quarta-feira, 27 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Na sessão especial da Assembleia Legislativa que contou com a presença da secretaria de Estado da Educação Isabel Luz, os corredores da ALE estavam cheios, a plenária lotada de servidores da Educação e o plenário contavam com a presença de inúmeros secretários de Estados.  Isabel Luz fez a apresentação de um diagnóstico dos avanços na sua pasta nos últimos dois anos. Apresentou dados e números comparativos do governo anterior ao governo da Cooperação, na verdade, apresentou os avanços significativos que teve o governo Confúcio Moura (PMDB) nos últimos dois anos. Quanto ao uso de diárias em excesso, a secretária disse que quando respondeu pela diretoria administrativa e financeira da pasta, teve que visitar todas as escolas do Estado com o objetivo de dar explicações sobre a implantação do PNAE, ou seja, Escolas que recebiam apenas R$ 6 mil reais, passaram a receber R$ 100 mil reais nos caixas escolares. Portanto, se fazia necessário viajar tanto e receber 16 dias de diárias num único mês. Quanto ao sumiço dos bens, a secretária Isabel Luz explicou, mas não convenceu. Quanto aos descontentamentos dos deputados com a secretária com relação ao jogo de cintura político, essa fez sua retração em público e foi muito aplaudida pelos presentes. Ao término de sua fala, a secretária Isabel Luz pediu aos deputados, professores e sindicato, que descem as mãos e celebrassem um pacto pela Educação de Rondônia.

Contou

A sessão também contou com bate boca entre os deputados estadual Kaká Mendonça (PTB) e Valdivino Tucura (PRP) com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD).

Impedir

O bate boca girou em torno do cumprimento do Regimento Interno da ALE/RO, o deputado Kaká Mendonça (PTB) pediu observância de um Artigo regimental para impedir a fala do representante dos professores.

Prevaleceu

O deputado Hermínio Coelho (PSD) que presidia a sessão, quando colocou o Regimento em votação, ficou demonstrado que a força dos deputados governistas na Casa de Leis prevaleceu e o representante dos professores foi convidado a deixar a Tribuna da ALE/RO.

Gracinha

O deputado Euclides Maciel (PSDB) foi tirar uma gracinha com seu colega de partido em Ji-Paraná, o deputado Jean de Oliveira (PSDB) que não deixou de graça.

Gastando

No discurso de Euclides Maciel (PSDB), afirmou que o deputado Jean Oliveira (PSDB) estava gastando muito com diárias devido as suas idas e vindas aos municípios do Estado.

Destacou

Na vez do deputado Jean Oliveira (PSDB) discursar, destacou que deputados estaduais não recebem diárias para se deslocar dentro do Estado.

Tiririca

O deputado Jean Oliveira (PSDB) ainda foi mais longe com o deputado Euclides Maciel (PSDB), afirmando que “se o eleitor de São Paulo elegeu o Tiririca, agora entende porque Ji-Paraná elegeu Euclides Maciel deputado estadual”.

Burburinho

Falando em Ji-Paraná, o burburinho aumenta em torno dos nomes de Juarez Jardim (PP), Ricardo Sá (PMDB) e Zé Maria (PHS) para disputar uma vaga para deputado federal nas próximas eleições.

Ironia

Os neófitos terão que enfrentar nas urnas de Ji-Paraná os deputados federais Anselmo de Jesus (PT) e Marcos Rogério (PDT), ambos eram suplentes e assumiram o mandato por ironia do destino.

Cogita

Na disputa pelo voto para deputado estadual em Ji-Paraná se cogita os nomes de Ary Saraiva (PSDC), Pastor Elenilton (PHS), Solange Pereira (PMDB), Euclides Maciel (PSDB), José de Abreu Bianco (DEM) e Edvaldo Soares (PMDB).

Descarta

Assessores de primeiro escalão do governo não descarta a hipótese do governador Confúcio Moura (PMDB), ter como aliado numa possível reeleição, o ex-senador Expedito Júnior.

Contados

Quem anda com os dias contados é o Aeroclube de Porto Velho. A área de 78 km² avaliada em 3 milhões de reais, pertence a Aeronáutica, ou seja, patrimônio da União.

Pediram

Aeronáutica não renovou o termo de cessão e uso para o Aeroclube. Os sócios para sair do local, pediram a doação de um terreno a prefeitura e ao Estado, caberia a cerca, acesso e pista, somando um investimento de 15 milhões de reais.

Devolvido

O vereador Sid Orleans (PT) andou alfinetando o seu colega vereador Everaldo Fogaça (PTB) nos meios de comunicação, afirmando que Fogaça não teria devolvido ainda o dinheiro recebido das diárias com destino a João Pessoa, capital da Paraíba.

Confidenciou

Funcionários da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho nos confidenciou que muitos vereadores que embolsaram as diárias e não foram ao destino previsto, esses apenas teria apresentado um “relatório” de justificativa.

Nenhum comentário: