sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O papel higienizador de um homem público



         Todo dia me pergunto qual o papel político tem que exercer um homem público? Esse personagem surge nas minhas inquietações quando indago: Que meio se criou? Como foi na sua vida escolar? Como é na sua carreira profissional? Como foi a sua vida de militância partidária? Quais as suas atitudes e condutas, com amigos e na convivência familiar?
         Quando essa pessoa comum decide entrar para vida pública, ele expõe todo sua vida, sua família, amigos e as pessoas que passam a acreditar nas palavras proferidas de sua boca, depositando a sua confiança e anseios através do voto. Então, como é importante analisar a sua trajetória pessoal de vida, você não acha?
         As pessoas do outro lado esperam de um homem público, seriedade e zelo no trato com a coisa pública. Esse homem ainda deve ter responsabilidade com a administração pública e combater permanentemente a corrupção.
         Ainda precisa ter compromisso com a população e trabalhar diuturnamente, visando oferecer saúde e educação com qualidade. Promover investimentos maciços em esporte e lazer como forma de combater as drogas. Procurar humanizar a segurança e lhe dar dignidade para saber cuidar das pessoas. Estimular a criação de emprego e renda para quem mais precisa, sendo essa última, a política redistributiva de renda mais correta a ser aplicada.
         E muitas outras regras a serem observadas como a transparência pública, mas para tanto, é interessante que todos os poderes cumpram o seu papel institucional, mas contidos na ética e nos princípios morais que regem a nossa sociedade.
         Sempre preguei a harmonia, o dialogo verdadeiro, a solução dos conflitos com base na alta capacidade de indignar-se. Assim, os cidadãos do bem vêm cumprindo o seu papel verdadeiro, de fiscalizar aqueles que confundi a vida pública com a privada.
         É lamentável, que esse papel higienizador da bandalheira com os recursos públicos, quem deveria esta fazendo seria os nossos legisladores no processo político atual. Portanto, ainda bem que temos o Ministério Público, a Justiça e as Polícias, a quem devemos recorrer e confia por estar cumprindo o seu papel institucional de impedir, que as sujeiras das entranhas do poder não fiquem escondidas nos tecidos decorativos da corrupção nos prédios públicos, ou seja, que venha a público todas as ações lesivas ao dinheiro do contribuinte.
Parabéns a todos esses homens da justiça que juntos trabalham bravamente para dar a resposta que a população tanto espera dos homens públicos que conquista a confiança através do voto.

Nenhum comentário: