sábado, 31 de março de 2012

É preciso fortalecer a nossa literatura regional


    Tenho sempre dedicado parte do meu tempo à leitura, principalmente aos nossos autores regionais. São contos, poesias, crônicas, narrativas, versos, cordel, romances, área motivacional, religiosidade popular, educação, documentário, revista em forma de livro, didáticos e de cunho cientifico.
    Identificamos que as publicações de livros com temas regionais em sua grande maioria são financiadas pelos próprios autores. Geralmente com tiragem de quinhentos a mil exemplares e, quando chega a duas mil tiragens na primeira edição, pode ser considerado um “Best seller” local. Com tudo isso, ainda existe aqueles talentos que muitas vezes são desperdiçados por falta de direcionamento e apoio, ou seja, por falta de uma verdadeira política pública das nossas autoridades competentes em favor do livro e do incentivo a leitura.
       Tanto o governo do Estado, as prefeituras municipais e a iniciativa privada presente na nossa economia regional, deveriam desencadear uma série de ações que visem o incentivo a publicação e a leitura dos nossos autores regionais. Tal objetivo levaria ao estimulo, o habito e o gosto pela leitura.
    A criação de bibliotecas, espaços literários comunitários, gibitecas, telecentros, exposições, eventos literários, distribuição de livros nas escolas e associações comunitárias, bem como, leis estaduais e municipais que incentive a publicação de títulos dos nossos autores regionais com a perspectiva de fortalecer a nossa cultura regional rondoniense e, estimular a formação de novos leitores e quem sabe até mesmo, revelar novos talentos.
     Nesse momento sublime que defendo a valorização dos nossos autores regionais, logo me vem à memória os seguintes renomados nomes que engrandecem a nossa cultura regional, são eles: Marco Antônio Domingues Teixeira Guerra, Dante Ribeiro da Fonseca, José Januário, Maria das Graças S. N. Silva, Amaral, Yêdda Pinheiro Borzacov, Neuza Tezzari, Dorosnil Alves, Alberto Lins Caldas, Francisco Matias, Confúcio Moura, Ovídio Amélio de Oliveira, Carlos Alberto Paragassu, José Lopes Oliveira, Carlos Alberto Paragassu, Flávio Rodrigues de Lima, Odenildo Gomes Veloso, Emmanoel Gomes, Nilza Menezes, Fabíola Holanda, Carolina Dória, Abnael Machado de Lima, Walmir Ferro de Souza, Lioberto Ubirajara Caetano de Souza e tantos outros que ainda não tive a oportunidade de lê-los.
     Rapidamente realizamos uma pequena pesquisa e concluímos que em muitos outros estados e cidades com mais de duzentos mil habitantes estão à frente da nossa Rondônia quando o assunto é incentivo à cultura regional. Até mesmo os nossos vizinhos Acre e Mato Grosso estão bastante a nossa frente quando o quesito é incentivo à leitura.
    Precisamos de políticas públicas sérias por parte do governo do Estado de Rondônia em favor da publicação, divulgação e distribuição de títulos produzidos por nossos autores regionais. É preciso dar um grande salto em favor na nossa cultural regional, pois estamos crescendo, crescendo muito no cenário econômico regional e, estamos sujeito a perder as nossas identidades culturais a partir das nossas raízes de quem aqui primeiro chegou, contribuiu com os capítulos da nossa história e que foram registrados pelos nossos autores regionais.
     Portanto, vamos dar um viva a nossa cultura regional!

Nenhum comentário: