segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Coluna Falando Sério

O jornalista e escritor Ignacio Ramonet em recente entrevista, concedeu uma análise sobre as construções políticas e os ciclos econômicos na América do Sul antes que termine o ciclo atual dos governos neo-progressistas. Este afirmou que função destes governos é muito semelhante a dos governos europeus dos anos 50 que, essencialmente, sendo conservadores ou progressistas, tinham como funções construir o Estado de bem-estar, reconstruir cada país depois da guerra e aumentar o nível de vida da população. Isso lhes deu 40 anos de estabilidade política. Mas terminou. Se os neo-progressistas sul-americanos não cometerem muitos erros, talvez tenham pela frente várias décadas como a social-democracia nórdica. Hoje melhoram estruturas, o nível de vida, criam trabalho. Não é por acaso que são os governos neo-progressistas os que estão trabalhando bem. Assim aconteceu com os velhos partidos social-democratas. Além disso, a construção do Estado de bem-estar e o aumento do nível de vida acaba com qualquer tipo de recurso para as oposições tradicionais conservadoras. Agora a população percebe como os países reconstroem sociedades arrasadas.

Mundos I

Segundo o geógrafo Milton Santos sobre a divisão do mundo, este afirmava que um desses dois mundos é aquele que a mídia nos apresenta. Um mundo cheio de felicidades, de pessoas com acesso a boa renda.

Mundos II

Milton Santos ainda nos afirma que a geração do consumismo, na qual não existem pessoas com dificuldades, mas sim alegres e sem problemas. O mundo das aparências, que ao mesmo tempo em que humilha, também trata com descaso as pessoas carentes e prejudicadas por um sistema capitalista prejudicial.

Mundos III

O geógrafo Márcio Felisberto diz que “embora essa não seja uma qualidade não só do capitalismo, a miséria e a desigualdade social também é uma característica do socialismo, por mais contrastante que pareça”. Por isso, os governantes da neo-esquerda e que vem fazendo governos neo-progressistas na América do Sul, ainda precisam conviver com a dependência política e econômica dos países desenvolvidos, mesmo suas economias passando por crises.

Formado

Para a disputa a prefeitura de Porto Velho, quem largou na frente foi o ex-senador Expedito Júnior, formando um bloco político partidário com o PV (Garçon), PR (Miguel de Sousa) e Ivo Benitiz (PSDB).

Isolado

Por conta da disputa interna no Partido dos Trabalhadores (PT) envolvendo Cláudio Carvalho, que tem a sombra do prefeito Roberto Sobrinho e da ex-senadora Fátima Cleide, que tem a simpatia da militância petista, ambos vem esquecendo-se de combinar a eleição com o povo e com as outras siglas partidárias, para tentar novamente se manter como inquilinos da prefeitura da capital.

Indefinição

Outro que vem se isolando também por conta de indefinição quanto a indicação do pré-candidato a prefeito é o PMDB, pois o Senador Valdir Raupp na última hora tentará emplacar o nome do empresário Dirceu Fernandes como vice do PT. Já o governador Confúcio Moura ver com simpatia a pré-candidatura de David Chiquilito a prefeito da capital.

Sinais

Como o diretor do DEOSP Abelardo Castro não demonstrou sinais que é realmente pré-candidato a prefeito do PMDB da capital, pois o governador Confúcio Moura (PMDB) deu prazo a quem vai para disputa eleitoral, colocar seus cargos a disposição, este não fez no prazo estipulado. Subtende-se?

Tentando

O presidente estadual do PMN, Sandro Morett, vem tentando formar uma frente partidária com o PTN (Mauro Brisa), PT do B (Miguel de Sousa), PRB (Maestro) e PSL (Allan França) em torno do pré-candidato a prefeito do seu partido, o vereador Mário Sérgio.

Fênix

Quem vem dando vôos rasantes como a Fênix é o deputado federal Mauro Nazif, este escalou o seu irmão Gilson Nazif para abrir dialogo com vários partidos da capital, principalmente com o PTC (Jair Montes), PHS (Reinaldo Rosa) e o PC do B (Clotilde Brito e Pantera).

Ensaio

No grupo político liderado pelo senador Ivo Cassol (PP) preparou um balão de ensaio com Ivan da Saga lançando-o como pré-candidato a prefeito da capital. Mais esse não resistiu e já desapareceu nos céus de Porto Velho.

Verdade

Na verdade o grupo Cassol dava como certo a pré-candidatura do ex-presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Valter Araújo (PTB), mais com a Operação Termópilas, o grupo agora tenta empinar a pré-candidatura do Dr. Amado e já se fala também do nome de José Genaro, ambos filiado ao PP de Ivo Cassol.

Conversas

Essa semana o senador Ivo Cassol centrou as baterias na capital, conversou com Edgar do Boi (PSDC), com Mauro Brisa (PTN), Israel Xavier e Everaldo Fogaça (PTB), Gleisson Belmont (PPS) e Agnaldo Muniz (PSC), este tenta formar um grupo em torno de uma pré-candidatura a prefeito da capital com seu apoio.


Frase
Como bem diz a nossa leitora, a socióloga e professora mestre Auzenir Nunes ao sempre proferir a seguinte frase de Gandhi: “uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias”.

Nenhum comentário: