domingo, 14 de abril de 2013

FALANDO SÉRIO


Mais umas vez esse Colunista saiu na frente ao desenhar dias atrás, o cenário do quadro político entre a oposição e o governador Confúcio Moura (PMDB) com relação à visita do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab - presidente nacional do PSD, ao Estado.  O deputado federal Moreira Mendes (PSD) que é presidente estadual do Partido da Social Democracia, saiu na retaguarda ao lançar dois pré-candidatos ao governo do Estado, ou seja, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) e o prefeito do município de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD). Moreira Mendes demonstra a maturidade política alcançada ao longo da vida pública e a sua possível vontade de fazer mais um partido liderado por ele, voltar a sentar na cadeira de governador no Palácio Presidente Vargas. Resta esperar o tempo passar, para saber se esse projeto vinga ou é apenas jogo de cena para valorizar o passe.

Perfil

Possivelmente, o PSD tenha chapa pura, lançando Alex Testoni ao governo e Hermínio Coelho figurando de vice-governador, ou seja, uma liderança do interior, com perfil executivo e outra da capital, com perfil legislativo.

Conseguir

Agora, esse Colunista deve lembrar ao leitor que o deputado Hermínio Coelho (PSD), bem como, o prefeito Alex Testoni (PSD), ambos nasceram para liderar, portanto, vamos ver quais dos dois, vai conseguir administrar as suas vaidades.

Ovo

Nesse jogo de cena da oposição, é de tirar o chapéu para o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) por essa engenharia política toda. Há dias o tucano vinha visitando Alex Testoni, portanto, não se engane, desse ninho construído poderá sair um ovo e se fazer uma boa gemada.

Aninhar

Se esse desenho se confirmar com o passar do tempo, o tucano e ex-senador Expedito Júnior (PSDB), terá um novo ninho para se aninhar, ou seja, um palanque político leve e com estrutura para a campanha.

Oposição

No cenário político estadual, o senador Ivo Cassol (PP) não ficará mais sozinho - em parte, na oposição ao governador Confúcio Moura (PMDB), contará com reforço do prefeito Alex Testoni (PSD).

Sozinho

Todos sabem que o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD) se criou na política ao lado do senador Ivo Cassol (PP).

Revés

Com esse cenário criado pelo PSD, o deputado Moreira Mendes líder da legenda no Estado, aplicou um revés no senador Ivo Cassol (PP).

Perdeu

Portanto, o senador Ivo Cassol (PP), perdeu Moreira Mendes e Alex Testoni, ambos do PSD, como aliados. Isso significa que Cassol vai entrar em campo desfalcado.

Rompimento I

O rompimento do prefeito Alex Testoni (PSD) com o senador Ivo Cassol (PP) vinha se desenhando desde as eleições estaduais de 2010. Alex apoiou não declaradamente a candidatura de Confúcio Moura (PMDB) no segundo turno.

Rompimento II

As vaidades e ciúmes de Alex ao deputado federal Carlos Magno (PP), seria o principal motivo para o rompimento político. Esse último é sempre o preferido por Cassol.

Breve

Com a previsão de candidatura do ex-senador Expedito Júnior ao senado nessa possível aliança com o PSD, o senador Acir Gurgacz (PDT) poderá em breve lançar a sua candidatura ao governo do Estado.

Derrotado

O senador Acir Gurgacz (PDT) não deseja se confrontar com o tucano Expedito Júnior na urna novamente ou nas barras dos tribunais. Acir sabe que sairá da urna derrotado, lhe restando, apelar novamente para o tapetão nas barras dos Tribunais.

Poderá

Fazendo outra leitura, o senador Acir Gurgacz (PDT), poderá seguir a mesma receita que o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), ou seja, construir a candidatura alternativa de José de Abreu Bianco ao governo do Estado.

Avaliando

Avaliando os números de candidaturas registradas ao governo do Estado de Rondônia desde eleições passadas, nunca se viu um cenário com menos de quatro candidatos.

Adversários

Portanto, em 2014, o governador Confúcio Moura (PMDB) poderá contar como possíveis adversários, o senador Ivo Cassol (PP), Alex Testoni (PSD), Padre Ton (PT), Bianco (DEM) ou Acir Gurgacz (PDT).

Sofrendo

Muito cinismo do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) assumir diante da mídia local, o papel de santo padre, ao se defender com a conversa fiada que está sofrendo perseguição política. Esse se considera imbatível numa possível disputa ao governo do Estado.

Esquece

As palavras do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) são com base numa pesquisa que ele tem nas mãos de opinião pública que lhe daria um índice de 70% de aprovação como prefeito. Ele esquece que essa pesquisa foi feita meses antes da sua reeleição.

Nenhum comentário: