quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alexandre Guedes, a vanguarda esquerdista jovem da Paraíba

O comunismo é a primavera da Humanidade.
 (Luiz Carlos Prestes)

Luiz Carlos Prestes e Alexandre Guedes

                Era de costume meu pai colocar o papo em dia com amigos e os politiqueiros de plantão das mais diversas correntes políticas no cafezinho São Braz, localizado no Ponto dos Cem Réis, Centro de João Pessoa, capital da Paraíba. Mesmo após de muitas reformas, até hoje o famoso ponto de encontro é conhecido por boca maldita pela classe política paraibana. Quem bem relembra dessas conversas e prosas com meu pai, o Coronel Lins, é o amigo de família, professor Maurício, nascido em Sapé, terra do abacaxi na Paraíba e hoje leciona na rede pública de ensino do município de Ouro Preto do Oeste, região central de Rondônia.

Luiz Carlos Prestes em visita ao
Centro de Estudos Políticos Olga Benário Prestes

         Sempre que meu pai voltava para casa ele passava na Padaria Fluminense pra comprar um pãozinho francês para o jantar em família, costume até hoje mantido pela minha mãe Elisete. Mais nesse dia, além do pão, ele trouxe algo diferente, com ele veio um livrinho de capa verde, com a foto de Lênin em preto e branco, tinha ainda uma foice e um martelo em vermelho e escrito: Centro de Estudos Políticos Olga Benário Prestes. Seu conteúdo era voltado para formação política Lenini-Marxista, ou seja, visava preparar as pessoas para a militância política em defesa da revolução comunista permanente. A frase que mais me chamou atenção era uma mensagem de Lênin a juventude que dizia o seguinte: a tarefa principal da juventude é estudar, estudar e estudar sempre.

Luiz Carlos Prestes, Aurélio Aquino e Alexandre Guedes

         Fui presenteado com esse livrinho que guardo comigo até hoje. Em seguida meu pai me orientou a procurar o saudoso Maia, este já falecido. Era um entusiasta dos ideais de Luiz Carlos Prestes e da sua companheira Olga Benário Prestes, fazia questão de passar horas me doutrinando. Minhas lembranças também se reportam a Batistão, Heleno Rota, Jonas Duarte, Valdomiro Cavalcanti, Aurélio Aquino, Sandra e Alexandre Guedes, todos fundadores e mantenedores do Centro de Estudos Políticos Olga Benário Prestes. Centro esse que tanto contribuiu com a formação política de muitos, o desenvolvimento de militância política de esquerda e campanhas em defesa da verdadeira redemocratização do nosso país.
         Também aprendi muito com o jovem advogado Alexandre Guedes, filho do saudoso Professor Guedes, que lecionava Biologia, uma pequena particularidade, fui seu aluno. Alexandre um militante de esquerda até os dias de hoje, na verdade um vanguardista da esquerda paraibana. Este teve numa breve passagem por Moscou, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ainda existia e que muito contribuiu para sua formação ideológica até os dias de hoje.

Luiz Carlos Prestes, Aurélio Aquino,  Alexandre Guedes e o Maia

         O velho amigo Alexandre Guedes é um advogado militante nos direitos humanos, filósofo e grande conhecedor de administração pública. Vez e outra nos correspondemos pelo mundo virtual, trocamos informações, opiniões, comentamos o nosso cotidiano e os fatos dos nossos campos de lutas, mesmo em campos diferentes, mais com ideais comuns, que visam acabar com as desigualdades e injustiças sociais ainda gritantes em nosso país.
         Nessa semana de carnaval, Alexandre me procurou pedindo para entrar em contato com minha mãe e meus irmãos, visando liberar cópias dos documentos pessoais do meu pai, este passou sete anos doente e veio a falecer em julho de 2008. Todos os companheiros de esquerda o respeitaram até a presente data, pois só agora elegeu um novo presidente para a Associação Cultural José Martí Brasil – Cuba, uma entidade de intercâmbio cultural com a Ilha Cubana que convive com a ditadura dos irmãos Castro, disfarçada de socialismo.

Luíz Carlos Prestes ao lado do Professor Valdomiro Cavalcanti 

         Quando perguntei quem substituiu meu pai? Alexandre me informou que a escolha recaiu sobre o nome do Professor Doutor Antonio Augusto de Almeida (Universidade Federal da Paraíba), casado com a famosa artista plástica Marlene Almeida. Assim, rendo as minhas homenagens ao amigo Alexandre Guedes que também assumi a presidência do Conselho Deliberativo da Associação Cultural José Martí Brasil – Cuba. Desejo que realizem uma boa gestão, sem cores partidárias, movidos pelo sentimento humanista e de verdadeira solidariedade ao povo cubano. Também não esqueça que Marx já nos ensinava que os filósofos interpretaram o mundo de várias maneiras, agora é hora de transformá-lo.

Nenhum comentário: