quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PT perde seu eleitorado para Mariana


Dias atrás venho analisando um caderno de pesquisa, a minha formação em geografia e o conhecimento prático na interpretação de dados, nos leva a crer que a patinada da candidata Fátima Cleide do PT a prefeitura de Porto Velho, é decorrente da soma de uma série de alegações por parte do eleitor, somada a sua rejeição própria rejeição e por último, da candidatura jovem de Mariana Carvalho do PSDB, que conseguiu a simpatia de parte do eleitorado do PT da capital, inacreditável, mas é verdade.
Pior de tudo isso é procurar entender esse fenômeno da parte desse eleitorado que votava no PT na capital e migrou para a candidatura Tucana. Pois é sabido, que o PSDB e PT historicamente um faz oposição ao outro. Sendo assim, essa mesma oposição por orientação ideológica política partidária por parte dos tucanos e petistas se repete nos Estados e Municípios.
Mas é fácil entender tal fenômeno em que o PT perdeu voto para o PSDB na capital. Existe uma parcela do eleitorado que são classe média, média alta e alta, essa se dividiu nas candidaturas de Mariana Carvalho e Mário Português, devido a simples fatos, são votos mais conservadores e alinhado a direita e extrema direita, ficando claro o preconceito com a candidatura de Lindomar Garçon, por este ser considerado pelos analistas políticos, um político populista, ou seja, um candidato bem próximo de quem vive nas franjas urbanas da nossa capital.
Assim, esse voto conservador mais a direita, se identificou com a candidatura da Mariana Carvalho, pois sendo tradicionalmente de uma família burguesa, soma-se ao fato de ter crescido a sombra do poder, como também, foi preparada para a vida pública pelo seu pai, o ex-Vice-Governador Aparício Carvalho e, ainda mais, a menina conta com apoio da grande militância tucana na capital, esta feita por jovens de famílias tradicionalmente burguesas na nossa capital.
Então, a militância do PT atingida por uma administração marcada por obras inacabadas, escândalos de corrupção e a rejeição da própria candidata Fátima Cleide, vai ter que se desdobra para tentar chegar ao segundo turno tentando superar o candidato Mauro Nazif (PSB) e Mariana Carvalho (PSDB).

Nenhum comentário: