domingo, 19 de maio de 2013

FALANDO SÉRIO


Para se traçar o perfil do eleitorado do nosso Estado, principalmente de Porto Velho, é preciso levar em conta os ciclos econômicos e migratórios do passado e do presente. Diante disso, é preciso possuir a capacidade de refletir para entender que o perfil da população rondoniense deve ser considerado como heterogêneo e não como homogêneo. Assim, para se desenhar o mapa eleitoral do nosso estado, é preciso levar em conta essas considerações. Também é preciso compreender as mudanças significativas do processo de urbanização que o Estado sofreu, ou seja, quando o predomínio do eleitorado deixa de ser rural para ser urbano, mediante o deslocamento de parte dessa população que vivia no campo e migram para a cidade, fatores que não nos devemos nos deter nesse momento de reflexão. O que importa dessa reflexão toda é buscar uma explicação para as mudanças ocorridas por parte do eleitor mediante os últimos resultados eleitorais, principalmente do perfil eleitoral das cidades que representa os maiores colégios eleitorais, principalmente de Porto Velho que nas próximas eleições gerais de 2014, representará um terço do eleitorado do nosso Estado.

Características

A classe política do Estado precisa entender que muitos fatores têm contribuído para caracterizar o perfil do nosso eleitorado com características marcantes de um voto conservador na urna, principalmente da nossa capital.

Possível

A mudança do eleitorado a cada eleição nos principais colégios eleitorais do nosso Estado tem sido de forma lenta e gradual, sendo possível identificar fatores que contribuem para construção desse perfil conservador.

Sempre

Hoje, nosso destaque será para traçar o perfil do eleitorado de Porto Velho, capital esse que sempre se caracteriza na urna como oposição aos governos que passaram pelo Palácio Presidente Vargas.

Lembrando

A população da capital Porto Velho em sua grande maioria é formada por nordestinos, filhos e netos de nordestinos, por tanto, é preciso entender que a maioria dos avôs e pais, tendência a votar no governo como no passado da política da “enxada e voto”, lembrando, esse eleitor representa uma minoria na atualidade, mas ainda exerce forte influência na hora da decisão do voto.

Análise

Também é preciso levar em consideração que Porto Velho possui uma grande massa de servidores públicos, mesmo com uma leve queda em relação ao total da população nos últimos anos. Assim, em última análise, podemos afirmar que boa parte desses servidores públicos são concursados e de carreira, outra parte, são cargos de confiança mediante acomodações de alianças políticas ou por apadrinhamento político, portanto são ligados ao governo e uma extensão de um “status quo".

Importante

Outra caraterística importante a ser a analisada é o perfil das nossas instituições de ensino superior, principalmente a pública. Na última eleição para reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), venceu com votação esmagadora a candidatura que se apresentou como sendo a de “esquerda”.

Desempenho

As candidaturas conservadores e de centro para reitor na UNIR tiveram um desempenho pífio na urna. Portanto, é preciso lembrar que a universidade é um espaço de circulação de pensamentos, ideias, críticas e construção de debates.

Alianças

Não podemos também descartar as tendências da existência de alianças políticas formadas a partir das ideias políticas neoliberais, cujo desenho, representa o empobrecimento das classes média e baixa da nossa população.

Demonstrado

A nossa classe política local não vem demonstrado à população quem são os verdadeiros responsáveis por essas políticas de empobrecimento geral.

Reação

Assim, a reação do eleitorado por enquanto da capital nas eleições gerais, é apresentar oscilação na opção do voto ao “discurso do momento” e de “direita conservadora”.

Declarou

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei do Estado do Acre que efetivou no serviço público mais de 11 mil servidores que não passaram em concurso público.

Sugeriu

O ministro Dias Toffoli ainda sugeriu prazo de um ano para que os servidores, admitidos entre 1983 e 1994, sejam demitidos.

Caiu

Essa decisão do STF sobre os 11 mil servidores do Acre que foram admitidos sem concurso público antes da Constituição de 1988 caiu no colo do governador Tião Viana (PT).

Amargar

O governador Tião Viana (PT) poderá sofrer o mesmo desgaste político que tiveram governadores de outros Estados em épocas passadas. Sendo assim, o PT que comanda o Estado do Acre a mais de 20 anos, poderá num futuro próximo, amargar a sua primeira derrota eleitoral.

Nenhum comentário: