tomou conta dos nossos corações, restando apenas a bandeira brasileira para enxugar as nossas lágrimas.
Estamos tristes e ainda perplexos pelo que aconteceu no Estádio Mineirão. Mas devemos seguir o exemplo corajoso do jogador Oscar que foi buscar o gol de honra e continuar acreditando nos jovens talentosos que estão espelhados por nosso Brasil a fora e esperando uma boa oportunidade.
Mas tenho uma tese de que os jogadores da nossa seleção brasileira deveriam ser apenas aqueles que estão jogando no Brasil, na busca de uma oportunidade, ou seja, uma fábrica de promoção de talentos que desejam construir uma carreira promissora no futebol.
Defendo essa minha tese por uma simples razão! O jogador que está fora, ganhando milhões e vivendo em países desenvolvidos, é natural perder o sentimento de nação. Pelo contrário, ele se revolta quando se depara com o quadro brasileiro de subdesenvolvimento e a realidade dura imposta pela desigualdade social a qual vivemos.
A vida segue, mas é fundamental preparar uma seleção de verdade, revendo os conceitos que norteiam a formação da equipe técnica e a escalação dos jogadores. Mas devo lembrar que os nossos jovens e talentosos desportistas brasileiros, precisam de mais atenção, motivação, orientação, liderança, inovação e treinamento tático com determinação.
Somos um país de talentos, vamos continuar torcendo por nossa seleção e incentivar a conquista do terceiro lugar com honra, dignidade, ousadia e alegria! Vamos apoiar os nossos jogadores e comemorar com orgulho o terceiro lugar! Pois muitos desses jovens jogadores lá na frente nos darão muito orgulho e alegria.
Finalizo lembrando as palavras de David Luiz: “se quiser se fortalecer para recuperar o lugar que lhe cabe no cenário mundial, o futebol brasileiro precisa aprender com as lições desta derrota.”

Nenhum comentário: