sexta-feira, 14 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Segundo notícias publicadas na Paraíba, onde o caso do senador Cássio Cunha Lima e do ex-senador Expedito Júnior, ambos do PSDB, são parecidos em relação a inelegibilidade, ou seja, estão inelegível para a disputa das eleições de 2014. Algo que poderia mudar com o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa. Mas, a julgar pelas declarações do deputado Henrique Alves, presidente da Câmara, ainda não há uma luz no fim do túnel. Alves é favorável à flexibilização da lei, mas em parte. Segundo Alves afirmou ao Blog do Josias, “a lei tem exageros, que precisam ser corrigidos”. E exemplificou: “um parecer de um tribunal de contas não pode inviabilizar a decisão sobre a candidatura de um prefeito.” Josias lembra que o “abrandamento da Ficha Limpa está sendo discutido no contexto de uma minirreforma da legislação eleitoral que a Câmara quer votar até o final do mês”. A proposta em tramitação na Câmara “elimina a possibilidade de serem considerados ‘fichas sujas’, inelegíveis por oito anos, os prefeitos, governadores e presidentes cujas contas tenham sido rejeitadas pelos tribunais de contas dos municípios, dos Estados e da União”. Somente seriam considerados fichas sujas aqueles cujas contas sejam reprovadas pelas casas legislativas. O detalhe, no caso de Cássio, é que se a mudança da lei ocorrer apenas no que tange à desaprovação de contas pelos tribunais, então ele não será beneficiado. O seu caso não foi de desaprovação de contas, mas de cassação por conduta vedada e abuso de poder político e econômico, casos dos cheques da FAC e o uso do jornal A União em seu benefício na campanha de 2006. Já o presidente Henrique Alves, alertado pela repercussão negativa de mudanças na Lei da Ficha Limpa, avisou que o projeto “não vai ser uma matéria clandestina, votada de madrugada”, mas com amplo debate público.

Caso

Portanto, o caso do ex-senador Expedito Júnior (PSDB) configura captação ilícita de sufrágio eleitoral e com isso, tanto Expedito como Cássio Cunha Lima, estão inelegíveis para as eleições de 2014.

Conversa I

O ex-senador Expedito Júnior (PSDB) conversou demoradamente com o senador Valdir Raupp (PMDB) na manhã de ontem no Palácio Presidente Vargas.

Conversa II

As eleições de 2014 foi a principal pauta de conversa entre o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) e o senador Valdir Raupp (PMDB).

Audiência
Vereadores de Porto Velho promovera mais uma audiência pública para conhecer os problemas da população que sobrevive nos Distritos da nossa capital.

Saco I

Dessa vez, os vereadores da capital foram para a Ponta do Abunã e de lá voltaram com um saco cheio de tantas queixas de quem por lá sobrevive e participou da audiência.

Saco II

Um vereador que preferimos não revelar o nome, disse que um colega de legislatura dizia o tempo todo que estava de saco cheio das reivindicações dos populares dos distritos no percurso de volta a capital.

Falta

As reclamações vão desde a falta de comunicação devido à necessidade de uma antena de celular, a ponte do Abunã sobre o Rio Madeira (BR.364), falta de médico e remédios nos postos de saúde, asfalta, energia, estradas rurais e professores nas Escolas.

Lamentando

A população dos Distritos de Palmeiras e Nova Dimensão no município de Nova Mamoré estão lamentando a promessa do diretor do DER Lúcio Mosquini (PMDB).

Prometeu

Quando em visita àquelas localidades, o governador Confúcio Moura (PMDB) juntamente com o diretor do DER/DEOSP Lúcio Mosquini, prometeu aquela população dos Distritos no município de Nova Mamoré a construção de uma praça, asfalto, água nas torneiras e ampliação das Escolas Estaduais com a construção de mais salas de aula.

Revelou

O vereador Célio Brito (PSDB) nos revelou que “a população dos Distritos de Palmeiras e de Nova Dimensão precisa de uma atenção maior e que a prefeitura não consegue fazer tudo sozinha, precisa sim da parceria do governo do Estado”.

Confirmou


Em telefonema ao vice-prefeito Claudionor Leme (PDT) de Nova Mamoré, esse nos confirmou que quando o governador Confúcio Moura (PMDB) visitou o município, realmente prometeu a ampliação das Escolas estaduais com a construção de novas salas de aula, duas praças, sendo uma em cada Distrito citado acima, água nas torneiras das residências e asfalto nas principais ruas de imediato.

Nenhum comentário: