terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO


A partir do meio dia de hoje, vereadores estarão rumando a capital federal a convite do prefeito Mauro Nazif (PSB), para tratar de assuntos relacionados aos viadutos. O curioso é que em pleno dia de trabalho legislativos os vereadores se ausentem para passear com dinheiro do contribuinte. Então, qual a força política que tem um vereador da capital para marcar audiência com Ministros ou mesmo com técnicos dos ministérios na intenção de resolver as questões inerentes à herança maldita dos viadutos? Perguntas borbulham em nossa mente caro leitor, sobre essa comitiva de vereadores que irão a essa viagem a capital federal. Será que é para apenas dar volume ao lado do novo prefeito? Quem sabe um pretexto para promover gastança com dinheiro do contribuinte com passagem área, hotel cinco estrelas, taxi, almoço e jantares em restaurantes caros e até mesmo, uma boa noitada de esbórnia num bataclã da vida? O contribuinte que recentemente pagou o seu IPTU poderia nos ajudar com respostas as perguntas acima?

Justo

Resumindo, seria muito mais justo se a Câmara de Vereadores da capital apertassem o cinto nas suas despesas internas, revertessem as possíveis economias com seus pares no aumento das verbas para educação, saúde e políticas públicas sérias para geração de emprego e renda.

Confirmação

Tentamos falar com o presidente da Câmara de Vereadores por telefone para confirmar tal excursão dos vereadores a capital federal em épocas de poucos recursos. Mas o vereador Alan Queiroz (PSDB), presidente da Mesa Diretora, não atendeu e nem retornou a ligação. A confirmação veio de funcionários do parlamento mirim da capital.

Exemplo

Quem deu exemplo de economia na Câmara de Vereadores e devolveu recursos para prefeitura de Porto Velho na gestão passada, foi o vereador Eduardo Rodrigues (PV) quando esteve no exercício da presidência da Mesa Diretora.

Reclamando

O vereador Edimo Ferreira (PSL), mais conhecido por Dim Dim, andou reclamando de alguns secretários municipais da capital, afirmando que esses os deixarão na mão. Assumiram compromisso com frentes de trabalho no Distrito de União Bandeirante, e por lá, não apareceram na data estabelecida.

Sorrisão

Quem anda com sorrisão largo é a secretaria Nancy Rodrigues da SEDAM. Nos próximos dias a sua pasta vai coordenar recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) numa ordem de R$ 70 milhões de reais.

Aplicação

O dinheiro do FDA sobre a coordenação da SEDAM, servirá para aplicação de cursos, capacitação, educação ambiental, recuperação do entorno das floras, áreas degradadas e reflorestamento dos rios.

Entrega

Foram mais de 400 casas entregues no fim de semana passado no município de Rolim de Moura pelo governador Confúcio Moura (PMDB). Essas casas atenderam a pessoas com renda bruta familiar de hum mil e seiscentos reais e que estavam na faixa da linha de pobreza ou abaixo dela.

Transparência I

As medidas tomadas recentemente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), com fechamento de órgãos e demissões de pessoas em cargos comissionados daquela casa de Leis, estão muito distante das promessas de uma gestão transparente.

Transparência II

Até hoje a Assembleia Legislativa não divulgou no Portal da Transparência os salários de cada deputado estadual, dos servidores da casa e dos que respondem por cargos em comissão.

Transparência III

Hoje qualquer cidadão pode acessar o Portal Transparência e constatar quanto ganha os servidores federais, estaduais e do judiciário.

Pandora

Será que existe uma caixa de pandora na folha de pagamento da Assembleia Legislativa para que não a torne transparente perante o contribuinte rondoniense?

Divulgação

Hoje a sociedade cobra lisura, transparência e probidade dos gestores públicos quando se trata de recursos públicos, por isso, a cobrança da divulgação da folha de pagamento. Sendo mais licito divulgar as de outubro, novembro e dezembro do ano passado, bem como, a de janeiro e fevereiro desse ano.

Desnecessário

O ex-prefeito Laerte Queiroz (PR) disse ser desnecessária a articulação do senador Ivo Cassol (PP) em retirar o Partido da República (PR) das mãos do grupo que hoje comanda a legenda no Estado.

Assume

O que rola nos bastidores que a viagem do ex-senador Expedito Júnior (PSDB) a Brasília na tarde de ontem, seria para garantir o comando político do PR ao atual grupo que se encontra dentro da legenda sobre o comando do ex-prefeito Laerte Queiroz.

Rinha

Sobre a disputa de comando do PR no Estado, resta saber quem ganhará essa rinha de galo. De um lado o senador Ivo Cassol (PP), e do outro lado, o seu desafeto político, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB).

Nenhum comentário: