segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasil x China: o foco nas mudanças!


        Todos estão alardeando o combate à corrupção, mas sempre defendi que o problema maior no nosso país não é a corrupção, mas sim a impunidade. Recentemente tive a oportunidade de ler no Portal Luis Nassif – Construindo o Conhecimento, as sugestões que o Primeiro-Ministro da China, Wen Jiabao, quando fez uma visita ao Brasil recentemente, este surpreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país que “segundo ele, devido ao aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, nosso desenvolvimento e nosso governo nos últimos cinco anos e aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos”.
         “Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os países emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila. O que o ministro aponta como principal ponto para que um país como o Brasil desponte a crescer fortemente? Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequências, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos”.
         Das dez sugestões que Wen deu para melhorar o Brasil, preferi me ater segunda sugestão quando ele defende a “PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS: Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. Porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria. O Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção. Portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada. Na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além, é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 05 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente”.
         Diante de tais considerações, insisto em afirmar que mudanças urgentes são necessárias na nossa estrutura de poderes, focadas em sua essência na participação popular das decisões importantes do nosso país, um chamamento a um projeto único, que contribua com ingredientes morais e éticos como princípio fundamental desse desejo de mudança. É preciso sim, combater a impunidade, visando coibir as vantagens auferidas aos políticos desonestos que enriquecem com favores do Estado e do Povo.
         A culpa também é nossa, quando pensamos em tirar vantagens, não importa o tamanho da vantagem, mais é vantagem e, sendo assim, é um forte indicio para seguir um caminho sem volta. Caminho esse que leva ao desvio da conduta moral, tanto no exercício da cidadania, quanto no caminho da vida pública. Portanto, por muitas vezes, culpamos aqueles que um dia tiramos vantagens, mas na verdade, o ajudamos a se tornarem corruptos, desonestos. Assim, caminha a nossa sociedade para um abismo profundo que continua inerte, bem maior, do que se encontra hoje a nossa classe política. Vale lembrar, somos as consequências de nossos pensamentos e dos nossos atos, pense nisso e reflita sobre as palavras do Primeiro-Ministro chinês e a comparação feita do Brasil com a Nigéria. Então surge a grande pergunta: qual importância tem mesmo a Nigéria na Nova Divisão Internacional do Trabalho?

Nenhum comentário: