terça-feira, 28 de agosto de 2012

100 Dias da nova gestão da UNIR: pior do que esta não fica!



Passado cem dias da gestão do grupo político que tomou conta da administração da UNIR, deu tempo para colecionar muitos correios eletrônicos e notícias. Esse grupo que subiu as escadarias da reitoria no centro da capital em maio passado, cheio de marra, tendo como meta a efetivação de um projeto político construído por mais de dez anos e precisou de um golpe para se efetivar. Conhecida também como a “Revolta dos Ressentidos”, seus personagens que nunca atingiram relevância na academia, não conquistaram cargos na administração superior da Universidade, não ganharam eleições quando se submeteram às urnas, ou dos que ganharam eleições e não puderam assumir, dos que foram largados a margem da história por sua inapetência e dissidio, e só retornaram as mídias, em função da manipulação, da distorção de fatos, de cooptação de pessoas por meio de promessas de mudanças e melhoria, por mudanças radicais e assepsia, só vista nos dogmas do nazismo e do fascismo.
Enfim, a greve que assolou a UNIR, foi uma junção dos rotos com os esfarrapados: parece ter sido orquestrada por professores improdutivos e problemáticos, que manipularam os fatos para arregimentar e lograr a boa fé de estudantes ansiosos, desejosos para fazerem história e deixarem seus nomes registrados no livro das lutas populares. Estudantes que sonhavam com mudanças na Universidade, esses sim, estudam e ousaram acreditar que podiam torná-la de fato e de direito, a melhor instituição de ensino superior da região Norte.
Durante o período mais acirrado da greve do ano passado, professores bradavam na escadaria da Reitoria, que a UNIR é do povo de Rondônia, que tinha de ser administrada com transparência, ética e lisura. Que não queriam cargos, mas exigiam respeito. Que lutavam por uma UNIR mais próxima dos estudantes, dos professores e dos que mais precisam, ou seja, o dos mais humildes. Na prática, findada a greve, aí sim, a UNIR passou a ser de poucos: cursos estão definhando. Professores não são recebidos, projetos, programas e recursos estão sendo perdidos.
Foram logrados os estudantes, suas famílias e a opinião pública, que vergonha, mais uma vez erraram feio, pois no passado, já tiveram outra chance e a desperdiçaram como agora. Cem dias depois da posse da Reitora Berenice Tourinho, tudo mudou para pior, para um descompasso jamais visto na história da instituição, essa que é fomentadora de conhecimento e pesquisa, tão importante para o nosso Estado. Na verdade, se estivesse como estava, estaria bem melhor! Pois, mudaram as figuras de proa, mas o barco foi levado à deriva e o MEC continua com a sua mesma política para as universidades.
Temos vários correios eletrônicos que afirmar que os cursos continuam sem estrutura. Estudantes continuam sem receber bolsas que os ajudam a permanecer na Universidade. Os convênios com Universidades estrangeiras foram interrompidos. Reitores de instituições fora de Rondônia foram destratados, por não fazerem parte da base de sustentação da nova reitora. Alunos deixaram de ir para Europa com bolsa patrocinada por um banco, porque o convênio foi assinado pelo ex-reitor. Como sempre, quem mais sofre são os estudantes mais pobres, os funcionários mais humildes, os excluídos da “corte psolista”. Os Campi do interior estão abandonados, as construções não decolam, o campus de Porto Velho foi “maquiado” recentemente com a ajuda da prefeitura.
A nova administração repete erros que atribuía à administração passada: nomeia pelo critério do compadrio e da amizade, vitimiza quem já é vitima, persegue funcionários, penaliza aos mais humildes em detrimento da manutenção de privilégios para si e para seu grupo, que coisa feia, é como se estivessem “cubanizando” a UNIR.
Cem dias depois, não fosse a Greve Nacional dos Professores, a situação estaria muito pior: a Magnifica Reitora cancelou o vestibular, logo, foi vitima do mesmo “panelaço” que iniciou a greve do ano passado que culminou com a queda do ex-reitor Januário Amaral. Estudantes preocupados com seu futuro a procuraram para obter explicações e foram tratados como “persona non grata”: entraram pelas escadarias da frente do prédio e a reitora saiu pelos fundos. A reitora que faz parte do mesmo grupo que acusava ao ex-reitor Januário Amaral de ser arrogante e truculento, por não atender aos estudantes... Imaginem só a cena?
Os professores e alunos que se articularam no ano passado em torno de um projeto de uma “UNIR para todos” estão decepcionados e entristecidos, pois temos informações que os pró-reitores e assessores da reitoria não se comunicam entre si, uma verdadeira Torre de Babel. Que também, professores com vasta experiência administrativa, foram varridos da administração, essa que é verdadeiramente uma corte, a corte bem estilo “castrista” e “chavista”, a que poucos têm acesso, pessoas e cérebros que tiveram participação efetiva e organizaram as massas foram esquecidas nos porões da indiferença e nem mesmo são recebidos. Estudantes que sonharam com uma Universidade eficiente se deparam com os mesmo banheiros imundos, com as mesmas salas sem ar condicionado, com a mesma inoperância da administração superior que condenavam no passado. E quando questionam e reivindicam seus direitos, recebem as mesmas desculpas que foram utilizadas pela administração anterior: não há funcionários, não há dinheiro suficiente, não há pessoal... Bem, pra onde foi as promessas de campanha, de afirmarem que já estava tudo planejado e o que faltava mesmo, era apenas ganhar e colocar em prática.
Não há dinheiro porque a administração superior devolveu mais de dez milhões por incompetência. Não há funcionários porque o concurso apresentou vícios. Não há pessoal qualificado, mas a administração superior cedeu recentemente funcionários para outros órgãos. Os auxiliares da reitora vivem em Brasília. Certamente buscando recursos para melhorar a UNIR. Mas, dia de domingo?
Os professores abandonados pela administração começam a se articular para pedirem um Gabinete de Crise. Professores que bradavam por ética e transparência são condenados pela justiça por assédio moral contra alunos pobres. Alunos pobres continuam não encontrando livros que precisam em sua formação na biblioteca da Universidade.  
Enfim, cem dias depois tudo mudou para continuar não como estava, mas para pior: o sinal que parece ser lido nas entrelinhas, é o de que esta na administração que está por aí, não entende o lema que criou “A UNIR é nossa”. Ou o “nossa” a que se referiam não tem a ver com todos nós, apenas com eles ou com a lição do Tiririca, pior do que esta não fica.

13 comentários:

Alter Nunes disse...

Caro Herbert Lins, não concorco com suas colocações. Creio que a Dra Berenice Tourinho é uma pessoa que quer algo melhor para a UNIR, porém a política é séria dentro da UNIR, achamos que seus acessores "parasitas administrativos" destroem a capacidade da Reitora em tornar a UNIR melhor. A Dra Berenice tem o respeito de Professores e Técnicos, e foi o que a alçou Reitora, porém o que percebemos nesta administração é a nítida impressão que ela não pode administrar pois documentos não chegam a ela pois ficam a carco do Chefe de Gabinete que acha que é o Reitor e age como tal. Cara Professora Berenice, não torne a UNIR velha, seja o novo que nos escolhemos. A UNIR de Ene, Januário´é passado, sua equipe fez parte destas administrações, chame para trabalhar pessoas novas, mostre a nova UNIR. Todos clamam pelo novo, mude aqueles que irão destruir a sua carreira.

Juliana Pereira disse...

Olha, meu parabéns.. muito bom o seu blog!! Texto muito bem escrito, em resumo mostra a real situação da 'Nossa'' Universidade!! Ressalvo que há fatos importantes que necessitam ser detalhados... como por exemplo o caso do Bullying sofrido pelo aluno da medicina, nao me recordo o nome dele, mas vi que passou ate na Globo, e assim todo mundo sabe que isso aconteceu nao so com ele, mas com outros alunos, tenho certeza que nao so na medicina, mas em outros cursos como no meu na enfermagem, que pelo o pessoal disse um aluno ja levou um tapa de uma professora dentro da universidade... O que a administração superior tem feito pelos alunos?! Pelo o que a gente acompanhou no noticiario, ate agora ninguem falou nada... ninguem sabe de nada.. e parece que ninguem vai fazer nada!!! Ah, fora a questao das nossas bolsas, cara tem amiga minha que precisa desse dinheiro pra se manter aqui, a familia nao é daqui... e ninguem faz nada a respeito... tem gente que nao ta passando fome, pq mora em pencionato e a galera ajuda sabe!! A gente apostou na professora Berenice, sabe... falaram pra gente que ela seria melhor, porque é competente.. foi dito que a Universidade seria pra gente, mas olha como esta!!! Quando a gente conversa com as pessoas por ai, falam pra gente "ih, voces ja perderam o semestre hein!".. Cara, isso é muito ruim... pq a gente entra na universidade, estuda muito pra realizar um sonho, conta os dias pra os anos passarem e a gente ser alguem na vida e mudar a realidade da nossa familia e vem essas greves, que matam a gente sabe... matam a nossa esperança de mudar a nossa realidade. Falaram pra gente que a nossa luta era pra uma universidade pra gente, uma universidade para todos... confiamos na capacidade da Reitora... Mas, nao sei se posso confiar nisso ainda!! Infelizmente, nao sei se posso concordar com o que esse internauta escreveu ai em cima... Mas, é isso ai Herbert! Eu e os demais academicos... pobres como eu, brasileiros e com a UNICA esperanca de mudanca de vida na universidade... sentimos muito... sentimos muito por termos sido iludidos, manobrados!!!

Paula Carneiro disse...

Paula Carneiro,

E viva o Tiririca! os novos donatários da UNIR já estão instalados, para que se preocupar com os alunos?
Os alunos já cumpriram sua função: apoiar a tomada do poder. Agora devem aceitar sem bolsas, sem papel higiênico, sem aulas e sem vestibular as decisões dos mandatários.

Anônimo disse...

Quando a greve aconteceu, muitos alunos como foi citado foram na verdade manipulados por alguns professores que estavam a frente da greve, esses alunos nem chegaram a conhecer o antigo reitor e estavam lutando por sua saída. Acredito que só o tempo vai dizer se foi ou não a melhor alternativa para nossa universidade a saída do Januario, por enquanto como o próprio autor desse artigo está dizendo a situação está pior e concordo plenamente, esperamos sim uma universidade melhor em todos os aspectos, mas infelizmente não é isso que está acontecendo.

Anônimo disse...

É o tiririca estava errado pior do que estava fica!!! kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ola cara ate que essa magnifica nao e das piores. Mas aquela cambada de pro-reiotres e simplesmente sofrivel.
Mas perecem que sao todos do tipo do Paulo de Tasso - o Burro, que falou na assembleia que em quinze dias resolveria o problema do campus. Coitadinho, acho que por isso ele e chamado de O BURRO, quanta maldade com o animal.
A nova equipe nao quer trabalhar e tambem, na verdade eles nao sabem, eles querem acabar com o REUNI, viu como eles estao conseguindo, a reitora cancelou o vestibular 2013. Isso e foda.

Anônimo disse...

Estes são os colegas do "grupo de pesquisa" do cnpq do professor Herbert, cada um tire suas conclusões
Pesquisadores:
Antônio Carlos Maciel
Francisco Estacio Neto
Herbert Lins de Albuquerque
José Januário de Oliveira Amaral
Júlio Sérgio Aires de Almeida
Rosangela Aparecida Hilario
Suzy Mara Aidar Pereira
Valeria de Oliveira

Rocha em Movimento disse...

Boa tarde!
Comentarei apenas o trecho abaixo, porque erro há desde a primeira palavra, e não quero perder mais tempo do que o necessário:
“Enfim, a greve que assolou a UNIR, foi uma junção dos rotos com os esfarrapados: parece ter sido orquestrada por professores improdutivos e problemáticos, que manipularam os fatos para arregimentar e lograr a boa fé de estudantes ansiosos, desejosos para fazerem história e deixarem seus nomes registrados no livro das lutas populares. Estudantes que sonhavam com mudanças na Universidade, esses sim, estudam e ousaram acreditar que podiam torná-la de fato e de direito, a melhor instituição de ensino superior da região Norte.”
Isso não pode ser dito de modo algum sem ferir decisivamente a verdade factual!
Das pessoas que, na greve do ano passsado, se enfrentaram com a anterior gestão deficiente da UNIR, uma grandíssima parte era de docentes e de técnicos com grande produção e excelente produtividade!
Não falarei de mim, porque o meu curriculum acadêmico e administrativo fala por si só, mas poderá ser retomado o caminho dos artigos e das críticas e das manifestações públicas, recolhendo QUEM efetivamente teve participação ativa e construtiva durante os debates, e veremos que, das 20 ou 25 pessoas que estiveram diante das manifestações da greve, antes ou depois, mais da metade era de servidores, docentes ou técnicos, e de discentes que FAZIAM a universidade nos seus estamentos de ensino, pesquisa e extensão, com produção administrativa da maior QUALIDADE.
Se se quiser referir mais abertamente a algum membro da administração atual, um ou outro indivíduo, dois ou três, que TAMBÉM tenha estado diante do movimento, por favor nomeie de modo concreto e com “maior” acerto, que todo mundo saberá a quem o sr. se refere, e o sr. não incorrerá na injustiça que abalança mais ainda a veracidade do seu texto, pobre na forma, mas inteligível no que parece queria dizer. E não disse, porque mistura alhos (pessoas que fizeram a greve) a bugalhos (uma ou outra pessoa que estará na Administração).
Coragem! Diga o que deve dizer e não seja incorreto com a valorosa e valiosa greve de 2011, fruto sobretudo da atitude de discentes excelentes, que pediu e obteve o que nos agrandará a cada um de nós, na Rondônia da História.
Grato!
Júlio Rocha

Anônimo disse...

Nossa! Quanta vontade de acabar com a UNIR! Essa é a impressão que tenho desse texto. Alguém muito amargurado por ter perdido o seu pirulito doce, muito doce.

Além disso, depois de tanta merda realizada na antiga gestão, o que nos cabe dizer é se a profa. Berenice conseguir estabilizar a UNIR para o funcionamento normal, já está de bom tamanho, pois os destroços que foram deixados o referido autor nem comenta. Por que será? Será que o povo da gestão anterior é santo agora? Será que se fosse outra pessoa no poder as coisas nao poderiam piorar? Eu tenho certeza que poderiam estar pior sim, pois cobram resultados dos desmandos de anos em um pouco mais de 5 meses? Para quem acredita em fantasia é bom tomar o seu gadernal e voltar a realidade.

Anônimo disse...

ESQUEÇAM O JANUÁRIO E MOSTREM RESULTADOS .... FOI O QUE DISSE O MEC

Anônimo disse...

ANALISEMOS FATOS .... OS PRÓ-REITORES QUE ESTÃO COM A BERENICE TRABALHARAM COM JANUÁRIO OU ENTÃO COM O ENE GLÓRIA COMO OSMAR, IVANDA E DUARTE DO CONTROLE INTERNO... JORGE,ARI OTT E ADILSON REPRESENTAM O QUE DE MAIS ORTODOXO EXISTE NA UNIR, SENDO QUE OS DOIS PRIMEIROS SÃO CONHECIDOS COMO PERSEGUIDORES DOS COLEGAS E PARECEM TER ORGULHO DISSO ...ARI OTT JÁ FALSIFICOU ATÉ PORTARIA NO PASSADO PARA PREJUDICAR UM PROFESSOR ... QUE NOVO É ESTE QUE SÓ TRÁZ O VELHO ... JANUÁRIO ANTES DA RENÚNCIA NOMEOU SÓ PRÓ-REITORES NOVOS, O QUE PROVOCOU O ÓDIO E RESSENTIMENTO DE ALGUNS ANTIGOS ... ESTES PRÓ-REITORES ENFRENTARAM DURANTE OS SEIS MESES TODO TIPO DE BOICOTE QUE SE PODE IMAGINAR ... E AINDA POR CIMA HERDARAM A CULPA DE 12 ANOS DE DESMANDOS DESSES ANTIGOS GESTORES QUE AGORA SÃO APRESENTADOS COMO NOVOS ... SOU FUNCIONÁRIO Á DISPOSIÇÃO DE OUTRO ORGÃO E SEI BEM O QUE ESTOU FALANDO POIS ESTOU HÁ MUITO TEMPO NA UNIR ... QUE QUER TRABALHAR MUITAS VEZES NÃO É VALORIZADO ... PREFERI IR PARA UM OUTRO ORGÃO ONDE PELO MENOS TEM MAIS PROFISSIONALISMO .... O NOVO DA UNIR SÓ TEM VELHO .....

Anônimo disse...

Pediu para ser cedido e agora fica chorando? Que compromisso você têm com a UNIR? Nenhum, apenas consigo mesmo! Peça demissão e faça outro concurso, mas não tire a vaga da UNIR. Seja homem!

Anônimo disse...

Vamos fazer análises e não ofensas .....