terça-feira, 20 de março de 2012

Coluna Falando Sério

Tanto a economia Brasileira como a dos EUA vem sofrendo com a falta da mão de obra especializada. Ao contrário dos EUA que teve uma alta na sua taxa de desemprego, o Brasil hoje com as obras do PAC em andamento e os investimentos privados tanto no urbano como rural, tem gerado várias oportunidades de negócios, faltando mesmo o profissional especializado para ocupar as convocações visando preencher as ofertas de vagas. A primeira economia versus a sexta economia do mundo, coincidentemente, são carentes de especialistas em mineração, indústria manufatureira, técnicos agrícolas, serviços em saúde, engenharias e tecnologia da informação. Ambos os países com tanta oferta de vagas nessas áreas, percebe-se que as empresas de ambos os países vem enfrentado uma “guerra de talentos”. Essa guerra na verdade representa o descarte de profissionais que não são considerados os melhores em suas áreas, a propósito, essas empresas estão procurando operar com menos profissionais em seus quadros de funcionários, ou seja, aprenderam a contratar profissionais para projetos específicos ou temporariamente como prestadores de serviço. Sendo assim, a economia capitalista começa a descartar os bons e estão em busca dos melhores, portanto, para quem ainda está dormindo é preciso despertar para o novo mundo do trabalho.

Terceirização

Por conta dessa busca pelos melhores, tanto parte do serviço público como os setores produtivos, tem buscado adotar em escala crescente a terceirização de suas atividades, podendo no futuro ocasionar mais um grande problema global.

Oferta

Na atualidade, a demanda de mão de obra especializada também tem empurrado muitos profissionais para o mundo do desemprego ou subemprego.

Papel

É papel do Estado planejar investimento em parceria com a iniciativa privada e instituições acadêmicas, visando a capacitação, a profissionalização e também promover a colocação desses beneficiados no mundo do trabalho.

Anulados

Por conta de irregularidades e vícios no certame nos municípios de Nova Mamoré e Vilhena, os dois concursos públicos para provimentos de cargos efetivos tiveram sua nulidade decretada pelo Ministério Público Estadual.

Audiência

O deputado estadual Luizinho Goebel (PV) participou na quinta-feira de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Vilhena. O tema foi sob uma área de terras que o Exército reivindica, onde estão assentadas cerca de 150 famílias nas Glebas Corumbiara e Iquê.

Cobrança

Em discurso no Plenário do Senado no início da semana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou mais atenção do governo federal à transferência dos servidores do ex-território de Rondônia para os quadros da União, a regularização fundiária e a restauração da BR 364.

Florestal

O novo líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), após reunião com os líderes da base aliada, informou que terá uma reunião nos próximos dias com a bancada ruralista para definir um acordo para votar o novo Código Florestal.
Transposição
O senador Valdir Raupp (PMDB) bateu o pé engrossou o pescoço em relação da transposição dos servidores estaduais para os quadros federais. Os primeiros sinais foram vista com a derrota do governo no Plenário do Senado Federal e emperrando durante toda semana a pauta de votação.
Coragem

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) abriu os trabalhos da Escola do Legislativo e vem conduzindo com coragem os trabalhos na Casa de Leis.

Sede

É preciso saber se o deputado Hermínio Coelho (PSD) vai ter a mesma coragem e, determinação para terminar e inaugurar a nova sede do poder legislativo do nosso Estado.

Agenda

O governador Confúcio Moura (PMDB) vem se tornado um verdadeiro papa-léguas. Neste sábado o homem estará em Ji-Paraná lançando 30 km de asfalto e visitará as obras de aterro da ponte do anel viário daquele município.

Buraco

O buraco aberto na BR.364 na chegada de Porto Velho tem causado grandes transtornos aos moradores da Zona Leste da Capital e mesmo com a promessa da colocação de uma ponte móvel, o problema continuará até o seu reparo definitivo.

Rodoviária

Vai ser difícil a atual administração petista da capital entregar a nova Rodoviária a população, pois se descobriu que o terreno tem dono. Pertence a um advogado e a questão se arrasta na justiça.

Reclamação

A população de Porto Velho vem usando as rádios e meios eletrônicos para dizer que encontrasse insegura por falta de policiamento na rua. Bem, assaltos nas ruas têm aumentado, furto a residências e arrombamento de carros tem crescido e, por fim, são poucas as viaturas nas ruas da capital. Com a palavra, o comandante geral da Briosa Policia Militar do nosso Estado.

Reunidos

Estiveram reunidos na tarde de quinta-feira para discutir a formação de uma aliança partidária em torno de candidaturas proporcionais na capital os seguintes dirigentes partidários: Reinaldo Rosa (PHS), Wagner de Souza (DEM) e Jair Montes (PTC).

Nenhum comentário: