quinta-feira, 27 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Logo depois que o Supremo Tribunal Federal publicou a prisão do deputado federal Natan Donadon (PMDB), o colégio de líderes decidiu por unanimidade abrir processo de cassação do mandato de Natan e esse terá cinco sessões para sua defesa. Depois, segue para votação secreta em Plenário. Agora, ontem pela manhã, a CCJ aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, que institui o voto aberto para processos de cassação de mandato parlamentar por falta de decoro e por condenação criminal com sentença transitada em julgado. Caso a proposta seja votada antes da decisão da cassação pelo Plenário, o processo de Donadon poderá ter os votos abertos. Agora resta saber, se os deputados estaduais pelas bandas de cá não serão enérgico como foi os pares de Natan Donadon na Câmara Federal? Pior é que o Estado de Rondônia desde o início da semana tem sido palco de escândalos de corrupção e prisões. Tanto a Operação “Hidra de Lerna” e com a determinação de prisão dos irmãos Donadons pelo STF, expondo o nosso Estado de forma negativa na mídia nacional.

Corporativismo

A prisão dos irmãos Donadons, ou seja, do deputado estadual Marco Antônio Donadon e o deputado federal Natan Donadon, ambos do PMDB, demonstra que tanto o STF quanto o STJ perderam a paciência com o corporativismo existente nas Casas Legislativa brasileira.

Fora

Como todos sabem da existência de instrumentos jurídicos como a imunidade parlamentar, fórum privilegiado, graus de recursos e Regimentos Internos tem deixado uma gama de políticos corruptos fora da cadeia.

Engano

É ledo engano pensar que a “Era Donadon” se encerra com a prisão de Marco Antônio e Natan, a família ainda possui uma legião de eleitores no Cone Sul do Estado e já preparam o vereador Júnior Donadon (PMDB) como o político carreirista do clã no universo do poder rondoniense.

Ressurgir

Também não se deve esquecer-se da velha raposa Melki Donadon (PTB) que dentro em breve estará liberado pela justiça e poderá ressurgir das cinzas através do voto igualzinho ao deputado Nilton Capixaba (PTB) que teve envolvimento no escândalo da “Operação Sanguessuga”.

Facada

Ao conceder entrevista numa rádio da capital, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) disse que espera receber uma facada nas costas nos próximos dias do deputado federal Moreira Mendes (PSD) que preside o PSD no Estado.

Ripa

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) na mesma entrevista também desceu a ripa no ex-senador Expedito Júnior (PSDB) ao questionar os valores do contrato da Rocha Segurança com a SEDUC bem como do caso do BERON.

Classificando

O deputado Hermínio ainda na entrevista disse que o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) tomou dinheiro emprestado ao BERON e não pagou, classificando Expedito como caloteiro e ladrão dos cofres públicos.

Controvérsias

A fala do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) na entrevista apresentou muitas controvérsias ao elogiar o ex-governador Ivo Cassol (PP) que num passado bem próximo quando ainda era vereador, rechaçou por várias vezes Cassol, principalmente no período das greves dos policiais militares e dos professores que quase chegaram a passar fome pelos salários e soldos que recebiam.

Controvérsias

As outras controvérsias do deputado Hermínio Coelho (PSD) ficaram públicas quando ele se apresenta como arauto da moralidade no Estado e no microfone da rádio, teceu elogios ao deputado estadual Natan Donadon (PMDB) e até que tentou, mas não conseguiu explicar os motivos que o levaram a colocar em votação o decreto legislativo que suspendeu os processos dos deputados estaduais envolvidos na “Operação Termópilas”.

Decidiu

Escolhido por meio de eleição e indicado pelo governador Confúcio Moura (PMDB) a partir de uma lista tríplice para ocupar o cargo de defensor público geral, a Assembleia Legislativa decidiu pelo nome do defensor público Antônio Fontoura Coimbra.

Percebeu

Depois de 50 dias de greve dos professores e as crianças e adolescente sem aulas da rede de ensino municipal de Porto Velho, a equipe econômica do prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) percebeu que poderia dar o aumento de 8%.

Prejuízos


Os prejuízos são enormes tantos para os alunos da rede municipal de ensino da capital como para os pais que terão que se adequar ao novo calendário escolar. Pois o ano letivo ficou comprometido e os alunos deverão assistir aulas aos sábados, feriados e férias encurtadas.

Nenhum comentário: