segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FALANDO SÉRIO


Todos sabem o colapso de energia que o Brasil sofreu nas duas décadas passadas, por isso, a necessidade de produção de energia com mais urgência possível. Nada mais justo do que recorrer aos nossos rios de planalto que favorece a instalação das Usinas Hidrelétricas. Como no Brasil é tudo no improviso e na puxadinha, é preciso que façamos uma reflexão sobre tais impactos sociais e ambientais produzidos pela construção das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira. Mesmo com os estudos prévios realizados, com o passar do tempo os mesmos deixaram a desejar, se mostrando falhos, ou seja, comprometeu todos os relatórios de estudos produzidos e também os técnicos que os assinaram. As realidades dos impactos sociais são visíveis nas ruas de Porto Velho com o trânsito caótico, unidades de saúde superlotadas, aumento de moradores de ruas, invasões de terrenos por sem tetos, aumento dos usuários de drogas, da embriaguez e da criminalidade. Seria redundância também relatar as pressões humanas com relação biodiversidade que sofreu nas áreas do entorno das obras de Santo Antônio e Jirau?

Preocupação

Tanto o governo brasileiro que desejava uma solução imediata para corresponder ao aumento da demanda do consumo de energia no país, quanto o governo do Estado que sonhou com o aumento da arrecadação dos tributos, a prefeitura de Porto Velho que pensou como grande negócio as compensações sociais e nos consórcios das obras que apenas vislumbraram os lucros, não se preocuparam e nem se preocupam com os impactos sociais e ambientais produzido pelas obras das usinas do Madeira.

Mediação

Biólogos pesquisadores estão medindo e avaliando os impactos da construção da Hidrelétrica Santo Antônio e, se os reservatórios da hidrelétrica estão interferindo na reprodução de espécies de aves que vivem às margens do rio Madeira.

Democracia

Só quem sabe afirmar o que é uma Ditadura Civil e Militar, é quem convive sem liberdade e uma mordaça na boca, igual vive o povo cubano com essa história de matar e morrer pela Revolução Cubana dos irmãos Castro.

Manifestações

As manifestações de alguns fundamentalistas da esquerda no Brasil contrárias a presença da jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, são retrógadas. Na verdade, precisam fazer uma reflexão imediata sobre o que é viver com privação da liberdade de expressão e com os direitos individuais violados por uma elite burocrática de um partido único no poder.

Abolido

Se viver no regime comunista fosse tão bom, então o Leste Europeu nunca teria abolido a economia planificada, o povo russo não teria optado pelo fim da união soviética e a China teria adotado as peculiaridades capitalistas na sua economia.

WXO

Assessores do governador Confúcio Moura (PMDB) continuam acreditando na Lei da Ficha Limpa, ou seja, que o chefe maior do Executivo estadual não teria concorrente a altura para desbanca-lo de ambos os Palácios. Estão equivocados diante algumas pesquisas que tivemos acessos.

Ilha

Depois do seminário de gestão pública realizado pelo governo da cooperação, ainda persiste auxiliares do governo que não atende ou retorna ligações, perseguem servidores em vez de conquistá-los, escondem processos, não responde as correspondências oficiais, não cumpre prazos, vive de fuxicos e concentram funções, como se a sua sala fosse uma ilha e ele o governante maior.

Engrenou

Com a sua diplomacia, Valdemar Albuquerque engrenou de vez na função de Chefe de Gabinete do governador. Esse vem trabalhando com afinco para manter em dia os despachos do governador Confúcio Moura (PMDB).

Cascata

Ações judiciais de improbidade administrativa e outros crimes contra o erário público vêm se apresentando como efeito cascata aos ex-secretários de Estado do governo Cassol. O mais recente recaiu sobre o ex-secretário da SEJUS Gilvam Ferro acusado de vender transferências de presos e lavagem de dinheiro.

Nebulosas

São nebulosas as histórias em torno da nomeação do novo secretário municipal da Agricultura de Porto Velho Leonel Bertolini (DEM). Estamos checando as informações para trazer ao leitor as verdades dos fatos na próxima coluna.

Paralisia

Fazem 45 dias de gestão do prefeito Mauro Nazif (PSB), muitas ações emergências que podem ser realizadas estão paralisadas, a exemplo do desentupimento das galerias pluviais, limpeza regular das ruas, recolhimento do lixo, conservação dos semáforos, reposição de lâmpadas, a poda e controle de árvores, e por fim, a operação tapa buraco.

Nenhum comentário: