quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Noite de Natal feliz


Depois de muito tempo não tinha tipo uma noite de Natal tão especial como a última na companhia da minha família, em especial na casa do meu tio Manoel e Deodata Lins, com minhas primas e primos.
O convite foi oportuno, pois tive a oportunidade de passar uma noite junto ao irmão do meu pai, Tio Manoel Lins de Albuquerque Neto, no qual chamamos carinhosamente de Tio Neto desde criança. Esse sempre se fez presente em nossas vidas com sua mão amiga, os sábios conselhos e gestos de solidariedade para conosco desde quando morávamos na Granja Sandy e, depois no Bairro Jardim Luna, na verdade, a sua granja era vizinha a do meu pai e no bairro, as casas eram de frente, era só atravessar a rua.
Minha Tia Deodata como sempre, uma grande anfitriã, uma pessoa de coração generoso, solidária por devoção e receptiva a todos nós da família, um ícone de bondade em pessoa que sempre surpreende a todos nós com suas palavras de incentivo e motivação. Tia Deodata nasceu com um grande dom, o da arte de receber bem as pessoas em sua casa, com festa ou sem festa, sempre foi assim, é por isso que tantos a admiram.
Minhas primas Márcia, Mirlene e Mércia voltaram aos tempos da infância, dessa vez, não como crianças que dormiam na ansiedade de receber os presentes de Papai Noel na noite de Natal, mas na verdade, no momento mágico de ser Mamãe Noel ao presentear seus filhos. Na verdade a nova geração de primos que darão a continuidade da nossa família pelo ramo gerado por tio Neto e tia Deodata, responsabilidade tal que recai sobre os ombros de Camila, Pedro Henrique, Larissa, Manuela, Ivo e Luíza.
Nesse encontro familiar, serviu para reencontrar Otacílio, esposo de minha prima Mirlene que por uma década viveu Rondônia nos tempos de Dede de Melo no exercício do mandato de deputado estadual e Osvaldo Piana como governador do Estado. Suas recordações boas recordações vieram à tona e de grande valia para compor o meu imaginário.
Mas surpreendente mesmo foi poder ter sentando por algum momento ao lado do esposo da minha prima Márcia, Dr. Dirceu Marques, homem de uma mente brilhante e privilegiada. Sertanejo de nascença e alma, nascido em Cajazeiras, cidade essa cravada no sertão da Paraíba e Dirceu, completa o rol de filhos ilustre daquela cidade. Com ele tive uma aula dos rigores acadêmicos e contribuições que servirão muito para o meu projeto de pesquisa em andamento.
Não poderia esquecer-se de lembrar a Luíza, não a do Canadá, mas a nossa Luíza, sobrinha de tia Deodata. Como sempre, Luíza é aquela pessoa doce e de uma alegria contagiante. Não podemos esquecer-nos da mensagem natalina proferida por Cavalcante antes da ceia de Natal, esposo de minha prima Mércia, quando se referiu a noite de Natal com uma noite de solidariedade e reflexão, por isso estava reunidos em família e convidados para repartir o pão que Deus consagrou naquela mesa e em todos os dias de nossas vidas.
A noite de Natal feliz para celebrar o nascimento de Jesus foi compartilhada com minha mãe Elisete, meu irmão Anisberto e minha cunhada Márcia, com minha sobrinha Ingrid, seu namorado João Paulo ao lado de parentes maravilhosos que tive a oportunidade de crescer junto a eles e, dividimos nossos momentos de felicidades e angústias, mas todos sempre solidários uns com os outros sem covardia, traição e ingratidão, palavras essas que não pertencem ao vocabulário da Família Lins desde os nossos ancestrais.

Nenhum comentário: