sábado, 15 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

O grupo de trabalho na Câmara de Deputados que analisa proposições relacionadas à Lei Eleitoral (9.504/97) retomou na manhã de ontem, a discussão sobre o anteprojeto de lei que modifica o Código Eleitoral (4.737/65), a Lei Eleitoral (9.504/97) e a Lei dos Partidos (9.096/95), foram aprovados na semana passada nas Comissões e que ainda vão ao Plenário. O texto (PL 5735/13 e outros) estava na pauta do Plenário desta semana, mas foi adiado a pedido dos líderes. As mudanças que valerão para as próximas eleições precisam ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado bem como serem sancionadas antes do começo do mês de outubro, ou seja, um ano antes do pleito como prevê a nossa Carta Magna. O grupo também discutiu o anteprojeto de lei complementar que altera dispositivos da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/90) e que amanhã traremos mais novidades para o nobre leitor.

Inelegíveis

De acordo com a interpretação do Projeto de Lei que flexibiliza a Lei da Ficha Lima, tanto o ex-senador Expedito Júnior quanto o senador Ivo Cassol (PP), estão inelegíveis para 2014.

W x O

Agora não pense o PMDB que poderá ganhar as eleições por W x O! Devem Lembrar que não se ganha eleição sozinho, quando existem grupos políticos distribuídos em vários partidos e que estão se organizando para as próximas eleições de 2014.

Erro

Será um grande erro estratégico se as lideranças do PMDB e auxiliares do Governo da Cooperação desprezarem os atuais e possíveis futuros aliados como vem fazendo, pois tanto o PSDB, PT e DEM ensaiam candidaturas próprias ao governo do Estado.

Exigir

O PSDB nacional vai exigir o lançamento de um candidato ao governo e/ou senado para que possa abrigar a pré-candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB).

Possível

Prevendo a inelegibilidade do ex-senador Expedito Júnior (PSDB), os tucanos vincularam a imagem do ex-prefeito José Guedes (PSDB) na propaganda eleitoral. Esse poderá ser o possível indicado como pré-candidato ao governo mediante impedimento de Expedito.

Descarta

No ninho tucano, não se descarta a possibilidade do ex-deputado federal e ex-vice-governador Aparício Carvalho (PSDB) como pré-candidato a cadeira de governador no Palácio Presidente Vargas.

Cogita

Ainda no ninho tucano, se cogita o lançamento da pré-candidatura ao do vereador Alan Queiroz (PSDB) a vaga ao senado da República.

Liderança I

O PSDB que é o segundo partido em expressão de votos e de mandatários no Brasil, disputou o Governo do Estado em 2010 com uma grande liderança política e conseguiu eleger dois deputados estaduais.

Liderança II

Em 2012, o PSDB foi o partido que mais cresceu no Estado elegendo várias lideranças a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a candidata à prefeita na capital, a jovem Mariana Carvalho, desbancou o PT e quase chega ao segundo turno das eleições com votação expressiva que recebeu na urna.

Liderança III

Com todo esse perfil, o PSDB no Estado ainda é carente de lideranças regionais no Estado para disputas majoritárias bem como para formar nominata de deputado estadual e federal.

Acreditam

Quanto ao PT, os dirigentes estaduais acreditam na possibilidade de lançar o deputado federal Padre Ton (PT) ao governo do Estado devido à imagem de bom gestor público adquirido quando foi prefeito eleito e reeleito e não saiu da prefeitura respondendo a processos de improbidade administrativa.

Ressurgir

A ala arco-íris do PT acredita que pode fazer a ex-senadora Fátima Cleide (PT) ressurgir das cinzas multicolores nas próximas eleições.

Esbarrar


Os planos dos “bem” intencionados do PT de repaginar o partido no Estado, poderão esbarrar nas vontades e caprichos do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), pois esse detém o controle da maioria dos cargos no diretório regional e devido ao seu narcisismo ser bem maior que o partido. 

Nenhum comentário: